Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

COLUNA DO LEITOR - UM MENTECAPTO


Por Aderbal da Silva.

             Verdade seja dita: muita gente não sabe o que é mata ciliar; mas pior do que não saber é saber e não dar a ela a sua real importância. Vou tentar explicar de forma bem simples, tomando como exemplo o nosso próprio corpo.
             Sabem aqueles fios de cabelo que ficam na capela dos nossos olhos e que nós chamamos de pestanas? Pois bem, eles são os cílios e sevem para proteger nossos olhos das impurezas externas como poeira, fumaça e outras fagulhas – são o filtro dos nossos olhos. Entenderam? Então mata ciliar é aquela reserva natural que fica à beira dos rios, córregos, lagos e igarapés e serve para protegê-los do assoreamento natural, geralmente provocado pelas enxurradas. Daí a necessidade de manter e preservar a mata ciliar.
             À beira do Igarapé Ilha do Coco entre as ruas N e Rio de Janeiro há uma pequena mata ciliar que além de filtro está servindo a outros propósitos. Do seu lado, na Rua 19, está servindo de depósito de lixo doméstico jogado pelos próprios moradores desta rua, entulho de toda natureza inclusive lançado pela prefeitura, sanitário ao ar livre e despejo de esgoto doméstico (está explicado porque os populares apelidaram este igarapé de rio sebozim). O que ainda pode ser pior do que poluir a mata ciliar e consequentemente o rio?
             Outro dia flagrei um mentecapto (um bípede pior do que um quadrúpede), em plena luz do dia, destruindo parte desta mata, utilizando como instrumento um facão/terçado, cortando uma jovem árvore, provavelmente para fazer um cabo de enxada ou de foice. Tive vontade de reagir, pedindo-lhe para que não fizesse aquilo; mas tive certeza de que ele, na sua razão mentecapta utilizaria em mim o mesmo instrumento utilizado para destruir a matinha. Triste, fiquei impotente diante do que presenciei e apenas segui meu caminho.
             Penso que está passando da hora de a sociedade tomar uma atitude, já que os órgãos públicos em vez de cuidar estão contribuindo para a depredação do que ainda resta de natureza urbana.

             Pronto, falei.

3 comentários:

  1. E quantos mentecaptos existem nesta cidade, principalmente ocupando postos de poder - vereadores/as, secretários/as, prefeito, assessores/as, puxa-sacos... e por aí vai. É de doer!

    ResponderExcluir
  2. Bela denúncia. O que já fiz várias vezes.
    Mas antes de fazer isso vamos saber também das competências do Poder Público, vejamos minha análise:;

    http://www.folhadeparauapebas.com/2015/01/compentencias-do-poder-publico-ao-meio.html#.Vm6_JhFViko

    ResponderExcluir
  3. Competências do Poder Público de acordo a lei orgânica.
    http://www.folhadeparauapebas.com/2015/01/compentencias-do-poder-publico-ao-meio.html#.Vm6_JhFViko

    ResponderExcluir