Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

DESGOVERNO VALMIR PÕE PARAUAPEBAS DE JOELHOS

Foto recebida por WatsApp sem autor
Nunca Parauapebas teve um Natal tão pobre e preocupante como o que teremos agora. Desde que sentou na cadeira do Gabinete Principal do Morro dos Ventos, o Prefeito Valmir vem  agindo às margens da lei e tomando medidas que estão destruindo o município de Parauapebas literalmente. A prefeitura com seu orçamento milionário sempre foi uma importante propulsora de desenvolvimento e fez circular até período recente uma grande quantidade de dinheiro, principalmente entre os menos favorecidos. Pequenas empresas, pequenos comércios, funcionários, tinham na prefeitura uma aliada para crescimento e desenvolvimento econômico, gerando progresso para o município e fazendo circular dinheiro.

Com apenas dois anos de governo o Valmir já conseguiu matar o sonho de muita gente e está colocando a população em situação difícil. Com seu modelo de administrar concentrou poderes e orçamento e criou uma guerra particular entre os aliados que apoiaram sua candidatura, de tal forma que ninguém confia em ninguém. Assim, o rico orçamento foi sendo dilapidado e apenas um pequeno grupo (maioria de fora) abocanhou toda a riqueza da cidade, deixando a população sem os serviços essenciais.

Troca-troca de Secretários


Valmir bateu todos os recordes na troca de secretários e de assessores. No momento, os únicos secretários que estão com ele desde o início são Wadyr (SEMAD), Leudicy (SEMAS), Irmã Teca (Sec. da Mulher) e Marcel Nogueira (SEMEL), sendo que esse já está demissionário desde o mês de novembro e deve ser remanejado para a falida ASCOM (Assessoria de Comunicação). Isso demonstra um descontrole no governo e a falta de capacidade gerencial. Além disso cria uma paralisia e ineficiência nas pastas, pois ninguém consegue trabalhar direito e desenvolver projetos a médio prazo sabendo que será exonerado a qualquer momento. Nessa lógica prevalece a máxima de "vou tirar o meu enquanto é tempo".

Poder, Sexo e Intrigas


Atualmente o Prefeito Valmir está amolando sua tesoura e até o final de dezembro teremos mais um corte. Dessa vez quem está com o pescoço na lâmina é o Chefe de Gabinete José de Fátima. Como o segundo nome a ocupar essa posição (o primeiro foi José Omar), Zé de Fátima não vem agradando a namorada do Prefeito. Comenta-se nos bastidores do Gabinete que o Chefe de Gabinete desagrada por não atender aos caprichos pessoais da Gláucia e por tentar estabelecer um ambiente profissional no local de trabalho. Há muito tempo a Gláucia vem fazendo pressão para nomear o seu garoto Wanterlor Bandeira para aquela função. Pelo visto, parece que dessa vez ela conseguirá, pois o Prefeito anda meio borocoxô com o castigo imposto pela "primeira dama informal". Caso se confirme a nomeação do Wanterlor, o Prefeito atenderá de uma tacada a dois aliados com interesses distintos e preferências comuns: a Gláucia e o seu menino vereador Euzébio (PT) que anda cabisbaixo e com profunda depressão por nunca ter sido correspondido por Valmir, apesar de sua fidelidade canina.

Nos corredores do Palácio dos Ventos o primeiro e segundo escalão não conseguem esconder a insatisfação pela falta de palavra, de memória, de equilíbrio emocional e da forte influência negativa que alguns financiadores de campanha conseguem ter sobre o Prefeito até hoje. Comenta-se a boca pequena que o mesmo estaria acometido do mal de Alzheimer em estado avançado dado os constantes esquecimentos, principalmente em relação aos compromissos assumidos e ignorados com os aliados. 

Cidade Abandonada


No ano de 2013 o Prefeito conseguiu estourar todo o orçamento ainda no começo do segundo semestre. Apesar de ter recebido a Prefeitura saneada e com muito dinheiro em caixa, tudo o que conseguiu fazer foi pintar obras deixadas pelo Prefeito Darci e inaugurar como sendo suas no estilo "cara de pau". O ex-secretário de Obras Dário Veloso chegou a dizer em público que só estava conseguindo trabalhar devido a projetos e contratos deixados pelo ex-prefeito. 

Assim, Valmir passou o seu primeiro ano de gestão sem mostrar a que veio. Demonstrou sim, muito amadorismo e descontrole. Chegou a colocar a culpa da paralisia na sua equipe de licitação a qual trocou por três vezes e acabou entregando nas mãos dos técnicos do ex-prefeito Darci. Contudo, o nó continuou e a cidade parou. Como se tratava do seu primeiro ano à frente da prefeitura a população foi paciente e ficou aguardando as promessas para 2014. Os próprios vereadores (situação e oposição) fizeram esse discurso com muita ênfase.

Em 2014 tudo se repetiu como um filme antigo. A única diferença foi o incremento do orçamento que passou para a casa dos $2 bilhões. Valmir conseguiu a grande mágica de fazer evaporar essa fortuna e não apresentar nenhuma obra significante. Chegou em outubro de 2014 dizendo que não tinha mais dinheiro e agora anuncia cortes em todas as áreas para 2015, inclusive com demissão em massa de funcionários.

Valmir atravessa o seu maior inferno astral e toda a população está pagando um alto preço. Em todas as áreas, sem exceção está havendo crise por falta de investimento e competência administrativa. 

Os Calcanhares de Aquiles do Prefeito


Todo mundo tem seu Calcanhar de Aquiles. O Prefeito Valmir teve a infelicidade de construir com sua inaptidão vários Calcanhares de Aquiles. Em agosto sofreu uma intervenção da Polícia Federal que cumpriu mandato de busca e apreensão de documentos referentes aos contratos do transporte escolar que vinha sendo fraudado e fazendo desaparecer verba federal. Foi um ato inédito em nosso município, pois até o momento a PF só havia aparecido em Parauapebas para prender hackers. Até o momento a população está aguardando pela conclusão do processo que pode culminar em prisões de membros do primeiro escalão e afastamento do prefeito.

Outro Calcanhar de Aquiles é a CPI da saúde que começou com a denúncia feita pelo Conselho de Saúde referente a uma compra misteriosa de uma quantidade exorbitante de contraceptivos, e tudo sem licitação. Nada menos do que $7 milhões foram torrados nessa compra feita a toque de caixa e sem nenhum critério técnico. O volume comprado daria para esterilizar 15.500 mulheres, sendo que a demanda não chegava a mil. Essa CPI está dando dor de cabeça ao Valmir e se a comissão levar o trabalho a sério poderá acabar com a prisão do ex-secretário de Saúde e do próprio Prefeito, além da perda dos direitos políticos. É esperar para ver. 

E para piorar a situação da saúde, os médicos pela primeira vez fizeram um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia Civil denunciando o abandono e a falta de condições básicas para trabalharem. Chegaram a fazer uma greve logo no início da gestão do atual secretário Dr.Sady. Segundo os médicos, as unidades de saúde estavam sem poder fazer um simples exame de sangue, e até o papel higiênico teria que ser levado pelos funcionários.

E a lista dos Calcanhares de Aquiles segue e tomaria várias páginas desse Blog. Por isso, citaremos apenas alguns:


