Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de março de 2016

DARCI: A "GALINHA DOS OVOS DE OURO" DO PT

O assunto mais comentado na cidade hoje é sobre a saída ou permanência do Darci do Partido dos Trabalhadores. Já se formou até uma bolsa de apostas onde sua saída é dada como certa. Porém, alguns cautelosos que conhecem o ex-prefeito, preferem observar sua movimentação, levando em conta sua história e identidade com o partido.

E sua saída do PT, caso aconteça, não tem nada a ver com a crise que o partido enfrenta no Brasil. Tem mais a ver com a situação local que vem se agravando pela falta de postura e definição da bancada e de parte importante da direção. O PT em Parauapebas vem mantendo uma prática amarela de sustentação do prefeito Valmir, e a situação azedou após o vergonhoso apoio à chamada "bolsa eleitoral". Para piorar, a vereadora Joelma Leite assumiu a secretaria de Cultura, deixando claro que existe por parte da direção petista total conivência com o apoio ao governo, que até então era velado e simulado.

Teoria da conspiração


Desde que o Darci voltou do seu "autoexílio" na Bahia, boa parte da direção petista local vinha tratando-o com hostilidade. Havia uma clara intenção de fritar o ex-prefeito, e por várias vezes dirigentes falaram publicamente que ele não seria candidato e, que no máximo, se quisesse, disputaria uma vaga de vereador. Percebia-se claramente um rancor de algumas "lideranças" que não tiveram seus interesses pessoais atendidos na gestão do Darci. Por outro lado, essas lideranças fechavam os olhos para a postura dos vereadores petistas que faziam conchavos e apoiavam a corrupção do Valmir. Algo de podre no ar no reino encantado do palácio cinzento.

De repente, eis que o discurso mudou. Os mesmos dirigentes que hostilizavam e ignoravam o Darci passaram a tratá-lo como estrela. Os que antes falavam que o Darci teria que enfrentar as prévias no partido, mudaram repentinamente o discurso e passaram a pregar um consenso em torno do seu nome. O discurso ensaiado que falava em unificação do partido em torno do Darci soava muito artificial. Quais os motivos de repentina mudança? 

"Vamos inflar o ego do lorin. Na hora certo daremos o bote. Dia 2 de abril está bem aí"

"KKK. Deixa ele se iludir".

"O Darci é esperto. Se vocês ficar falando que ele não será candidato, ele muda de partido e aí f. tudo. Melhor mudar de tática".

"O chefe topou o acordo. Deixe o lorin roer a corda".

Essas foram algumas das mensagens interceptadas que demonstram que há uma tentativa de golpe em curso. E há muito, muito dinheiro envolvido nisso. 

O Darci se tornou uma espécie de "galinha dos ovos de ouro" dentro do PT. Cada vez mais favorito nas pesquisas de intenções de votos, ele se tornou uma moeda valiosa inflada nas negociações entre pessoas inescrupulosas que não medem as consequências para se dar bem.  Caso ele saia do PT, o partido perderá seu valor de negociação e as supostas lideranças que negociam com o palácio cinzento ficarão a ver navio. Até os vereadores poderão perder seus benefícios que mantém junto ao governo Valmir e o balde será derramado. Por isso, já houve até vereador ameaçando abrir CPI contra o Darci caso ele saia do PT. Bateu o desespero geral.

No meio desse tiroteio, encontra-se o Darci. Mesmo com todos os riscos, fica relutante em sair do PT devido a sua história de paixão com o partido e com a militância. Mas o fato é que se ele continuar no PT, dificilmente será candidato, mesmo estando surfando confortavelmente nas ondas de todas as pesquisas. 

Essa será uma difícil decisão que o líder terá que tomar nos próximos dias, e não há como fugir. E você leitor, o que acha? Ele sai ou fica? Quem ganha e quem perde com sua saída?

13 comentários:

  1. Acho que o Darci deve sair do PT. E procurar outro partido que se encontre menos ávido por traições e poder.
    Até mesmo por que, atualmente, os eleitores estão se baseando mais na pessoa do candidato, sem tanta atenção a partidos políticos.
    Ponderando-se que a maioria dos vereadores, os chamados PETISTAS, já se venderam para o Velhote (o atual prefeito), trocando-se por vantagens pessoais, vomitando todas as suas histórias (agora confirmada como estórias).
    Pegaram a vêia do Velhote, participando do fatiamento da nossa prefeitura, conjuntamente com outras raposas velhas, o que já está custando muito caro para os cofres públicos.
    O Velhote se encontra igual um boneco nas mãos desses espertalhões.
    E o grande lider e jovem Darci precisa retomar essa prefeitura, com todo o seu vigor e estilo de liderança já aprovado.

    ResponderExcluir
  2. Me diga, Luiz, por que o Darci, ficando no PT não sairia candidato.

    ResponderExcluir
  3. Falar o quê? Assim fica difícil né? Boa sorte pro lorin na sua decisão.

