Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

O GAECO E O CHEQUE DA VERGONHA

Para os incrédulos que acreditaram que a operação do GAECO (Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado) não daria em nada, eis uma prova de que os primeiros frutos da ação já estão aparecendo. Com as investigações e as prisões de vereadores, foi desmantelada uma quadrilha dentro da Câmara dos Vereadores que agia tranquilamente sem nenhum pudor. Toneladas de queijo, de frutas e de café eram usadas para desviar dinheiro que abastecia o mensalão dos vereadores. 

A devolução desse cheque falso de $4,2 milhões é um exemplo de que as coisas mudaram. Infelizmente, como muitos pensam, nossos vereadores não ficaram honestos, nem se converteram a bons cristãos por causa da vigilância do GAECO. Apenas ficaram mais cuidadosos e arranjaram um meio mais sofisticado de continuarem sobrevivendo de acordo com o modelo que o ex-vereador Odilon Rocha de Sanção declarou em rede nacional. Agora não tem mais essa de amadorismo do esquema do queijo. O esquema agora é mais sofisticado e foi arquitetado pelo chefe de gabinete. Dessa forma, nem o GAECO conseguirá descobrir e ainda posarão de heróis diante de parte da imprensa bem paga para propagar seus feitos.

A devolução desse cheque foi uma faca de dois gumes. Por um lado, foi um espetáculo bem encenado e divulgado com todas as pompas e circunstâncias e até gerou um efeito positivo. Até umas moças que andavam nas sessões berrando histericamente o adjetivo "ladrão" se referindo ao presidente da câmara e ao prefeito, agora é só elogio aos dois; por outro lado, como já havia falado aqui, a devolução de sobra do orçamento seria uma enrascada para o vereador Brás. Ao devolver essa tal sobra do orçamento, o vereador coloca em situação constrangedora os demais presidentes da câmara, pois todo mundo sabe que a câmara nunca gastou a dinheirama do orçamento. Então, por que os demais não devolveram? Onde ia parar esse dinheiro?

Flagrante delito


O vereador Brás anunciou em agosto que já tinha mais de 5 milhões em caixa para devolver à prefeitura e, pelas suas contas, esse valor chegaria a 7 milhões. Onde foi parar o restante?  Com um orçamento que ultrapassou os $40 milhões e sem nem uma grande despesa a não ser com os papais noéis requebrantes, era de se esperar que o Brás devolvesse uns $20 milhões. Mas devolveu apenas $4,2 milhões. E devolveu simbolicamente, num cheque de fantasia. 

Ficou claro e patente que o GAECO interferiu na rotina de nossa Casa de Leis. Agora, pelo circo que armaram, a população já está duvidando da seriedade dessa devolução. Já comenta-se pelos quatro cantos da cidade que foi tudo combinado com o palácio dos ventos. O dinheiro iria de faixada para ser "legalizado" e voltaria para os combatentes edis. Será que chegaram a esse ponto?

Acho que se realmente a devolução dessa sobra foi para valer, o presidente da câmara deveria mostrar apenas o comprovante do depósito na conta da prefeitura, e não um cheque falso como mostrou.

De qualquer maneira, quero aplaudir os meninos. Eles se superaram. Demonstraram muito mais "profissionalismo" do que os que foram presos e/ou afastados. Aplausos! 

6 comentários:

  1. GAECO botou muito "novo rico" a ter medo....

    ResponderExcluir
  2. Para saber se a devolução é verdadeira é facim facim. É só o prefeito realizar uma obra pública de impacto social, com o exato valor devolvido e convocar uma audiência pública para prestação de contas. Simples assim. Tá sonhando é seu p...? Ou tu acha que de tão velho o prefeito ficou gagá pra fazer uma besteira dessas? Vai sonhando, que um dia você acorda!

    ResponderExcluir
  3. Luiz vc que é "macaco velho" nessa política, quantas vezes o Legislativo já devolveu dinheiro ao Executivo aqui no Pebas?

    ResponderExcluir
  4. Como sempre acertando Luiz Vieira, esse valor não foi "devolvido" não para Parauapebas, mas sim para o pequeno "grande " presidente e para o "velhote", será dividido ou vocês teem dúvidas? Gente isso sim é vergonho tentar se passar por herói, ah fala sério, os outros pelo menos não faziam esse "teatrinho" ...... sem falar que o pequeno presidente foi até homenageado vocês viram essa? ahhhh assim até a esperança de "justiça" desaparece.

    ResponderExcluir
  5. AFINAL DE CONTAS DE QUE BANCO È ESSE CHEQUE MESMO? DESSE EU NUNCA VI!!... BANCO DO BRASIL E BANPARÁ JUNTOS!!

    ResponderExcluir
  6. Estão mascarado essa devolução esse dinheiro vai sair no ralo da secretaria de habitação SOCORRO Judiciário de Parauapebas esse pessoal acham o povo besta!

    ResponderExcluir