Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Sessão da Câmara - 18 de fevereiro

"Agora acabou a brincadeira"


Com essa frase dita por um vereador no grande expediente (vou manter o anonimato do vereador) deu para perceber como foi o ano de 2013 e como será 2014 no Legislativo de Parauapebas. Leitor inteligente, tire suas conclusões. 

A primeira sessão ordinária  de 2014 foi marcada por muito mea-culpa, desabafos e algumas cobranças. Dessa vez o prefeito não estava lá e os nobres edis ficaram mais a vontade. Não podemos dizer que notamos alguma novidade nessa sessão. Plenário vazio com a presença de alguns assessores e os frequentadores costumazes. De novidade mesmo só a ausência do Odilom -líder do governo. Como também é primeiro secretário, deveria ser substituído pelo 2º secretário Devanir Martins. Esse não se sentiu a vontade para assumir a responsabilidade e o presidente Josineto convidou a vereadora Eliene Soares para assumir a posição na mesa. Isso foi algo inusitado e inédito na história desse parlamento. O fato é que Eliene fez bem o papel de secretária e com a papelada do secretário nas mãos acabou descobrindo que quase todas as emendas dos vereadores foram vetadas pelo Prefeito, principalmente as suas.

O vereador Pavão abriu o grande expediente e colocou a Vale na berlinda. Solicitou ao Presidente que convocasse um representante da empresa para esclarecer aos vereadores sobre a situação da duplicação da rodovia Faruk Salmen. Essa obra que é de responsabilidade da Vale vem sendo protelada desde o governo passado e a Vale -como sempre faz- vem enrolando e empurrando com a barriga. Pavão cobrou com muita propriedade explicação sobre esse imbróglio. Afinal, a Vale tem que falar em público o que está acontecendo e porque não assumiu sua responsabilidade. O que não pode continuar é esse jogo de gato e rato entre a prefeitura e a Vale. Pavão cobrou também explicação sobre o trem de passageiro. Parauapebas cresceu e a Vale aumentou o numero de vagões de transporte de cargas enquanto diminuiu o trem de passageiros. Isso explica muito bem qual a prioridade da Vale e definitivamente não é com gente.

Não quero aqui encher a bola do Pavão, mas foi muito corajoso ao assumir que até aqui não tinha deixado nenhum legado ao povo de Parauapebas e que tinha que mudar suas prioridades como vereador. É só aguardar para ver o que isso vai dar na prática. É aguardar também para ver se o Presidente vai convidar a Vale -digo convidar pois a palavra convocar como foi usada está errado. Sendo a Vale uma empresa privada a Câmara não tem autoridade para convocá-la- para prestar esclarecimentos e se de fato ela vai fazer.

O vereador Bruno mostrou no telão a situação de calamidade no Bairro Liberdade II e cobrou providências do prefeito.

 A vereadora Eliene no seu discurso falou que já fez várias visitas no bairro liberdade, já mobilizou a população, já levou o secretário de obras e outros representantes do executivo, já formou uma comissão do bairro para acompanhar e cobrar e que até agora nada tinha acontecido. Disse que no ano passado deu muita chance ao prefeito, mas que agora iria usar toda sua força de mobilização para exigir que as obras necessárias fossem feitas. "Se for preciso eu vou com os moradores fechar ruas para fazer valer nossos direitos. O que não dá é para suportar esse descaso, essa falta de respeito do prefeito", sentenciou a vereadora.

O vereador Charles propôs projeto de lei para tornar obrigatório a instalação de banheiros e bebedouros nos bancos e lotéricas. E por falar nisso, como anda a lei das filas? Os bancos ignoraram o prefeito, os vereadores, o PROCOM e tudo ficou por isso mesmo. Charles também propôs a criação da creche para os idosos e a criação de subprefeituras para as áreas mais distantes do município.

E sobre o lixo? O que foi falado pelos vereadores governistas sobre esse assunto é melhor eu nem publicar aqui. Deixa pra lá. 

Sobre os vetos do prefeito às emendas no orçamento apresentadas pelos vereadores, quase todos chiaram e prometeram derrubar todos. Uma fonte próxima ao prefeito me informou que o Valmir teria dito o seguinte: "vou vetar quase todas as emendas para dar um pouquinho de trabalho aos vereadores. Assim, eles terão que gastar tempo e cabeça para analisar os vetos e terão o que fazer por um bom tempo. Depois eu atendo algumas emendas vetadas e todos ficarão felizes". Isso demonstra o desprezo que o prefeito tem pelos vereadores. Que o Valmir não tem respeito pela Câmara isso é claro e notório. Resta saber se os vereadores estão se fazendo respeitar pelo executivo.

4 comentários:

  1. E alguém esperava novidade dessa câmara? Nunca vi vereadores tão fracos e carentes de personalidade. O Valmir faz gato e sapato dessa camara

    ResponderExcluir
  2. Se você está mantendo o nome do autor da frase título desse post deve ser alguém da sua mais alta conta. Você não poupou nem o Miquinhas quando falou aquela abobrinha na sessão. Então seja justo e diga o nome do vereador. Afinal esse blog é ou não é imparcial?

    ResponderExcluir
  3. Fico cada vez mais com nojo dessa corja. Até o Bruno que eu achei que seria o único honesto já está se corrompendo. Revoltada

    ResponderExcluir
  4. "Agora a brincadeira acabou".

    Frase linda para ser dita por um vereador. Entendi perfeitamente que ele disse para ser entendida pelo avesso - assim: "pronto meus pares, a brincadeira vai continuar". O que me leva a entender dessa maneira é o óbvio: nada de novo e tudo como dantes. Alguém quer me provar o contrário, por favor? Bem que eu gostaria!
    (Ainda viverei para ver alguma coisa fora dessa ordem).

    ResponderExcluir