Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

CALAMIDADE PÚBLICA: SAÚDE DE PARAUAPEBAS VIRA CASO DE POLÍCIA

Parece filme de ficção, mas na mais rica cidade do Brasil, a saúde vive um caos jamais visto em Parauapebas. Só para lembrar, o Prefeito Valmir se elegeu com as promessas de melhorar a saúde e terminar a obra do novo hospital em seis meses. Dois anos já estão passando e o novo hospital recebeu uma mão de tinta e foi abandonado. Agora o Valmir pediu arrego e entregou o prédio ao governador do Estado para desgraça da população carente.

Nessa segunda (24) os médicos da rede pública de forma inédita foram a delegacia de Polícia Civil e registraram um Boletim de Ocorrência contra a Prefeitura. Segundo os médicos a situação é grave e falta tudo: desde os medicamentos básicos até curativos, além dos exames que foram suspensos por falta de material. Essa situação segundo os médicos denunciantes, aumenta o risco de morte no Hospital Municipal e coloca a própria categoria em risco.

Quem mora aqui em Parauapebas há muito tempo sabe que a saúde sempre foi o calcanhar de aquiles dos governantes, mais jamais se viu uma situação tão caótica como esta que estamos vivenciando agora. Por incompetência, desprezo e descaso do governo Valmir, a população está padecendo e sofrendo todo tipo de humilhação. Pela primeira vez na história desse rico município, a saúde vira caso de polícia. Os médicos avisaram que estão em estado de greve e os atendimentos foram reduzidos para se evitar maiores riscos à população. 

A culpa é da licitação


Os médicos apresentaram uma pauta de reivindicação ao governo. Esse, colocou toda a culpa na equipe de licitação. Uma desculpa esfarrapada de quem não tem competência de gestão. Aliás, todos os problemas como abandono de obras, falta de materiais, atraso na entrega do material escolar, entre outros, foram atribuídos à equipe de licitação. Por incrível que pareça, a única compra que não atrasou e não teve problema com licitação foi a compra escandalosa dos contraceptivos que está sendo investigada pela CPI.

Secretaria de Saúde abandonada


Desde que o Secretário de Saúde Dr. Rômulo foi demitido após denuncias de má gestão, o prefeito abandonou a pasta a sua própria sorte, numa espécie de vingança macabra por ter sido obrigado a demitir seu compadre. Até o presente momento ninguém toca no assunto do novo secretário. 

CPI em silêncio


Na última sessão dessa terça (25) nenhum vereador do G-5 sequer tocou na CPI. Nem um informe, nem uma citação. Esse tema tem esquentado as últimas sessões, mas dessa vez foi ignorado. E olhe que os vereadores tinham motivo de sobra para soltar rojões e explosivos nessa última sessão devido a um fato de grande relevância que aconteceu. O Valmir com o Presidente da Câmara tem tentado a qualquer custo cancelar a CPI. Recorreu à justiça e perdeu em primeira instância. Essa decisão a favor do G-5 foi bastante comemorada na tribuna. Acontece que o governo recorreu da decisão e perdeu novamente em Belém. O estranho é que nenhum vereador tocou no assunto. Tive a impressão de que os ventos mudaram. Só impressão. Espero que o G-5 tenha se silenciado por alguma estratégia.

Indignação


Desculpem o desabafo, mas fico indignado quando vejo vereadores petistas e alguns membros da direção partidária cogitando em embarcar no governo Valmir em troca de cargos. Essa hipótese sequer deveria ser pensada, imaginada nem de longe. Isso é tão sujo, tão nojento, tão asqueroso que me dá asco só de pensar. É um ato vil, desonesto e de baixos propósitos. É como fazer um pacto com o diabo e entregar os próprios filhos em troca.

Mais uma vez quero deixar claro que não sou contra os acordos políticos. O PT poderia sim compor com qualquer governo e partido, mas teria que ser uma negociação limpa, pautada na ética e não decisão de porão. 


2 comentários:

  1. Se eu fosse uma pessoa ranzinza, do tipo vingativa, eu diria: bem feito pro povo, quem mandou votar nele?! Mas quem pensa assim é tão ou mais sofredor do que o povo que não teve inteligência o suficiente ou clareza de ideias e visão clara para saber enxergar o lobo que se veste com pele de cordeiro. Infelizmente a educação da maior parcela da população é tão pouca que este povo se deixa enganar tão facilmente por promessas e o voto passa a ser apenas uma arma para executar uma vingança com a falsa sensação de que não vai ser punido. Ledo engano, neste caso a justiça é infalível e a punição vem a galope: falta de educação de qualidade, falta de bom atendimento à saúde, falta de segurança, falta de moradia digna, falta de saneamento básico, falta de obras de infraestrutura, falta disso e aquilo e sobra corrupção e roubalheira. E quem sofre? Quem paga as contas? Justamente aquela grande parcela da população que votou neste achando que estava se vingando daquele. Mas eu sou maior, apesar de fazer parte desta grande parcela da população - com um diferencial: tenho discernimento e visão clara e não utilizo o meu voto como arma de vingança e sim como instrumento de mudança. Sofro tanto quanto os mais desfavorecidos, justamente porque se deixaram enganar acreditando numa mudança que eu já sabia: jamais viria. E justamente por ser maior (isto não é engrandecimento), acredito que do sofrimento tiraremos alguma lição e da próxima vez o voto será consciente, qualitativo e sinceramente de mudança; e a nossa saúde deixará de ser caso de polícia.

    ResponderExcluir
  2. Mais um tiro no peito(exibindo as costelas) de nosso já sofrido povo. Não estão entregando exames no Hospital Municipal, pois os mesmos apesar de coletados não foram feitos ou encontram-se retidos devido a falta de pagamento aos laboratórios. Esta foi a resposta recebida por uma cidadã que sofre do mal de Parkinsom.

    ResponderExcluir