Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de março de 2014

Tática de guerrilha para barrar CPI

Na última sessão da Câmara dos Vereadores a população que tentou se aproximar do prédio teve uma surpresa: os dois acessos principais estavam bloqueados por moto-taxistas. Alguns motoristas tentaram dar a volta pela rodovia Faruk Salmen mas não adiantou, também estava fechada. Muitos populares sem entender o que estava acontecendo deram meia volta e retornaram às suas casas. O que era para ser uma sessão quente, lotada de populares que queriam saber o desfecho da CPI da saúde, acabou sendo esvaziada, tendo a plenária ocupada pelos moto-taxistas e por alguns motoristas de taxi-lotação. De qualquer maneira valeu a presença dos trabalhadores das diversas modalidades de transporte.

Percebi que algo estranho havia ali. A categoria dos moto-taxistas estava lá, mas não tinha nem uma reivindicação. Nem uma bandeira, nem um pedido. Para chegar ao ponto de fechar os acessos e ocupar o plenário da Câmara deveria ter um motivo relevante. 

Essa tática de bloquear acessos é uma tática de guerrilha e bastante usada com muita competência e eficiência pelo MST (Movimento dos Sem Terra). No final da sessão conversei com dois moto-taxistas para tentar saber qual era a reivindicação. Eles não sabiam. Falaram apenas que foram convocados por uma liderança.

Um grupo (aquelas rodinhas que se formam no vão externo do plenário) comentava abertamente que a estratégia de levar os moto-taxistas e fechar os acessos da Câmara foi de um vereador do PT e de um assessor para assuntos aleatórios do prefeito. Logo vi que nesse angu tinha caroço. Assim se evitaria o público e a vergonha de ter que assumir que é contra a investigação do escândalo, além de desviar o assunto principal que era a CPI. Não vou citar os nomes aqui pois é muito grave e merece uma investigação.

7 comentários:

  1. É. Mas conhecendo o caráter e a personalidade dos dois (ex) petistas que agora (agora?) são baba-ovo do prefeito, podemos concluir que o filho do tamanduá Bandeira não tem nenhuma capacidade e poder de mobilização. Então, sobra pra quem essa balbúrdia? Quem? Quem?
    *** Feche o bico rapazzz!

    ResponderExcluir
  2. De qualquer maneira achei valida a pressão em cima dos vereadores que não assinaram a CPI. Valeu...
    O povo estar acordando.

    ResponderExcluir
  3. Recebi muitos comentários nesse post que infelizmente não publiquei. Sugiro ao leitor a seguinte estratégia: se você tem vontade de xingar algum vereador, secretário ou membro de partido, faça de forma positiva. Por exemplo, ao invés de falar que o vereador tal se vendeu diga: "vereador fulano de tal, sugiro que você volte a razão, reflita e não trilhe esse caminho, que é muito perigoso e sem volta. Agindo dessa maneira você está perdendo a nossa confiança e será condenado ao esquecimento. Ainda confiamos em você. Não há dinheiro e nem cargos que possam valer a sua honra. Pense nisso e vote a favor da CPI. Nós cidadãos de Parauapebas contamos com você e agradecemos". Que tal? Experimente essa tática construtiva e verá que surtirá muito mais efeito do que usar palavras como "ladrão", "traidor", "vendido", etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz gostei da sugestão. Só que fica muito difícil falar desses vereadores sem esculhambar. Os caras nos fazem de otários e ainda temos que ser gentis? Prometo que vou tentar.

      Excluir
  4. Conforme diz o dito popular: "quem diz o que quer, ouve (neste caso lê) o que não quer.."
    Valeu "meu chegado"!

    ResponderExcluir
  5. Luiz, quanto a CPI do transporte e dos Kits escolares? Você acha que deveria ser apurado esse assunto ou já caiu no esquecimento dos nobres vereadores. Pois o povo ainda lembra e aguarda uma resposta para o episódio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo das 13:35, parabéns pela pertinência das perguntas. A denúncia sobre as graves irregularidades no transporte público já vai completar 6 meses sem nenhuma resposta por parte do ministério público. Então seria bem interessante e de grande valia para a sociedade se os ver eadores abrissem uma CPI para apurar tanto sobre o transporte escolar como a ausência dos kit's. O problema é que o prefeito está blindado na câmara e qualquer CPI não passará a não ser que a sociedade se mobilize e exija isso. Qual a opinião do seu vereador? Acho que seria a hora dos eleitores deixar de cobrar dos seus vereadores coisas fúteis e materiais que prometeram na campanha e passar a cobrar posicionamento ético e compromisso social. Enquanto o cidadão estiver batendo em porta de vereador cobrando cesta básica, emprego ou outros favorecimentos pessoais, os vereadores se sentirão cada vez mais no direito de se corromperem e se aliarem a corrupção para dar conta de atender a essas demandas e aí aproveitarem para fazerem fortuna.

      Excluir