    ResponderExcluir
  4. Darci só precisa ser candidato, partido é o de menos para onde ele for, até pro PSDB o povo vai com ele

    ResponderExcluir
  5. O interessante da lógica, é o interesse da particularidade. Pensando assim o mais original seria Darci no PT. A sigla é importante para concorrer a eleição mas o nome do moço tem peso. ja votei no cara duas vezes será que tenho que votar mais uma vez? Se ele concorrer pelo PT sim pelo PMDB Não.

    ResponderExcluir
  6. eu acho que ele pode ir p onde ele quiser vai perder p o velhote

    ResponderExcluir
  7. esse velho vai perder pra si próprio, é o pior prefeito da história desse pais.

    ResponderExcluir
  8. Eita. Anônimo das 11:08, Darci não seria simplesmente pelo fato da direção do partido não apoiar e definir apoiar o velhote a reeleição, um golpe baixo. Assim, acredito que a melhor opção para o Darci é sair do PT e buscar um partido que não haja grande disputa interna lhe garantindo tranquilidade para formar um bom grupo e chapa proporcional. Entendo que esse partido seria o PCdoB, pois não perderia sua identidade de esquerda e vínculo aos diversos programas sociais em curso no Brasil e os executados em sua gestão em Parauapebas. Manda essa cambada de oportunistas e achacadores do PT as cucuias.

    ResponderExcluir
  9. Para refletimos nossa conjuntura partidária, Um Novo Rumo, Composição: Arthur Verocai/ Geraldo Flach, é maravilhosa na voz de Taiguara.

    Vou caminhando sem caminho
    E em cada passo vou levando
    Meu cansaço que me espera
    Uma terra, um desencontro,
    A cidade, a claridade
    Esta estrada não tem volta
    Lá se solta ao fim do mundo
    Um fim incerto que me assusta
    Longe ou perto se prepara
    Ninguém pára pra pensar
    Pra olhar a dor que chora a morte
    De um valente lutador
    Quem fui, já não sou...
    Vou chegando à encruzilhada,
    Descobri um caminho e uma nova direção
    Onde piso vou deixando o que não sou
    Vou pra luta, eu vou
    Não paro não
    Vou pra luta, agora eu vou
    Não paro, não
    Tem tanta gente que se vai
    Na imensidão do seu querer
    Querendo a vida sem a morte
    Ser mais forte, sem sofrer
    E ter certeza sem buscar
    Ganhar o amigo sem se dar
    Sem semear, colher o amor
    O amor ferido pela guerra
    Quem na terra desconhece
    Aparece sem valor
    Ergo o meu braço como alguém
    Que já caiu, mas levantou
    Quem fui, já não sou...
    Vou chegando à encruzilhada,
    Descobri um caminho e uma nova direção
    Onde piso vou deixando o que não sou
    Vou pra luta, eu vou
    Não paro não
    Vou pra luta, agora eu vou
    Não paro, não!

    Vamos ao debate sem anonimato.

    ResponderExcluir
  10. Esse comentário foi para o post anterior ms tá valendo. E eu pensado que o debate era sério né. Adiaram o encontroo do 12 para o dia 09 de Abril, encontro este que a grande maioria dos filiados nem sequer sabiam que ia acontecer.era encontro para Inglês ver ou melhor pra secretario do Valmir ver, o que está colocado é que não tem estratégia e tática eleitoral, o encontro seria e será um grande engodo e após o mesmo a direção estadual intervem e dá o rumo. ISSO JÁ ESTÁ ACERTADO, vocês que não concordam com a estratégia do Miquinhas, Euzébio e Joelma, desde já estão convidados para a "Seia do Senhor", mas o senho no caso é o Valmir mesmo, bons petistas, petistas históricos e petistas sem vergonha vão fazer campanha para o VQM. É mole véio? É nada é duro e tem muita grana na parada, desta vez o telhado do curral do Miquinhas vai ser renovado e as vaquinhas também, os investimentos do Euzébio na Bahia vão crescer, o casal "Traíra" volta às boas e segue o enterro.E pra não esquecer presenciei o novo secretário de cultura afirmando na terça feira lá na CMP para uma turma, ali bem próximo à porta do salão: "Estou indo agora para reunir com aqueles carniça, aqueles passa-fome do Conselho de Cultura"...

    ResponderExcluir
  11. Sabe aquela dor que sentimos quando chega a hora do filho ir embora? Sofremos, choramos, mas no fundo do coração sabemos que ele tem vida própria. Só a ele cabe decidir o seu destino. No entanto onde ele estiver levará nossos traços, nossos costumes e nunca, nunca deixará de ser nosso filho. Beijo no coração, DARCI!

    ResponderExcluir
  12. Meu primeiro voto em Parauapebas e será bem consciente Darci.. por uma mudança verdadeira!

    ResponderExcluir