Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de março de 2014

Como transformar uma pessoa de bem num vereador corrupto

A cada eleição que passa vejo aumentar o numero de pessoas desiludidas com a política e com os políticos. Muitos apostam alto naquele candidato boa praça, bom moço, de boa família, cheio de ideais. Aí reúnem um grupo de amigos e apresentam a sociedade como o novo salvador da pátria.

Não demora muito após a posse do eleito para começar as decepções. Se ouve uma chiadeira só: fulano mudou depois que chegou ao poder; sicrano sumiu, não aparece mais; beltrano me prometeu um emprego e desapareceu; agora ele não fala mais com os pobres, o poder subiu a cabeça; era oposição, agora vive enrabichado com o prefeito.

Afinal o que é e para que serve um vereador? Como deve se comportar um mandatário popular? O que o povo deve esperar do vereador eleito?

Essa história de que fulano era bonzinho e mudou depois que chegou ao poder é balela, é mito. As pessoas não mudam. Como já dizia um velho sábio: dê dinheiro e poder a um indivíduo e saberás quem ele é de verdade. Então ele não muda. Apenas está tendo a oportunidade de mostrar sua verdadeira cara, sua verdadeira personalidade.

Outro mito é falar que o político sumiu. Realmente alguns tomam chá de sumiço após eleitos e em sua maioria é fugindo dos cobradores. O problema é que o eleitor quer ter o mesmo acesso ao político eleito correspondente ao que tinha em época de campanha. É comum ouvir a frase: antes só vivia na minha casa, agora desapareceu. O que temos que entender é que durante a campanha o político não faz nada a não ser bater perna 24 horas por dia pedindo votos. Após eleito o cidadão tem que trabalhar, tem outra rotina. Só se fosse um atoa para continuar a ter o mesmo tempo que tinha durante a campanha. Assim, temos que distinguir o político que realmente se afastou do povo daquele que está trabalhando muito e não tem tempo para andar fazendo visitas constantemente.

O papel do vereador é muito diferente do que nós vemos praticar por aí. Vereador de verdade deve estar inserido na comunidade onde vive, deve conhecer seus problemas, deve fiscalizar o prefeito, deve denunciar o que está errado, deve apresentar projetos de melhoria para a população, deve propor medidas e leis que regulamentem as relações da comunidade, enfim, deve estar atento e comprometido com os verdadeiros interesses da comunidade. Para isso, deve ter independência política, independência financeira, e, sobretudo vergonha na cara.

Vereador de verdade não sai dando nada, não distribui favores pessoais, não atende demanda pessoal, não patrocina festinha, não dá dinheiro para ninguém, não apoia nada que seja ilegal. Se ele faz, com certeza não sai do seu salário, pois salário é sagrado, é fruto do trabalho e ninguém em sã consciência sai por aí distribuindo salário, seja pouco ou muito.

Vai aqui 10 dicas para você identificar um vereador corrupto e até ver se você não contribui para isso. Quero deixar bem claro que isso não acontece aqui em Parauapebas, mas pode ser que aconteça em algum município por aí. Será?

1- Faça uma campanha milionária. Gaste muito dinheiro, pois isso é um investimento que vale a pena. Mesmo que você só vai ganhar $20 mil por mês e cerca de $960 mil nos 4 anos de mandato, gaste 1 ou 2 milhões para se eleger pois você recuperará o investimento antes do primeiro ano de mandato. O resto é lucro. É uma mágica simples que não daremos a fórmula aqui.

2- Consiga arregimentar um grupo de empresários que financiem sua campanha. O que mais existe por aí são empresários "generosos" que investirão em você. Eles sabem que o retorno é garantido e a lucratividade é maior do que qualquer outro investimento.

3- Se na reta final faltar grana, não deixe a empolgação esfriar. Procure um agiota e meta a mão na grana. O mais importante é garantir a eleição. Depois se vê como pagar.

4- Garanta uma reserva de uns $300 mil reais para o dia da eleição. Mesmo sendo proibido pela justiça eleitoral, vale a pena contratar bem escondido uns 2 mil bocas de urnas. Isso é voto garantido.

5- Prometa, prometa e prometa. Se alguém lhe pedir algo impossível diga que vai dar um jeitinho. Nunca, mas nunca diga não ao eleitor.

6- Depois de eleito trate de mudar de casa, se possível faça uma numa fazenda bem distante onde o povo não tenha acesso. Será melhor para sua saúde pois mesmo os pedidos sendo absurdos e ilegítimos, o eleitor vai cobrar.

7- Mesmo que se elegeu pela oposição, trate de se aliar logo ao prefeito. Garanta alguns cargos de assessoria, alguns empregos para seus eleitores (pelo menos um milésimo do que você prometeu) e uma secretaria para chamar de sua.

8- Mostre ao prefeito que você tem "personalidade". Faça alguns discursos bem radicais mas não exagere no tom. Intercale com momentos de afagos e demonstração de fidelidade canina. Assim você garantirá mais espaços e mais recursos. Mesmo sendo um aliado fiel deixe o prefeito pensar que você é doido e a qualquer momento pode chutar o pau da barraca.

9- Atenda o povo em suas necessidades particulares. Patrocine festas, jantares, ônibus para viagens, formatura, doe cestas básicas, patrocine time de futebol, distribua combustível. Gaste sem piedade, pois não vai sair do seu bolso mesmo!

10- Prepare um bom fundo para sua campanha de reeleição, pois vai te custar pelo menos 3 vezes mais que a primeira. Assim você garantirá outros mandatos e se manterá no poder, mesmo que não passe de vereador, mas já é alguma coisa.

Observação: Essa lista é apenas uma peça de ficção e qualquer semelhança com a realidade será mera coincidência.

Um comentário: