Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de março de 2014

Sessão de 18 de março - Plenário lotado e tribuna vazia

"Estava triste, tristinho, mais sem graça que a top model magrela na passarela...Estava só, sozinho, mais solitário que um paulistano, que um canastrão na hora que cai o pano..." (Zeca Baleiro)


Ontem a sessão (ou quase sessão) foi bastante atípica. Com apenas 7 vereadores: Josineto, Eliene, Miquinha, Arene, Euzébio, Bruno e Charles, não deu quórum para a pauta de votação, mas como a casa estava lotada o Presidente resolveu realizar a sessão mesmo assim. Foi uma oportunidade e tanta para os vereadores fazerem discursos acalorados e botar ainda mais pilha na polêmica da CPI.

A plenária estava lotada pelos manifestantes que ocuparam a prefeitura pela manhã. Havia taxista lotação, associações de bairros, professores, lideranças partidárias, com destaque para os trabalhadores que reivindicam a legalização do taxi lotação. Essa categoria vem demonstrando força e organização nos últimos tempos e dando uma lição de persistência e garra. A pressão foi tanta que ontem até o vereador Miquinha que era radicalmente contra a categoria fez declaração de apoio. Disse que era o único vereador que ainda não tinha apoiado a categoria mas que agora iria apoiar porque descobriu que eles estavam organizados em cooperativas. Como assim vereador? Agora que descobriu isso? Depois de quase um ano? Onde o senhor estava em todo esse tempo? Veja o que a pressão de uma categoria organizada é capaz de fazer. Seja bem vindo a causa vereador Miquinha. Os usuários de transporte público de Parauapebas agradecem.

Bomba atômica explodirá em Parauapebas


Chegou a dar um arrepio quando escutei isso da boca do vereador Miquinha no grande expediente. Pensei que se tratasse de uma ameaça terrorista ou uma revelação apocalítica. Fiquei aliviado quando percebi que era apenas sobre o lixão. No seu linguajá peculiar explicou que depois que a Clean saiu o lixo estava sendo despejado de qualquer jeito e o chorume estaria escorrendo para o rio Parauapebas. Denunciou ainda que caçambas estariam coletando o lixo de qualquer jeito e espalhando pelas ruas e os gazes que antes eram queimados agora se acumulam, podendo causar uma explosão. Calma vereador. O problema é grave mas não chega a ser uma catástrofe. É bom lembrar que o lixão foi transformado num aterro controlado durante a gestão anterior e agora voltou a ser um lixão. E os órgãos do meio ambiente de repente ficaram cegos, surdos e mudos.

O discurso do Miquinha serviu para ressuscitar uma polêmica que o povo já estava esquecendo. O que aconteceu com o contrato da limpeza urbana? Depois de 40 dias que a cidade ficou submersa pelo lixo após a expulsão da Clean, o governo passou a coletar o lixo de forma improvisada. Quem está fazendo o serviço? E já pode sem licitação? 

Em qualquer lugar do planeta esse escândalo do lixo ganharia proporções gigantescas. A Câmara já teria aberto CPI, o Ministério Público já teria pedido afastamento do prefeito, a sociedade já teria exigido providências. Aqui em Parauapebas nada acontecerá. Está tudo dominado. No máximo um discurso na tribuna da câmara para marcar ponto. É que alguns vereadores precisam de provas contundentes, de elementos concretos. A cidade pegar fogo, o orçamento evaporar, o contrato do lixo ser feito sem licitação, a compra irregular de contraceptivos, a saúde em frangalhos, a falta de uniforme para as crianças não são elementos suficientes para abrir CPI. São apenas bobagens, pirotecnia, questões pessoais.

Por falar em bobagem, ontem Miquinha cometeu um erro gravíssimo. No seu discurso, envolvido pela emoção falou que um grupo de "picaretas" panfleteou a Palmares falando mal dele e do deputado. Algum assessor do Miquinha tem que lhe orientar melhor sobre postura política. Não deveria, mas vou lhe prestar uma consultoria grátis. Preste bem atenção pois não vou repetir: uma situação desagradável deve ser ignorada, esquecida e logo ela se diluirá no tempo. O que é ruim para nós deve ser isolado e não reforçado. Quando você falou do panfleto na câmara, ele deixou de ser um assunto restrito a Palmares. Após o seu discurso umas 300 pessoas que nunca ouviram falar do tal panfleto -inclusive eu- saíram correndo para conseguir uma cópia. Dessas 300 pessoas, pelo menos 50 se incumbiram de divulgar para mais umas 500 pessoas e de repente virou um incêndio descontrolável. Entendeu?

