Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de março de 2014

Quem ganha e quem perde com a CPI da Saúde?

Todos achavam que a CPI da saúde era líquida e certa depois que dois vereadores da base governistas tomaram a iniciativa. Se o Pavão e o Charles decidiram abrir a tal CPI, aí seria moleza conseguir mais 03 votos. Só a bancada do PT já ultrapassaria o suficiente, aí seriam 06 votos. Depois teria o Bruno que naturalmente, por coerência assinaria. A batalha já estava definida e com votos sobrando para instalar a Comissão que investigaria as graves denúncias apresentadas pelo Conselho Municipal de Saúde sobre uma escandalosa compra de contraceptivos. Elementos, provas tinha sobrando. Então por que o grupo não conseguiu os 5 votos para instaurar a CPI? Por que somente o Pavão, Charles, Eliene e Arenes toparam assinar a CPI?

Essa CPI também era dada como líquida e certa pela base do governo. Ultimamente todos os 14 vereadores vinham batendo e batendo muito no secretário de saúde Dr. Rômulo. Apenas o Euzébio ficava calado. Todos eram unânimes em afirmar que a saúde de Parauapebas estava na UTI e que mudanças eram necessárias e urgentes. Isso provocou uma corrida histérica do governo que colocou toda sua tropa de choque em ação para tentar a qualquer custo barrar a CPI. Segundo avaliação do alto comando, se essa CPI saísse iria causar uma catástrofe irreparável e o governo poderia ruir.

E os vereadores governistas perceberam que seria a hora de apresentar a fatura e dar o bote. Afinal, eles nem estavam mais conseguindo conversar com o prefeito. Uma ocasião foram todos na chácara do Valmir decididos a armarem acampamento e só saírem de lá com com a situação resolvida. Foram recebidos na porteira por um guarda armado que foi logo adiantando que o "Senhor Prefeito não receberia ninguém". -Diga que são os vereadores da sua base, que quero ver se ele não atende -bradou um dos vereadores. O guarda saiu e em poucos minutos voltou com a seguinte resposta: -o prefeito mandou avisar para vocês aguardarem lá na prefeitura que em 40 minutos ele chega lá e conversa com vocês. O grupo voltou esperançoso e se tivessem esperado estariam até hoje aguardando.

No dia 07 de março, sexta feira, na inauguração da Escola Municipal Eurides Santana, os vereadores decidiram pegar o prefeito de jeito ali mesmo, sem nenhuma cerimônia no meio da cerimônia. Não dava para deixar escapar uma oportunidade preciosa como aquela, pois há muito estavam sendo enrolados pelo prefeito com promessas de espaço no governo e secretarias. O líder do grupo foi curto e grosso: -Senhor Prefeito, ou acertamos aqui os espaços prometidos ou na terça feira apoiaremos a CPI. Depois de uma rápida conversa, para não estragar a festa o Prefeito prometeu uma secretaria de imediato, e pediu um tempinho para as demais. E assim fez. Na segunda, dia 10 exonerou o Raimundo Augusto da SEMURB e na terça de manhã nomeou o Judson. 

Quem ganhou?



  • Ganhou principalmente o Vereador Odilom Sansão que desde que assumiu a liderança no ano passado vinha aguardando impaciente a SEMAS de acordo com a promessa do Prefeito. Depois foi contemplado com a SEMURB pois o Valmir mudou de ideia e resolveu não mexer com a Leudicy.
  • Ganharam os Vereadores Arenes e Eliene do PT, pois mesmo não saindo a CPI se firmaram junto ao eleitorado como verdadeiras lideranças de oposição e que mantém a honra e o compromisso com os eleitores. Foram coerentes e não venderam seus princípios.

Quem perdeu?


  • Os demais vereadores da base (principalmente os que aderiram recentemente) que mesmo dando uma demonstração de fidelidade ao forçarem a barra para defenderem o indefensável, ficaram desmoralizados diante da comunidade. Mas isso não é problema. O povo esquece e logo passa. O principal problema é que não receberam os novos espaços prometidos pelo prefeito e serão cozinhados por mais um tempo até que apareça nova CPI.
  • Os 2 vereadores do PT (Miquinha e Euzébio) que tiveram que se expor diante do partido e da população e criaram desculpas artificiais para não assinarem a CPI. Como era certo que assumiriam a SEMPROR em troca da fidelidade da bancada, agora o caldo entornou. O Prefeito foi bem claro: não quero a metade. Quero os quatro vereadores. Como o negociador Wanterlor Bandeira havia prometido ao prefeito que os 4 estariam com ele e furou, agora o Valmir que de bobo não tem nada vai deixá-los de castigo até segunda ordem e o cargo do Horácio na SEMPROR por enquanto está preservado.

Pavão e Charles


  • Esses deverão sofrer pressão do partido (SDD) para que voltem as suas bases. Aliás, fui informado que os dois já foram chamados a Brasília para receberem um puxão de orelhas da liderança maior do Solidariedade (SDD). Não sabemos se isso procede mais os dois viajaram a capital federal no dia 12 de março. Caso eles cedam, ficarão desmoralizados, mas caso se mantenham firmes no propósito de investigarem o escândalo da saúde sairão mais reforçados como nunca e abocanharão um saldo político que facilmente os conduzirão a um segundo mandato.
Aguardem os próximos episódios dessa novela paraguaia.

2 comentários:

  1. Muito boa essa análise. Realmente acho que essa cpi só serviu para assanhar os vereadores que agora vão abocanhar os cargos do prefeito. O Odilom foi quem mais ganhou. Quero saber como fica o Claudio Almeida que perdeu sua porca das tetas de ouro. Você sabe se o Valmir ainda vai financiar a campanha dele Luis Vieira?

    ResponderExcluir
  2. Massa massa....que bom q tem esse blog para nos colocar esse ponto de vista...parabens professor.

    ResponderExcluir