Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de julho de 2013

13 MINUTOS



VERGONHA, DESPUDOR, INSENSATEZ, DESCARAMENTO...


            O que você faria em 13 minutos? Ganharia uma corrida de 3 quilômetros, faria um espaguete alho e óleo, engraxaria seus sapatos, daria um telefonema para um amigo, checaria seus e-mails, daria uma “rapidinha”, daria um cochilo após o almoço... Há muitas coisas que poderíamos fazer em 13 minutos, mas ninguém, nem os mais loucos, nem os mais inocentes, ninguém que tenha pelo menos 1% de juízo no cérebro seria capaz de imaginar que uma lei de suplementação de mais de 200 milhões de reais somados ao “pobre orçamento” do município fosse aprovada pelos nobres vereadores em apenas 13 minutos. Não estou brincando não! Foi exatamente 13 minutos o tempo que a base governista gastou para debater, apreciar e votar esse projeto de lei que complementa um orçamento já milionário que o Prefeito não está conseguindo gastar, ou melhor, não está conseguindo reverter em benefícios para a população.
            Essa sandice desavergonhada aconteceu na sessão extraordinária do dia 29 de junho (dia de São Pedro –o protetor das viúvas). O Prefeito Valmir da Integral foi muito corajoso ao enviar para a Câmara um projeto de lei feito às pressas, mal elaborado e sem nenhuma lógica. Uma verdadeira obra-prima de incompetência, típico de quem não entende nada de planejamento. Digo que o Valmir foi muito corajoso porque ninguém em sã consciência teria coragem de enviar para a Câmara um rascunho de imoralidade daquele, ainda mais agora nesse período em que o povo está nas ruas gritando pelo fim da corrupção. Talvez o Prefeito tenha confiado na incapacidade do povo de Parauapebas de se manifestar e confiado nos seus vereadores onde ele manda e desmanda à custa de alguns trocados e alguns contratos. Um aluguel de um trator aqui, um aluguel de um caminhão ali, uma promessa de uma secretaria ali, uma promessa de uma gratificaçãozinha para cobrir despesas de campanha, algumas vagas de funcionário fantasma, etc. Assim Valmir vai manipulando sua base à custa do erário público. Fala-se a boca miúda pelos corredores da Câmara que essa lambança rendeu 100 mil reais para cada vereador. Apesar de todo o sigilo da operação, valeria a pena investigar para confirmar esse boato.
            Se o Prefeito foi corajoso, mais coragem ainda tiveram os 09 vereadores governistas. Como perceberam que ia ter muito barulho na sessão e dificilmente esse projeto seria aprovado às claras, elaboraram de forma inteligente o golpe. Tudo aconteceu assim: a sessão foi marcada para o sábado às 10 horas. Porém a mesa colocou na ata que seria às 9 horas. Como naturalmente acontece, os vereadores de oposição assinaram a ata na tumultuada sessão anterior e acreditando na boa fé do secretário não observaram o horário que estava escrito. Isso é até normal. Quando se assina uma ata geralmente a pessoa não faz a leitura integral. Outro detalhe que foi pensado de forma brilhante pelos vereadores golpistas foi a pontualidade da sessão. Hoje a Câmara é uma bagunça generalizada. Quando uma sessão começa com uma hora de atraso é considerado normal.  A maioria dos vereadores para não perderem tempo já entram no plenário com esse intervalo de atraso. Pela primeira vez nessa legislatura iniciaram a sessão as nove em ponto e liquidaram em 13 minutos. Queria saber quem foi o gênio que teve essa ideia que farei questão de dar os parabéns! Se toda essa inteligência fosse usada a favor do povo, Parauapebas estaria de parabéns.
            O pior foi a cara de pau de alguns vereadores tentando explicar o inexplicável. Quanta sujeira, quanta ganância, quanto desprezo para com o povo que elegeu esses “cidadãos”! Uma funcionária do gabinete do vereador Euzébio me confidenciou que ele fez parte desse acordo, mas pediu para votar contra para não ficar mal com o partido, e, ademais seu voto não iria influenciar em nada mesmo. Verdade ou não, coincidentemente nesse dia pela primeira vez ele chegou na Câmara bem cedinho contrariando seu hábito.

