Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

A ERA DAS TREVAS

Em pleno século 21, vivemos literalmente na era das trevas em Parauapebas. E quando uso esse termo, faço em duplo sentido: trato da escuridão que tomou conta das nossas ruas, bem como das trevas que tomou conta da política de Parauapebas.

Cidade no escuro


Apesar de cada cidadão pagar uma salgada taxa de iluminação pública na conta de energia, e essa taxa ser repassada pontualmente a prefeitura, nossas ruas estão submersas na escuridão. Tanto no centro como na periferia as luzes dos postes estão apagadas e sem nenhuma previsão de manutenção. Há dois anos que a população cobra e nada é feito. Quando essa cobrança chega na tribuna da câmara, os vereadores governistas dão sempre a mesma desculpa: falam que o governo está esperando concluir uma licitação e que no máximo em 30 dias esse problema estará resolvido. Acontece que já se passaram dois anos e o problema só se agrava. Como a iluminação natalina foi concluída a toque de caixa, essa mentira caiu por terra. E agora vereadores, qual será a próxima desculpa para cobrir essa vergonha?

Espero que algum vereador ou vereadora faça se impor como representante do povo e dê um basta nessa vergonha descabida. Não é justo o nosso povo continuar sendo extorquido, pagando caro por um serviço que não é prestado pela prefeitura. Isso mereceria uma ação no Ministério Público, mas como nosso povo já está tão desamparado, precisaria que um representante no legislativo tomasse a iniciativa.

Treva na política


Em pleno século 21, ainda vivemos no tempo do coronelismo em Parauapebas. Aqui o cidadão vive com medo e acuado com a violência do cotidiano, e, como se não bastasse, pessoas que supostamente deveriam cuidar da segurança, tem a petulância de ameaçar publicamente um cidadão, demonstrando em flagrante que está acima da lei. Ontem recebi ameaças de um cidadão que se identificou como cabo Ubiraci. Veja o nível:

"agora sobe em mim cabra, doente é tu não mando resposta quem te mando essa mensagem foi cabo ubiraci. sei teu passado publica."

"quando tu falar de alguem pensa primeira,nao falei de ti pra ti me chamar de doente, falei dessa terrorista chamada terrerista chamada DILMA, tu não conhece minha identidade, toma cuidado que não sou otario. ou tu medes apalavra ou..."

Desde que cheguei em Parauapebas em 1987 que recebo ameaças, mas agora levo-as mais a sério do que nunca. É claro que as autoridades já foram avisadas e já estão periciando para descobrir de onde partiram.

Esse tipo de comportamento reflete o espírito do poder local que tem uma metodologia específica de tratar os opositores e confiam plenamente na impunidade.  Quando não é a violência física direta, é a chantagem, a perseguição, as fiscalizações fora de padrão e todo tipo de sujeira para tentar destruir quem ousa a pensar diferente. 


Não nos intimidaremos. Apenas redobraremos nossa vigilância e pedimos a proteção divina. No final, os ímpios cairão por terra.

8 comentários:

  1. Olá Luiz, segue uma reclamação que fiz no pebinha de Açúcar. Tem mais de 30 dias e até hoje nada.... Sabe quanto pago em media de taxa de iluminação? entre 60 a 80 reais por mês.... a CELPA joga pra Prefeitura e a Prefeitura.... nada...............
    http://pebinhadeacucar.com.br/iluminacao-pubica-e-alvo-de-reclamacoes-em-parauapebas/

    ResponderExcluir
  2. Me fez lembrar a atriz Izabelle Dumont interpretando uma adolescente: "é a treva!"
    Cuidado nunca é demais, prudência também ajuda.

    ResponderExcluir
  3. Luiz existe um ditado que cachorro que late não morde , entao... infelismente nesta onda de redes sociais onde os covardes se escondem no anonimato e se travestem de bravos cidadaos as vezes temos que ignora-los mas voces da midia as vezes ultrapassam os limites do aceitavel nada que justifique ameaças maldosa um exemplo e o que fasem com o prefeito onde voces esquecem que ele é um ser humano que mesmo voces não concordando com ele devem respeitalos uma coisa e informar o povo e outra e em nome desta informação desrrespeita-lo veja as barbaridades deste blogue sol do carajas que voce tanto o apoia em suas materias onde o mesmo instiga a população a violencia e de certa forma ate com materias enganosas , portanto Luis a pessoas que so sabem jogar pra fora o que sentem usando ameaças que na verdade jamais serao cumpridas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, concordo em certo ponto com você. Respeito a linha editorial de todos os blogs e sites. No meu, jamais ninguém verá palavras ofensivas ou de cunho pessoal contra qualquer político. Procuro me ater na vida pública do cidadão. Mesmo não gostando do sujeito, preservo sua integridade moral e sua família.
      Quanto ao cão que ladra e não morde, aqui essa lógica costuma ser diferente. Alguns cães são adestrados para morder, por isso o cuidado redobrado.
      Obrigado pela contribuição.

      Excluir
  4. será esse "cabo ubiraci" um desses daí que abrem essas empresas de vigilância noturna de rua sem legalidade alguma nos bairros da cidade? este "pseudonimo" me é familiar...............

    ResponderExcluir
  5. Luiz na faruk salmem nao tem nem poste, imagina luz, outro dia um motoqueiro quebrou a perna numa queda pq tava tudo escuro em frete ao hipermakro, e vai piorar, pq quando a duplicação terminar nem calçada para pedestre estão fazendo, agora imagina passar a noite no escuro e no meio da pista.

    ResponderExcluir
  6. BOA TARDE! A TODO(A)S!
    SE OS VEREADORES ELEITO FOSSE COMPROMETIDO COM O BEM ESTÁ DE NOSSA CIDADE, ESSE DINHEIRO SERIA DESTINADO A AGRACIAR O POVO QUE SÓ SOFRE AS,MINGUAS EM NOSSA CIDADE. RICA AO MESMO TEMPO POBRE.
    MAS A PRINCIPAL CULPA E O PROPRIO POVO QUE NO DIA DA ELEIÇÃO VENDE O SEU VOTO COM PRESENTE. É REGALIAS DE MOMENTO E QUANDO VAI COBRA ELES RESPONDE NÃO TENHO NADA PRA TRATAR COM VOCÊS JÁ DEI O QUE VOCÊ PRECISAVA,E FICA AE SOFRENDO.
    MAS AGORA EM 2016 ELES TEM A CHANCE DE MUDAR ESSA CIDADE.

    ass:MEU QUERIDO (agora e a vez do povo)

    ResponderExcluir
  7. LUIS, O BLOG SOL DO CARAJAS JA APELIDOU O VEREADOR "DONO DA SEMURB" DE VEREADOR OSTENTAÇÃO, ESTOU COMEÇANDO ACHAR QUE ELE TEM RAZÃO, POIS, A CIDADE ESTÁ TOTALMENTE NA ESCURIDÃO E A ILUMINAÇÃO NATALINA JÁ ESTÁ TODA PRONTA COM ÁRVORES ENROLADAS POR MANGUEIRAS ILUMINADAS. A DESCULPA DA SEMURB É QUE IRÃO CONTRATAR (LICITAR) UMA EMPRESA PRA TROCAR LAMPADAS. ESSE GOVERNO DO VALMIR E DO ZACARIAS NÃO ESTÃO NEM CONSEGUINDO TROCAR LÂMPADAS QUEIMADAS DEVEMOS ESPERAR MAIS O QUE DESEES CIDADÃOS? E QUAIS VEREADORES TERIAM A CORAGEM E COMPETENCIA PRA EXIGIR A TROCA DE LÂMPADAS? NEM ISSO ELES CONSEGUEM!! LUIZ MOSTRA PRA SEUS LEITORES QUANTO A SEMURB GASTOU NA ILUMINAÇÃO DE NATAL, E QUAL EMPRESA GANHOU A "ILICITAÇAO".

    ResponderExcluir