Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de julho de 2013

A FARSA DO PLANEJAMENTO 500 MIL

QUE PLANEJAMENTO?


Nos jornais e nos blogs de Parauapebas é unanimidade a rejeição ao super secretário de Gestão e Planejamento Célio Costa. Entre os Vereadores agora também é unanimidade, pois para aprovarem o louco projeto do Valmir que lhe dá mais de 200 milhões para gastar a única ressalva foi cortar toda a suplementação da SEPLAN. Não sei o que o homem disse aos edis para deixá-los tão rebarbados assim, mas o fato é que não querem ver o Célio Costa nem pintado de dinheiro.
Todos os argumentos dos críticos do Célio Costa se convergem para um ponto: é FORASTEIRO. Nunca toquei nesse assunto pois não concordo com essa lógica. É claro que temos que dar valor as pratas da casa e em Parauapebas tem muita gente competente para assumir qualquer função. Mas não é proibido o gestor, em alguns casos buscar em outros lugares profissionais de notável saber e experiência em determinadas áreas. Isso acontece em todos os lugares tanto no setor público como no privado. Trazer alguém de fora não significa que estamos desvalorizando os de casa, muito pelo contrário. Toda experiência vai se somar a minha realidade. Na primeira gestão o Darci trouxe o André Farias que não contribuiu tanto assim, apesar de ser doutor em planejamento. Na segunda gestão ele entregou a SEPLAN ao gaúcho Delmar que deu um show de gestão e de planejamento. Pena que ele ficou pouco tempo por não concordar com a aliança com Bel que já havia começado em 2010 com a ida do João Fontana (chefe de gabinete) para o PMDB. (Só fiquei sabendo dessa aliança às vésperas das eleições).
Até então não conhecia Célio Costa e não tinha motivos para criticá-lo. Me recusava a embarcar na onda do "forasteiro", pois na sociedade globalizada acho isso um contra censo. Porém, quando ouvi falar no tal do Planejamento para 500 mil habitantes não acreditei. Tive que pegar um exemplar original e analisar para acreditar. Se trata de um livrão capa dura muito bonito, muito colorido e com papel e impressão que é a cara da riqueza. Quando você abre chega a ser vergonhoso. Nunca imaginei que alguém que tenha formação acima da 8ª série pudesse produzir algo tão vazio, tão grosseiro e tão superficial como aquilo. O tal Planejamento que foi apelidado de Plano Banach não passa de um álbum de figurinhas daqueles que fazíamos na escola nas aulas de Educação Artística. 
Me recusei a acreditar que o tal Doutor Célio Costa fosse de tamanha incapacidade. O pior de tudo é que quem faz um trabalho desse acha que a população de Parauapebas é composta de analfabetos ignorantes e incapazes de avaliar o "álbum de figurinha" que eles chamam de planejamento. Alô seu prefeito, chame a Professora Teka Sacco e a Auxiliar Administrativa Ruthielly (ambas da CTRH) que elas farão algo bem melhor do que isso!
E não foi só o Planejamento 500 mil que me deixou estarrecido não. Se você olhar o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentária (orçamento para 2014) que o Célio fez e mandou o prefeito enviar à Câmara, não vai acreditar. Apenas fez um ctrl C e ctrl V do orçamento que o Darci fez e não teve nem a capacidade de mudar os dados. Para se ter uma ideia o endereço da procuradoria ainda consta Rua C que não existe mais desde 2010. 
Agora digo com toda propriedade: o Célio Costa é um embusteiro que conseguiu encantar o Valmir da Integral. Com esse planejador estamos todos em maus lençóis. Parauapebas não merece regredir tanto assim. Se for para trazer de fora esse tipo de "inteligência pura" chame o "Homem da Bíblia" que ele fará melhor.


2 comentários:

  1. É verdade, todo mundo fica dizendo forasteiro, forasteiro, mas este termo não pode ser utilizado como adjetivo de incompetência; e ninguúem também dizia porque o dito cujo não é bom prá Parauapebas. Agora que você esclareceu, tendo em mãos a prova do crime, eu acredito; mas já que os jornais não publicam estas coisas, eu gostaria de ver isso espalhado pelas ruas da cidade, como panfletos; aí todo mundo ia ficar sabendo. Que tal se alguns vereadores organizassem uma vaquina e fizessem uma impressão popular e distribuissem nos bairros? Sei não, acho que os vereadores não estão a fim de gastar dinheiro para deixar o povo informado. Deixa prá lá né? O povo não faz nada mesmo - que pena!

    ResponderExcluir
  2. Rapaz, eu nem tinha pensado nisso. Confesso que embarquei na onda do fora forasteiro, mas pensando bem forasteiro somos todos nos. Agora que esse Célio Costa é uma farsa, é verdade. Mas o Valmir não tira ele não. O Célio é p Valmir o que o Margalho era para Darcy. O velho se encantou com a capacidade do homem em fazer dinheiro

    ResponderExcluir