Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de março de 2016

COXINHAS X PETRALHAS

Em primeiro lugar, vamos às definições:

Coxinhas: pessoas que, independente da classe social ou econômica, mantêm uma cabeça elitizada. São alienadas politicamente e geralmente são influenciadas pela mídia (preferencialmente a Rede Globo). Assim, estão sempre defendendo idéias elitizadas e são contra qualquer avanço social que inclua a classe pobre. Espalham idéias que não são suas e difundem o ódio e a intolerância contra partidos de esquerda. São capazes de preparar ataques raivosos a líderes em portas de restaurantes ou hospitais. Geralmente são apaixonados pelos partidos de direita (principalmente PSDB/DEM), mas juram que são apartidários. Adoram repetir o jargão: "vá pra Cuba!"

Petralhas: pessoas que se filiam ao partido dos trabalhadores e usam a política para roubar, mentir, manipular e praticar todo tipo de crime. (Dizem até que comem criancinhas). Essas pessoas são seguidoras fiéis ao ser mais corrupto e sanguinário que já houve no Brasil: LULA. Esse, inventou a corrupção na política e todos os membros de sua gangue ficaram milionários. Mesmo que o patrimônio não apareça, mesmo que não sejam descobertas contas em paraísos fiscais, continuam sendo ladrões. Não importa falta de provas, pois está aí estampado na imprensa para todos verem e só não vê quem não quer.

Exagero a parte, mas esse é o espírito que tomou conta da nossa sociedade desde a última eleição presidencial. Um clima de insanidade e uma espécie de histeria coletiva apossou-se do povo de forma que a razão virou um artigo de luxo.

De um lado, alguns agridem os petistas com adjetivos desrespeitosos e cometem o erro grosseiro da generalização, do tipo: "todo petista é bandido", "se é do PT é porque é corrupto", são um bando de loucos fanáticos", "só os burros votaram na Dilma", "bando de nordestinos ignorantes e preguiçosos que vivem de bolsa esmola", etc. Acontece que o PT - como os demais partidos - é formado por homens e mulheres que na sua maioria são íntegros e acreditam numa alternativa mais justa para o Brasil. Como sentem-se ofendidos na sua integridade, usam o primeiro expediente que é chamar os agressores de coxinhas. O termo Coxinha parece menos ofensivo e de certa forma, uma maneira irreverente de responder as agressões sem rebaixar ao mesmo nível das agressões.

Temos que usar a inteligência e sair desse círculo vicioso que eu chamo de corrida dos ratos. O Brasil não pode ser dividido entre Coxinhas e Petralhas. Existe muito mais possibilidades nesse horizonte. Creio que temos que ficar mais atentos aos movimentos da história e ter conhecimento de causa sem cair no simplicismo e sem virar fantoches dos que brigam por interesses escusos. Assim, convido a todos a dar uma relida em alguns períodos de nossa história como: Inconfidência Mineira, Crise política na era Vargas, Período JK, Governo João Goulart e o golpe militar, Ataques imperialistas a Petrobras. E o nosso judiciário? Recomendo também uma análise das práticas dos nossos juízes antes de sair por aí criando super-heróis. Uma rápida leitura e você vai ficar estarrecido com a prática da maioria dos nossos juízes. Lembram do japonês da federal? Foi a máscara mais vendida no carnaval. Foi o "herói" mais amado dos brasileiros. Na quarta-feira de cinzas o Brasil descobriu que era um bandido processado por dar suporte a contrabandistas e está sendo acusado atualmente do crime de vazar informações da PF.  

Somente a informação limpa, cristalizada, isenta de emoções e fanatismo será capaz de criar um país que não seja nem de petralhas, nem de coxinhas. Saia da rede social por um momento e convide seus amigos para um debate cara a cara baseado em fatos e dados históricos. Isso pode ser muito bom para a saúde mental e evitar que saiamos por aí gritando palavras de ordens como: "Polícia Federal, orgulho nacional!", "Vá pra Cuba!", "Só a volta dos militares pode salvar o Brasil", "Viva Moro, viva Joaquim Barbosa! os salvadores da pátria" e outras sandices a mais.

3 comentários:

  1. Esta bipolarização está ficando tão perigosa quanto o fundamentalismo religioso. Está criando uma situação generalizada de ódio e intolerância, que pode levar ao caos e, consequentemente, a uma situação análoga de guerra civil. É justamente aí que mora o perigo. E esta situação está sendo criada, infelizmente, justamente por quem deveria proteger e defender o país de tudo isto: o judiciário, incentivado por partidos e pessoas que não aceitam a última derrota eleitoral e pela mídia, tradicionalmente conservadora, que se encarrega de incendiar parte da nação desprovida de capacidade crítica e de discernimento. É o senso comum contra o bom senso, para deleite da classe dominante e dos espertalhões sempre de plantão. Está na hora de uma reação mais contundente da população, a fim de fazer este judiciário sair da sua zona de conforto e respeitar os princípios constitucionais, a quem eles tanto recorrem em benefício próprio e dos seus aliados. É preciso, mais do que nunca, que a justiça aja com imparcialidade.

    ResponderExcluir
  2. Não há possibilidade de debate entre os que pensam, e, os que se dizem intelectuais, pois para pensar vc precisa de informação para ter motivo de fazer a si próprio os devidos questionamentos, mas para os manipulados intelectuais que são desprovidos de qualquer tipo de verdades ou de conhecimento da história desse pais, o que vale é à agreção.
    se a Dilma cair, o gigante entrará em uma hibernação que deverá se Jesus não voltar antes, durar outros 513 anos, até que surja outro revolucionário corajoso, e, um povo cansado das mazelas dos governos desse tempo.
    pois, o que vejo não é uma luta contra corrupção, mas contra apenas um, diga-se de passagem desgoverno.
    depois todos se acomodarão, a lava jato será desmontada, e os únicos dois políticos que figuram ainda como honestos, (Tiririca e Romário ) sendo um de cada poder, permanecerá no meio da ratazana que continuará a desviar como sempre fizeram, o dinheiro do povo trabalhador.

    Mas o Gigante, esse etará adormecido como se o congresso fosse um verdadeiro santuário, se possivel dominado por um bicudo de preferencia mineiro.

    ResponderExcluir
  3. Polícia Federal, orgulho nacional!", "Vá pra Cuba!", "Só a volta dos militares pode salvar o Brasil", "Viva Moro, viva Joaquim Barbosa! os salvadores da pátria"

    ResponderExcluir