Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de julho de 2013

E AGORA, QUEM PODERÁ NOS DEFENDER?

A SUPLEMENTAÇÃO OU CRÉDITO ESPECIAL (A SAGA CONTINUA)


Após a desastrosa sessão do dia 29 de junho onde nove vereadores deram o maior golpe da história política de Parauapebas aprovando em 13 minutos um crédito especial de mais de 200 milhões para o prefeito Valmir, ficaram no ar muitas indignações e indagações. Um vereador da base governista disse a seguinte frase: "deixa esse pequeno bando fazer barulho. Vamos viajar e comer nosso camarão enquanto eles ficam aqui comendo buchada. Julho é mês de férias e em agosto todos já esquecerem e ninguém fala mais nisso". Será que o vereador tem razão? Vamos aguardar agosto e a retomada dos trabalhos legislativos para ver se ele tem ou não razão.
No Egito, onde não há democracia e o povo não tem costume de protestar, a multidão foi para a rua e derrubou o presidente. (O segundo em pouco mais de um ano). É claro que não desejo que isso aconteça aqui, pois lá os militares aproveitaram a manifestação popular para dar um golpe. Em várias cidades do Brasil o povo está se manifestando por vários motivos e o Congresso Nacional deu uma recuada em vários projetos indecentes que seriam aprovados facilmente sem o povo nas ruas. A PEC 37 é um exemplo disso. Aqui no pebinha ainda estamos dormindo em berço esplêndido. O povo não percebeu a força que tem e vai levando tudo numa boa. Alguns até se revolta mas usam os velhos jargões do comodismo como: político é tudo igual, todos roubam, infelizmente a sociedade é assim mesmo e nunca vai mudar... E assim as velhas raposas vão se firmando e se perpetuando no poder.
Usei esse título de mal gosto plagiando Chapolim Colorado para chamar a atenção sobre a falta de referência de oposição que estamos vivendo. O PT sempre foi muito bom de oposição, tanto que quando estava no poder alguns sem noção ficavam esperando que os petistas fossem fazer oposição a si próprio. E olha que muitas vezes fizeram! Em várias manifestações e na unica greve que o governo Darci enfrentou se via muitos petistas engrossando as fileiras. E agora que não está mais no poder qual será o papel do Partido dos Trabalhadores em Parauapebas? Será que deve se calar simplesmente por ter passado 8 anos no poder? Será que deve recuar porque também cometeu erros enquanto era dirigente? Ou será que os ideais mudaram? 
O fato é que a sociedade já se acostumou a ver os petistas em ação organizando mobilizações, passeatas, protestos e gritando contra o que está errado. Os vereadores que foram eleitos pelo PT tiveram suas plataformas políticas baseadas na ética e na luta intransigente em defesa aos interesses do povo. Sem exceção, a base que elegeu os vereadores do PT esperavam que os mesmos fizessem a diferença na Câmara. Vale ressaltar que o PT elegeu a maior bancada da Câmara. Eram 04 vereadores e agora só são três, pois o Euzébio apesar de não ter tido a coragem de deixar o partido, se aliou disfarçadamente a base governista em troca de um emprego para seu tutor e algumas promessas que ainda não foram cumpridas. Porém, ainda restam Eliene, Arenes e Miquinha. Até quando esses três aguentarão o assédio do poder? Até quando esses três aguentarão a desilusão de sentirem que são profetas isolados gritando num deserto sem eco?
Em agosto muita coisa pode acontecer. Elenco aqui algumas alternativas:

  1. O Projeto de Lei 027/2013 que concede crédito adicional especial de mais de 200 milhões para Valmir e o golpe dos 13 minutos cairá no esquecimento e ninguém falará mais nisso;
  2. Os vereadores da oposição irão fazer discursos inflamados na Câmara nas duas primeiras sessões, serão aplaudidos e tudo continuará como antes;
  3. A base de oposição, principalmente os vereadores do PT farão discursos para demonstrar a indignação ao povo e articularão com a população um grande ato público pela limpeza do Poder Legislativo e do Executivo, além de ingressarem na justiça com um ato pedindo o cancelamento da sessão do dia 29 de junho.
Das três alternativas, qual você acha que vai predominar? Façam suas apostas. As cartas estão lançadas.

10 comentários:

  1. Confesso que estou na dúvida, fessor. Mas se houvesse uma quarta alternativa e fosse NRA (Nenhuma das Respostas Anteriores), aí eu marcaria sem medo de errar; e olha que eu estudei até decorar o texto.
    Boa sorte meus coleguinhas.
    Ah, boas férias também; afinal, não somos vereadores mas somos filhos de Deus.

    ResponderExcluir
  2. vou ficar com a segunda. só no blá blá.

    ResponderExcluir
  3. Luis Vieira,o tutor do Euzébio que você fala é o Wanterlor? Se for ele quebrou a cara pois era para ele ser a ponte entre a Câmara e o prefeito. Só que os vereadores deram varada. Falaram que não queria nada que viesse do negão, pois ele é chantagista. Hoje ele tá aqui na SEMOB só para cumprir tabela. A única função dele é servir cafezinho ao Dário Veloso com 5 gotinhas de adoçante e o Dário já está pensando em trocar pela secretária mais bonita

    ResponderExcluir
  4. kkkkk. Quase morri de rir. O homem da bíblia é ótimo. Gosto da maneira como você aborda os temas nos seus textos. Ao mesmo tempo que trata com seriedade, tem muito bom humor. Os políticos que se cuidem. Estou ficando viciada no seu blog. FÃ.

    ResponderExcluir
  5. Luiz Vieira, você ainda é do PT? Se for gostaria de conversar com você. Te mando meu numero pelo face.

    ResponderExcluir
  6. Acredito que manifestar é o caminho, mas o que vemos ainda aqui é o comodismo, a falta de perspectiva, por pensarmos que quem está no poder é quem manda, pra ser sincera o povo ainda não sabe usar o poder que tem. Boa noite e boa sorte. Gostei do blog, admiro o seu trabalho.

    ResponderExcluir
  7. Essa do cafezinho que o wanterlor serve, é muito boa. não sabia que ele tem um emprego tão bom assim. que não deve ganhar pouco. falar de pastor ele sabe, vamos ver se ele sabe servir café. kkkkkk

    ResponderExcluir
  8. Ah, o Mês de Julho!

    O mês de julho nem bem começou e já é sexta-feira – que bom!
    E tem gente rindo à toa. Rindo da cara dos eleitores que durante a campanha eleitoral receberam (e agora não têm de que reclamar) entre dez e cem reais para votarem em candidatos já ricos, mas que queriam se tornar (e continuar sendo) vereadores; e até num velhinho com cara de santo (quando eu era criança ouvia meu pai dizer: “cara de santa puta”) que queria porque queria – e conseguiu – virar prefeito.
    Todos estão rindo também de nós que nunca acreditamos neles, mas eles estão aí dizendo: danem-se.
    E danou-se mesmo! Eles conseguiram, na calada da madrugada – sim, porque nove da matina para vereador é super madrugada -, aprovar um tal de Projeto de Orçamento Suplementar que dá ao (vosso “excelentíssimo”) prefeito o direito de gastar do jeito que ele bem quiser, quase trezentos milhões de reais – isso mesmo, R$ 300.000.000,00, acertei na contagem dos zeros? Só para você ver a montanha de dinheiro que o véi tem nas mãos – não é mesmo prá rir à toa? Sim, porque quem trapaceia no horário e vota às escondidas (do povo e dos seus pares) um projeto dessa monta, com certeza levou o seu (que sai do nosso).
    Mas tem gente que não tá vendo graça nenhuma em nada disso. Por exemplo.: enquanto os vereadores entram de recesso - porque deram um presente pro titio veim -, os servidores da educação (e de outros setores também) têm que ficar esquentando a bunda nos seus locais de trabalho. Fazendo o quê? Gastando energia e outras coisas e falando mal da administração, que lhes dá esse motivo.
    Bom, primeira sexta-feira de julho. Quem não estiver, faça de conta que está de férias ou que está de recesso. Vamos esperar (mas não de braços e pernas cruzados) que um dia a justiça seja feita; e vamos, do nosso jeito, com os nossos poucos recursos, criar as nossas condições e motivos para rir e rir de verdade, não à toa.
    Bom dia (boa tarde e boa noite). Bom fim de semana com risos compartilhados/solidários.

    Parauapebas, Pará – julho, 2013.
    Aderbal da Silva.

    ResponderExcluir
  9. Escreves bem. Parabéns. Mas enquanto esteve no poder agistes muito mal.E os "três profetas"... ah! piada... O único que talvez faça alguma diferença para melhor seja o Arenes.O Euzébio sempre foi o bandido disfaçado que é e você o conhece bem. São farinaha do mesmo saco... Tiveram uma boa oportunidade (durante 8 anos) e foram os piores que já passaram por Parauapebas. Hoje estão todos ricos e como sempre, desprovidos de carater. Vamos esperar as novas gerações. ah... e que não sejam vossos filhos e filhas, porque viraria dinastia do mal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo das 10:17, obrigado pelo seu elogio e pela sua crítica. Quando estive no poder agi de acordo com minha consciência, mas sei que não fiz tudo o que tinha convicção devido as limitações do próprio poder. Qualquer dia quero discutir esse tema em público. Quanto aos profetas, é apenas uma figura de linguagem. Em relação ao Arenes, concordo que ele faz um bom trabalho mas é preciso que as pessoas que confiam nele o apoiem e incentivem, senão vai chegar uma hora que ele vai se sentir desmotivado e isolado. Continuo acreditando fielmente que só a força e a mobilização do povo são capazes de produzir mudanças. Se ficarmos esperando só pelos políticos teremos muitas decepções. Senti isso quando estive no poder.
      Um grande abraço e volte sempre.

      Excluir