Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

A TEMPESTADE SE APROXIMA... DE NOVO.

O céu começou a mudar de cor. Uma densa  nuvem cobre o sol vermelho, num espetáculo quase bonito. O tempo está uma calmaria total e uma leve brisa sopra, deixando uma agradável sensação no ar. O velho pescador com sua experiência recolhe suas redes interrompendo uma pesca promissora. É hora de dar meia volta no barco e voltar pra casa mais cedo. Seus ajudantes questionam:

- Por que interromper uma pesca boa tão cedo assim? - pergunta o jovem pescador.

- Uma tempestade se aproxima - responde o velho marinheiro.

- Mas o tempo está tão bom, o mar está calmo. Não vejo nenhum sinal de tempestade.

- Essa calmaria é sinal de uma baita tempestade. Sinto o cheiro. Melhor apressarmos para não sermos pegos de surpresa - respondeu o velho convicto.

Esse poderia ser apenas uma história de pescador. Mas a tempestade a que me refiro acontecerá mais uma vez na política de Parauapebas. No momento vivenciamos uma calmaria, tudo muito enfadonho. O prefeito com sua nova manobra orquestrada pelo chefe de gabinete sorri satisfeito com os resultados alcançados. "Está tudo dominado!" - pensa satisfeito. 

Os vereadores por sua vez estão serelepes e seguros. O pior já passou - pensam aliviados. Na Câmara já não há mais debates calorosos como outrora. Como cordeirinhos adestrados seguem um ritual pagão e caminham felizes rumo ao matadouro. Mas está tudo bem. Melhor morrer feliz do que viver em conflitos. Já não há mais oposição e tudo gira em torno das novas estratégias para arrecadar fundos para comprar votos na próxima eleição. Afinal, o que não falta é eleitor "honesto" ávido para ganhar $100,00 no dia da eleição.

Assim segue a calmaria que antecede a tempestade. Poucos acreditam que algo vai acontecer. Confiam cegamente no poder da grana que compra tudo. Confiam na impunidade que reina em nosso Estado "Doutor fulano é nosso", "Sicrano já está no papo, só queria dinheiro", "o home lá em cima garantiu que segura a barra", "a mala preta funcionou" - falam aliviados. 

Pobres inocentes! Nem imaginam a tempestade que se aproxima e varrerá mais uma parte da sujeira do nosso município. Não é preciso ter bola de cristal e nem consultar os orixás. Sinto o cheiro como um velho pescador. Como um animal acostumado a sobreviver entre feras famintas, sinto a presença do predador que se aproxima com as garras afiadas.

Aguce seus ouvidos, apure o olfato, calibre a visão. Fique atento aos movimentos. A grande tempestade se aproxima.

8 comentários:

  1. tudo dominado, e se essa tempestade vir vai ser só p levar um mero secretario

    ResponderExcluir
  2. O velhote vai ser reeleito e essa tal tempestade vai vir sabe quando ? Dia de são

    ResponderExcluir
  3. Ei o Velhote tá firme e forte, esse negócio de pesquisa fabricada é festa pra boi dormir.

    ResponderExcluir
  4. Já dizia os mais velhos anciãos: o silêncio é mais temeroso que o barulho. Pois o barulho nos alerta o silêncio nos acomoda. Ainda acredito nos milagres dos santos, principalmente de Nossa Senhora das causas impossíveis. Quem vê verá!

    ResponderExcluir
  5. O velhote não cai , nao adianta já veio GALEGO , já veio PRATO FEITO e o velhote ta lá tranquilo entregando casa p população kkkk

    ResponderExcluir
  6. O Valmir fez duas escolhas distintas no seu desgoverno, uma digna de nota 10 e a outra uma esplendorosa nota 0, zero para pior equipe de desgoverno já constituída na cidade, e 10 para melhor equipe de puxa saco, jamais vista em Parauapebas.

    ResponderExcluir
  7. Caro Luiz Vieira lhe admiro muito e sou sua fã, pois ainda não li textos tão perfeitos, porém, não acredito que isso acontecerá. Minha vontade é que a justiça seja feita, e digo, seja feita para todos não para meia dúzia serem pegos pra "cristo" como tem acontecido. Não sou política mas acompanho bem de perto todos os acontecimentos, e até agora na minha "pobre" opinião nada que realmente ajudaria nossa linda Parauapebas foi feito. Até porque quem mais maltratou e maltrata continua ileso e zombando dos mais fracos, que de certa forma já pagaram pelos seus erros.
    #queminhaesperançanãomorra

    ResponderExcluir
  8. Relendo O Escorpião e a Borboleta, dando uma volta em torno do Pântano Azul, deparei-me com esta realidade. Monstro Sist é realmente muito astuto e o Guardião do Tesouro está muito seguro de si. Mas o Pântano está secando e a lama logo virá à tona - pelo que estou enxergando não sobreviverá nenhum membro do Grande Conselho. O Pântano Azul está muito poluído e suas águas precisam ser renovadas com urgência. É esperar para ver.

    ResponderExcluir