Pesquisar este blog

domingo, 1 de maio de 2016

PRIMEIRO DE MAIO: DIA DO TRABALHADOR

Você sabe o porquê comemoramos o dia do trabalhador em 1º de maio?

Tudo começou na cidade de Chicago no ano de 1886. Em plena expansão da Revolução Industrial, os trabalhadores viviam em condições sub-humanas nos principais centros industriais da Europa e dos Estados Unidos. Nas fábricas, eram obrigados a trabalhar até 16 horas por dia em ambientes insalubres e sem nenhum direito trabalhista.

Várias manifestações e lutas por direitos trabalhistas e pela redução da jornada de trabalho eclodiram em várias cidades industriais. A que ganhou mais repercussão foi a de Chicago, onde trabalhadores fizeram uma grande manifestação em 1º de maio pela redução da jornada de trabalho. A pedido dos industriais, o movimento foi duramente reprimido pela polícia, causando a morte de vários trabalhadores. Nos dias seguintes, houve acirramento do conflito e mais mortes e dezenas de feridos.

Para homenagear os mortos no conflito, a Segunda Internacional Socialista ocorrida em Paris - França em 20 de junho de 1889, criou o dia mundial do trabalhador que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.

Em 1º de maio de 1891 uma manifestação no norte da França, é reprimida pela polícia, resultando na morte de dez manifestantes. Essa tragédia serviu para reforçar o dia como um dia de lutas dos trabalhadores.

Em 23 de abril de 1919 o senado francês ratifica o dia de 8 horas de trabalho e proclama o 1º de maio desse ano, feriado. Um ano depois (1920) a União Soviética também adota o dia como feriado nacional e esse exemplo é seguido por outros países. Apesar de até hoje os estadunidenses não reconhecerem essa data como sendo o dia do trabalhador, em 1890 o congresso aprovou a redução da jornada de trabalho de 16 para 8 horas diárias.

O primeiro de maio no Brasil


Aqui no Brasil, somente em setembro de 1925 essa data foi oficializada através de decreto do então presidente Artur Bernardes. Mas, mesmo antes de ser oficializado, os sindicatos operários sob influência dos trabalhadores que migravam da Europa, promoviam manifestações nessa data. Numa tentativa de desviar o foco de lutas e dia de manifestações, o decreto do presidente Artur Bernardes, faz referência ao dia do trabalho e não ao dia do trabalhador, e vários patrões tentam transformar essa data em data festiva. No entanto, alguns sindicatos ainda mantém a tradição e promove atos de protestos e reivindicações por melhores condições de trabalho, além de lembrar a memória dos que morreram na luta.

Curiosidades sobre o primeiro de maio no Brasil

  • Em 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo. Este deveria suprir as necessidades básicas de uma família (moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer).
  •  Em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário