Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de maio de 2016

INFELIZ ANIVERSÁRIO - UM ANO DA "OPERAÇÃO FILISTEUS"

Hoje, 26 de abril, feriado de Corpus Christi, infelizmente temos que lembrar do aniversário de um ano da famosa "Operação Filisteus". Quem não se lembra do terremoto que sacudiu nossa cidade! Um ano depois, o povo já esfria as esperanças de ver a justiça sendo feita aqui no nosso município. O município vizinho - Marabá - teve o prefeito afastado por um juiz de primeira instância por uma dívida ao Instituto dos Servidores que chegou a $14 milhões. Aqui, o procurador Nelson Medrado fala em desvio de mais de $1 bilhão e nada acontece. Assim, fica no ar a sensação de impunidade e a desconfiança de que o dinheiro compra tudo. O prefeito e sua equipe continua agindo como se estivessem acima da lei e sambando na cara da justiça. 

Sobrou para a oposição


O procurador Nelson Medrado falou na época que o que descobriram na câmara era brincadeira de criança em relação ao que tinha na prefeitura. Mas até agora, só as crianças perderam parte do pirulito. Coincidentemente, os vereadores que denunciaram o prefeito Valmir e que atraíram o MP com o GAECO para cá foram os que pagaram o pato. Josineto e Zé Arenes foram presos e perderam o mandato. Os outros que também assinaram a denúncia contra o prefeito ficaram tão amedrontados que resolveram "fumar o cachimbo da paz" e aceitaram a proteção do Valmir. Quando viram que a corda arrebentou do lado deles e nada aconteceu com o prefeito, decidiram buscar guarida no palácio cinzento para terminar o mandato e, quem sabe, conseguir a reeleição.

A justiça tardia é irmã da impunidade


Nem tudo está perdido. Alguns analistas afirmam que as provas recolhidas aqui contra o prefeito, são tão graves, que mesmo com a interferência do governador ou de algum poderoso do tribunal, seria impossível acabar em pizza. Outros afirmam que tudo vai ficar no esquecimento, pois forças poderosas estariam protegendo o velho prefeito. Essa ação, segundo esse pensamento, só seria levada adiante quando o Valmir não fosse mais prefeito.

O que nos intriga é que em outros municípios pobres, a justiça agiu com extrema rapidez e rigor. Por que, justamente aqui as coisas não acontecem? Será que se o prefeito Valmir fosse de um partido de oposição ao governador ainda estaria no poder?

Portanto, depois de um ano da tal "Operação Filisteus", fica para a população a frustração, a desconfiança, o descrédito nas instituições e, acima de tudo o medo. Assistimos o mal e a iniquidade prosperarem. Diante desse cenário, os que lutam pela justiça, ou se escondem, ou se aliam ao mal.

Não comeremos desse bolo macabro que tem gosto de sangue, e como disse um amigo, pode ser muito indigesto. Mas continuaremos torcendo para que a justiça prove para esse povo que o bem sempre vence. A esperança é sempre a última que morre.


6 comentários:

  1. Como diria o chico:

    O que será que será
    Que andam suspirando
    Pelas alcovas?
    Que andam sussurrando
    Em versos e trovas?
    Que andam combinando
    No breu das tocas?

    ResponderExcluir
  2. Tá dominado, tá tudo dominado. Nada acontecerá com o velhote e ele ainda será reeleito com voto comprado a preço de ouro. Ele tem 30 milhões guardado para gastar na campanha e a justiça eleitoral fechará os olhos. Infelizmente essa é a realidade do Pebinha de Açúcar.

    ResponderExcluir
  3. Tá dominado, tá tudo dominado. Nada acontecerá com o velhote e ele ainda será reeleito com voto comprado a preço de ouro. Ele tem 30 milhões guardado para gastar na campanha e a justiça eleitoral fechará os olhos. Infelizmente essa é a realidade do Pebinha de Açúcar.

    ResponderExcluir
  4. 35 Quem quiser, pois, salvar a sua vida perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por minha causa e pelo Evangelho salva-la-á! 36 Portanto, de que adianta uma pessoa ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? 37 Ou ainda, o que uma pessoa poderia dar em troca de sua alma? … espero que os vereadores "pseudos evangélicos" estejam cocientes quanto a esses versículos, e lembrem que para cada aspirina que falta na saúde pública dessa miserável cidade, vcs são responsáveis.

    ResponderExcluir
  5. Esses parabéns vão ser cantados por muitos e muitos anos.. Kkkkk

    ResponderExcluir
  6. "Quem, quiser venha veer, mas venham todos, de uma só vez..." "Se em terra de cego, quem tem um olho é rei, imagina quem tem os dois" (Zé Ramalho). O jeito é brincar, fazer paródia e salvar a pele, porque justiça mesmo, é só para quem rouba galinha. Ladrão graúdo é como cachorro grande, sai sempre por cima - só cobra peçonhenta pra dar jeito. Será que nós estamos no mundo certo? Ou, o que mesmo estamos fazendo aqui. Acho que este lugar não nos pertence. Parabéns senhores e senhoras corruptos e corruptas, vocês venceram. Com dinheiro, mesmo que seja alheio, a justiça está do vosso lado. Parabéns mesmo. Perdemos.

    ResponderExcluir