Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de março de 2014

Como salvar a CPI da saúde?



Para início de conversa gostaria de lembrar que uma CPI não significa a condenação automática do prefeito. No governo passado foram feitas umas três e nem sequer chegaram a abalar a estrutura do Governo Cidadão. CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) serve para apurar denúncias ou indícios de alguma falha na administração pública. Se o chefe do executivo não tem nada a temer vai preferir que seja feita a investigação, pois se ficar comprovado sua inocência sairá mais reforçado tecnicamente e politicamente. Já presenciei várias vezes vereadores tentando intimidar o ex-prefeito Darci com CPI e ele simplesmente falava: “pode fazer, tem todo o meu apoio”.


Qual será o motivo que faz o Prefeito Valmir tremer nas bases quando se fala em CPI da saúde a ponto de entregar secretarias importantes para vereadores que ele falava que não queria ver nem pintado de ouro? Por que ele mobilizou toda sua tropa de choque, toda sua base para impedir a qualquer custo a realização dessa investigação? Pense nisso caro leitor e mande sua opinião.
Mesmo tendo sido abortada por falta de apenas um vereador ainda seria possível a realização dessa CPI? Seria perfeitamente e vou explicar como.

Na última sessão, dia 18 de março tivemos uma pequena demonstração de como a sociedade mobilizada pode deixar alguns vereadores sensíveis. Teve até vereador que era radicalmente contra os trabalhadores de taxi lotação e manifestou apoio irrestrito a partir de agora. Outro milagre foi a composição da mesa diretora que pela primeira vez foi composta em sua maioria pela oposição. Muitos governistas fugiram da sessão por medo dos manifestantes e preferiram ir dar apoio moral ao prefeito que estava sitiado no seu gabinete tomado por manifestantes.

Então a salvação da lavoura está no poder de mobilização da sociedade. Se os vereadores Charles, Eliene, Arenes e Pavão tiverem condições de levarem essas informações à população, se conseguirem convencer o povo que realmente existe um escândalo na Secretaria de Saúde, se conseguirem articular com os movimentos sociais organizados, aí sim a CPI sai rapidinho. E com esse povo mobilizado, a chance dela acabar em pizza é bem pequena.

A tarefa de mobilizar o povo é simples mas não é fácil. A população está cada vez mais exigente e cada vez mais desconfiada dos seus políticos. O único jeito é ir para a rua no corpo a corpo, é conversar olho no olho com lideranças, é promover reuniões de bairros e esclarecer didaticamente todos os passos das denúncias. Outra técnica que deve ser amplamente usada é a massificação das informações nas redes sociais e na imprensa. Até hoje os 4 mosqueteiros nunca se dirigiram diretamente a população para informar sobre a necessidade dessa CPI. Nunca chamaram a imprensa para uma coletiva, nunca mandaram uma notinha para os jornais e blog’s. 

Enquanto ficarem brigando na tribuna, os vereadores que querem CPI vão morrer na praia, vão ficar isolados e falando para as paredes, pois ali é um jogo de cartas marcadas. Qualquer debate hoje na tribuna da Câmara é infrutífero, é estéril. Experimentem colocar o bloco na rua e convencer verdadeiramente a população sobre a necessidade dessa e de outras CPI’s para ver o que vai acontecer?

9 comentários:

  1. Luiz meu caro Luiz, vereador só vai pra rua na condição de candidato; vereador só fala com o povo se for para pedir voto. A sua ideia é muito boa, mas quem já fez isto desde que você se entende como articulador político? Na condição de assessor, coloque isto na pauta de trabalho da sua vereadora, trace um cronograma e veja no que vai dar. Ou estou enganado e você não é mais assessor porque a sua vereadora não mais lhe obedece (não precisa mais dos seus préstimos)? Se assim for, desculpe a minha ignorância sobre os fatos; mas de qualquer maneira eu também quero ver o bloco na rua. Que bonito é...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anonimo, acredito que você, como muitos de nos e´ entusiasta de ideia que um bom vereador vai a casa do cidadão ver quais são suas necessidades e demandas, no intuito de resolve-las e com isso melhorar a vida de todos, que com seu voto, colocou-o como seu representante na câmara. Compartilho deste pensamento e por isso , juntamente com outros companheiros, fizemos varias atividades neste sentido, visitando casas e conversando com os moradores acompanhando a Vereadora Eliene, a partir do segundo semestre do ano passado, ocasiões quais a vereadora foi recebida por muitos com espanto ao vê-la fora do período eleitoral, perguntando sobre os problemas do bairro, e diziam ser o primeiro vereador a fazer isto. Respeito seu ponto e nos colocamos a sua disposição para discutirmos mais a respeito.

      Excluir
  2. Muito bem colocado. Vereador que espera que o povo vá lhe aplaudir naquele circo dos horrores, vai esperar deitado. Pergunte o que o povo acha? Tem que ir para a rua, para o meio do povo. Só assim terão o respeito. Alí tudo é picuinha para defender os bolsos e ver quem sai mais rico.

    ResponderExcluir
  3. Os vereadores tem que fazer isso mesmo colocar o bloco na rua, clamar pro povo, porque só assim a panelinha da Saúde acaba. Minha gente a Secretária de Saúde está dominada, não somente pelo Dr. Romulo. A Diretora da Atenção Básica (Vilma) que não conhece o que é um paracetamol é simplesmente a sogra da Secretaria Adjunta (Caryne) que não sabe o que é gestão, e ainda por cima o chefe do setor de transporte e compras (Marcelo) é o namorada da Caryne (adjunta) e filho da Vilma (diretora). Resumindo... a família é que manda e que MAMA na secretaria de saúde. OLHO ABERTO MEU POVO!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tudo começa de cima; não se esqueça que Dr. Romulo eh compadre do Valmir.

      Excluir
  4. Pra quem acredita em conto da carochinha veja nesse link que a compra foi aprovada pelo CMS, contrariando o que o ex-secretário diz:
    http://www.parauapebas.pa.gov.br/banco-de-arquivos/arquivos-cpl/resolucao-10-semsa.pdf

    ResponderExcluir
  5. Você acredita em papai Noel e em coelhinho da páscoa? Então deve acreditar também que esses vereadores vão se meter no meio do povo. Vai esperando

    ResponderExcluir
  6. Meus caros.... Não é só na saúde os escandalos e fraudes,na Educação tambem,o PAPAI dessa confusão toda está nas licitações e olhem só tenho provas documentais que logo logo serão entregues a Policia Federal,porque aquí a justiça tá dificil....Será que é porque o simbolo da justiça é OLHOS VENDADOS, dá pra acreditar, estão mesmo todos CEGOS...........

    ResponderExcluir
  7. Taí uma boa idéia camarilha! Aprovem a CPI do Valmir e ressuscitem as CPI's contra o "governo cidadão"... Aí sim, queremos ver quem é mais maracutaeiro.

    ResponderExcluir