  • Educação em crise com queda nos índices de avaliação e servidores insatisfeitos.
  • Destruição dos morros e aterramento dos mananciais com cumplicidade da Secretaria de Meio Ambiente.
  • Crise na Câmara entre a base aliada e necessidade de cooptação imoral da oposição para manter a governabilidade.
  • Obras iniciadas e abandonadas por falta de recursos, a exemplo da ampliação do sistema de abastecimento de água e drenagem nos bairros.
  • Denúncia de corrupção em todas as secretarias.
  • Brigas internas no governo e falta de confiança no comandante.
  • Cenas de desrespeito e humilhação de secretários que estão com as mãos amarradas.
  • Comércio em crise por falta de investimento na cidade.
  • Funcionários em desespero às vésperas do Natal devido anúncio de demissões em massa para serem substituídos por empresas terceirizadas de amigos.
  • Calote nos prestadores de serviços.
  • Aumento da violência e crise na segurança.
  • (...)
Essa situação faz com que a população fique apreensiva e torcendo pela antecipação do Natal de 2016. Há um sentimento geral de impotência, de descrédito nas instituições que deveriam fiscalizar o poder público, e, principalmente nas instituições políticas. O sentimento que impera no momento é: salve-se quem puder.

11 comentários:

  1. 2013 - "como era o primeiro ano, a população teve paciência"; em 2014 idem - e tome desmandos. "Até o momento a população está aguardando pela conclusão do processo que pode dar em"... NADA! CPI da Saúde - "se a comissão levar a sério"... Você acredita nisso? Ah tá! Eu também acredito em Papai Noel - e olha no que está dando! O que eu penso, sinceramente, é que a população deve perder a paciência - tá demorando. Boa sorte aos desvalidos, já que numa situação de caos anunciado não posso desejar Feliz Natal. Que pelo menos não percamos a esperança de um 2015 um pouquinho melhor; porque com 2014, ninguém merece.

    ResponderExcluir
  2. ....tudo isso me entristece infinitamente!!!

    ResponderExcluir
  3. A verdade e que nenhum prefeito nem vereador d Parauapebas fez alguma coisa d grandiosa para nosso município, sai um ruim e entra outro, enquanto isso como sempre é a população que paga o pato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente saiu um ruin e entrou um R$ 2 bilhões de vezes pior.

      Excluir
  4. tudo isso acontece porque não temos vereadores na cidade. só temos medíocres no legislativo( pessoas sem valor moral na câmara)

    ResponderExcluir
  5. O grande problema desses prefeitos, é que eles quando assumem uma prefeitura, ele pensa que é uma empresa dele, pode fazer o que quiser e como quiser que todos tem que aguentar. ele tá sendo pior do que a CRISTINA MALCHER lá em Rondon, ainda bem que justiça fora feita e a bruxa montou em sua vassourinha e voou pra bem longe. político ruim tem que sair, um dia o povo aprende e espero que seja logo.

    ResponderExcluir
  6. Pobre rico Papai Noel. Foi com muita sede ao pote, encheu o saco antes da hora, esvaziou a fonte e o povo ficou na m... (ups.: na mão).

    ResponderExcluir
  7. caro anonimo das 00:46, fez sim, vc nao tá vendo. tem vereador que dava aulas agora tá comprando so terra e caras, caro amigo eles so fazem por eles, a casa de leis do nosso municipio virou casa de negociação desse sem futuro para o povo, oergunte se eles sabem pelo menos o que é fizcalizar, nao sabem, mais conferiri real é com eles mesmo. só não ver quem é sego ou seja eles mesmos. TÁ LIGADO.

    ResponderExcluir
  8. realmente ao ler este artigo e dificil não concordar, pois pude constatar em inloco, o quanto a cidade esta abandonado literalmente, andei no centro e em algumas ruas da periferia, fique decepcionado, retrocesso total esta cidade merecia ser melhor administrada.
    Roson Souza - Itupiranga -Pá

    ResponderExcluir
  9. agora esse ditador chamado prefeito valmir quer reduzir gasto, se vingando nos pobres coitados dos contratados que sao pais de famílias ganhando os seus sustentos honestos. mas da justiça ele não vai se livrar. EX: é a saúde será que ele vai mecher, que a mais precaria do municipio, seu walmir saia de capricho dos outros ou é medo ou é divida politica de campanha o senhor é fraco. seu m..

    ResponderExcluir
  10. esse prefeito e uma merda ta destruindo nossa cidade e roubando milhoes tinha q estar era preso esse ladrao

    ResponderExcluir