Viva! Viva! O Euzébio discursou no grande expediente.


Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura...ou faz meleca. Depois da campanha desse Blog para o Euzébio falar, ontem conseguimos um grande progresso. Primeiro ele falou por uns 3 minutos no momento das explicações pessoais. Depois conseguiu falar 5 minutos. Não é que ontem ele conseguiu usar a tribuna e ainda ultrapassou o tempo? Falou por 11 minutos e 11 segundos. Ainda teve o privilégio de ouvir o presidente alertar que o tempo havia acabado. Bravo vereador! O Partido dos Trabalhadores agradece. Já é um bom começo. Agora é só treinar para colocar coerência, verdade e empolgação no discurso, mas sei que você consegue. Estamos aqui na torcida.

No seu inédito discurso se via um Euzébio macambúzio e confuso. Sua expressão era de uma criança quando descobre que aquele brinquedo tão sonhado e que foi prometido com tanta certeza, agora não virá mais. O que será que aconteceu?

CPI da saúde


O Vereador Charles tentou de forma didática explicar e mostrar dados que convencessem os demais vereadores a assinarem a CPI. Só que perdeu muito tempo divagando sobre o papel do vereador e quando entrou na questão principal foi alertado pelo presidente que seu tempo já havia acabado. Valeu a intenção, mas na próxima deve pedir uma assessoria de um professor para que o tempo seja usado de forma mais didática.

Os dois vereadores do PT que insistem em peitar a executiva do partido e não assinam a CPI tiveram a coragem, a insensatez de mais uma vez dizer que não assinaram a CPI por falta de provas, falta de elementos concretos. O Euzébio chegou a dizer que essa CPI era questões pessoais. O público ficou estarrecido com tanta falta de vergonha. Se os vereadores falam que ainda não tem elementos, que ainda não conhecem a realidade da saúde, o que estão fazendo? Para que serve mesmo um vereador se nem é capaz de conhecer o que se passa em seu município? E o Conselho de Saúde estava louco quando denunciou no Ministério Público? Francamente vereadores. Seria bem mais dignos da parte de vocês inventarem uma dor de barriga e pedirem para sair. Pelo menos tenham a coragem do Vereador Odilom. Defendam de peito aberto, com convicção e não fiquem criando desculpas esfarrapadas. Esse Blog respeita a posição de quem é contra a CPI, pois na política quase tudo é subjetivo. Não respeitamos é quem fica em cima do muro. 

O Partido dos Trabalhadores precisa tomar uma providência urgente sob pena de sair desmoralizado e sem condições de pedir votos nas próximas eleições.


9 comentários:

  1. Bom dia, cara Luiz Viera, concordo quando você fala que o partido dos trabalhadores está sendo desmoralizado, inclusive por você que é filiado do partido ( mais na ultima eleição do PED, não votou porque não pagou a parcela da mensalidade do partido, bem pensado, o que você fez com a grana que mamou nos 8 anos do PT do governo de Parauapebas ?), hoje fala da bancada do partido, como se fosse de outro partido, falar do lixo e fácil, falar de lixão ou aterro sanitário, mais fácil ainda pra quem não conhece, tivemos acho que no ano passado um episodio no estado do Rio de Janeiro, de um desmoronamento de um antigo aterro, onde morreram várias pessoas, esse aterro já estava desativado a vários anos, já tinha até moradia no local, isso acontece quando não existe tratamento adequado de gazes, o que está acontecendo hoje com o nosso lixão, que já foi chamado de aterro controlado, lembre que o Sr. já passou por essa pasta quando era secretário de meio ambiente e nada fez por aquele deposito de lixo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia caro anônimo das 10:56. Gostei muito das suas provocações e questionamentos. É uma pena que você não se identificou, pois não sabendo quem você é não poderei direcionar uma resposta. Mas se tiver coragem de se identificar te darei todas as respostas possíveis. Direi o motivo pelo qual não estava quite e não votei no PED, direi o porque meu documento onde autorizava o desconto da contribuição automaticamente da minha conta bancária foi para o cesto de lixo, direi os motivos que levaram alguns membros do diretório a boicotarem a participação de dezenas de filiados ao PED, a ausência de debates que eram obrigatórios. Direi também o que foi feito com a contribuição financeira que paguei durante os 8 anos que exerci cargo na gestão municipal e de quebra discutiremos os fatores do resultado das eleições do PED aqui em Parauapebas. Também posso esclarecer os trabalhos feitos na recuperação do lixão de Parauapebas e toda a política ambiental que implantei com muita coragem nesse município. Mas direi tudo isso em público e no fórum adequado que entendo ser no encontro do PT com os filiados e simpatizantes e não no Blog. Ainda prezo pelo meu partido e tem assuntos que só trato internamente. De repente você seja um membro do diretório e pode aproveitar para promover esse debate. Estaria prestando um grande serviço, já que isso nunca mais aconteceu. Ainda acredito naquele PT com debates calorosos, transparente e fraterno. Nesse sentido, estou a inteira disposição caso você aceite o desafio.

      Excluir
  2. Parabéns Luiz Vieira pela coragem e responsabilidade com que você vem tratando assuntos de interesse da população!

    ResponderExcluir
  3. Ainda há pouco recebi um comentário de um anônimo (nem tão anônimo assim) que me corrigiu um erro imperdoável que cometi. Ao invés de "gases" escrevi "gazes". Agradeço a correção e peço desculpas pelo erro mas não vou corrigir. Vou deixar como está que é para mostrar que ninguém é perfeito e até os professores erram. Ah, não publiquei o comentário pois o rapaz me deu uma cantada da forma mais escrachada. Nada contra, só que não é minha praia.

    ResponderExcluir
  4. Luis o erro é humano. Agora meu amigo até quando os vereadores Euzébio e Miquinha vão continuar errando? Esperando cair uma prova concreta do céu para que eles assinem a CPI da saúde. Se eles desenvolvessem bem seus papéis certamente saberiam que dentro da saúde tem trabalhadores e trabalhadoras que desde dezembro não recebem seus salários e trabalham sem contratos. Isso não é caso de fiscalização, de CPI? Sem falar de outras aberrações que acontecem por lá. Quem faz o que em benefício próprio? Os que assinam a CPI ou os que se calam para garantir os cargos negociados com o governo para agregar seu grupo, seus interesses individuais? É ... enquanto a maioria dos vereadores se calam o povo vai à rua gritar: EU EXISTO, EU SOU GENTE.

    ResponderExcluir
  5. Para os vereadores na qual falam que precisam de provas concretas, saibam que esse é o papel da CPI investigar e fiscalizar a gestão do bem público, tomando as medidas necessárias para punição dos culpados, caso algo esteja errado. As Tals provas concretas só irá sair com o apoio dos demais vereadores para a CPI. Concluindo, o vereador tem que fazer seu papel de expor os problemas da comunidade e buscar providências junto aos órgãos competentes, e não de esperar provas caírem do céu para poder tomar providencia.

    ResponderExcluir
  6. Luiz, lendo este artigo se da a entender que a saude deste municipio esta se tornando ou se tornou um verdadeiro elefante branco, tenho certeza que muita gente esta se enrriquecendo com essa historia, fico revoltado em penssar que em apenas 4 anos foram gastos milhoes na construcao dessa prefeitura e milhoes na camara, enquanto pessoas morrem diariamente nos hospitais por falta de estrutura, e sempre que se fala em fazer algo em favor da saude existem esse covardes e imcompetentes vereadores que so olham para o propio umbigo estao pouco se lixando para o povo. Nao e o assunto mas aproveitando essa questao de taxi lotacao estou torcendo muito para que essa pratica nao seja liberada, pois a exemplo de Maraba, os mesmo nao respeitam a sinalizacao andam em alta velocidade e param em qualquer lugar e vao disputar passageiros com as vans. Entendo que muitas pessoas utilizam esse tipo de transporte mas a culpa maior e do proprio prefeito e sua corja, pois ja era para existir um transporte publico descente, essa desculpa de que onibus nao passa em certos lugares e mais do que esfarrapada, para isso existem micro-onibus. A meu ver esta cidade esta muito longe, mas tao longe de ser uma cidade civilizada que nao tenho esperanca de ver esse dia chegar.

    ResponderExcluir
  7. Luis (desculpe é com "Z")
    Luiz, somente agora me ocorreu uma duvida cruel : Se a coleta e destinação do lixo comum está sendo feita de maneira amadora e totalmente errada, COMO E QUE ESTÁ SENDO TRATADO O LIXO BIOLOGICO??? (HOSPITAIS, VETERINARIAS, ETC). Voltaram a cometer erros do passado,enterrando o que deve ser incinerado, de acordo com normas e diretrizes diversas ??

    ResponderExcluir