            E agora, o que nos resta? Quem sabe o gigante adormecido que despertou no Brasil venha despertar aqui também? Os vereadores de oposição (Eliene, Bruno, Miquinha e Zé Arenes vão tentar na justiça anular essa sessão. Segundo a Vereadora Eliene, a suplementação poderia até ser aprovada, mas depois de passar por uma profunda discussão e fosse refeita pelo executivo com todos os detalhamentos de como esse dinheiro seria gasto. “Aprovar desse jeito foi dar um cheque em branco para seu Valmir fazer o que bem entender”.

5 comentários:

  1. Eu também estou pasmo; boquiaberto; abobalhado - ou quê outro adjetivo eu poderia utilizar para expressar o que sinto diante de tanta imoralidade praticada pelos "nossos" legisladores e pelo chefe maior? Continuam brincando com a capacidade do povo. O Brasil inteiro continua nas ruas (e agora nas estradas) pedindo saúde, educação, transporte, segurança, melhores condições de trabalho e, principalmente, o fim da corrupção. O governo federal ouviu e entendeu o recado e já está se mexendo. O Congresso Nacional já está se mexendo. Por que em Parauapebas as "autoridades" continuam fazendo de conta que nada está acontecendo e insistem em praticar atos de vandalismo contra a população? Sim, porque isto é que é vandalismo. É dinheiro público que vai ser usado sabe-se Deus como.
    Espero que os vereadores de oposição entrem mesmo na justiça para impedir esta imoralidade (e que a justiça de fato se manifeste); e enquanto o processo estiver em curso, que este dinheiro não seja mexido.
    Mas, se a justiça for realmente cega, que a população fique sabendo, tintim por tintim, onde este dinheiro vai ser aplicado para que possamos acompanhar (será que isto é pedir demais?).
    Eu continuo não acreditando nesta administração e muito menos nesta atual câmara; mas também sou daqueles acreditam que alguma coisa boa há de acontecer. Quem viver festejará.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Luiz pelo brilhante texto. Você conseguiu expressar em palavras os nossos sentimentos que é de revolta e indignação com esses canalhas que apelidaram de vereadores. Já estava preocupada achando que você não ia mais falar de política após sua caminhada em Santiago. Rsrsrs. Sugiro que faça uma matéria sobre o meio ambiente do nosso município, pois desde que você deixou a semma ele anda muito maltratado e desrespeitado.

    ResponderExcluir
  3. Caro Luiz Vieira, eu já nem uso a expressão "sinto muito" para dizer que desses vereadores não se podia esperar outra coisa, inclusive o golpe do horário.
    Agora, eu fico pensando: vários desses vereadores, inclusive o (nada) nobre presidente, vira e mexe estão nos bairros populares, se aparecendo para o povo, tentando ganhar simpatia. O que eles explicarão para o povo sobre o que acabaram de aprovar? (Aliás, através de que canal o povo vai ficar sabendo disso? Pois é, o povo precisa ficar sabendo - mas não por eles).
    Fica uma sugestão: que os vereadores que votaram contra façam um trabalho de esclarecimento nos bairros, para que o povo fique sabendo o que é um Projeto de Orçamento Suplementar, para que serve, de onde vem os recursos, etc. etc. e etc. Será que os oposicionistas sabem essas coisas? Bem, para isto é que têm os assessores - ou não? Eu gostaria de pagar prá ver. Aí sim, estariam verdadeiramente fazendo papel de vereadores.

    ResponderExcluir
  4. Ora...Ora, claro que foi o vereador ODILON quem articulou isso tudo! só podia ser o GUARIBÃO (macaco velho e grande).

    ResponderExcluir
  5. E aquele vidro que separa os vereadores do povo Luis, ninguém fala nada!!!! Faz um texto sobre aquele absurdo!

    ResponderExcluir