Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM O POVO DE PARAUAPEBAS?

Lixo toma conta da Praça de Eventos
Se uma pessoa que não conhece nossa cidade chegar hoje aqui para nos visitar vai ficar estarrecido, não vai acreditar no que os olhos veem e o nariz sente. No meio de tanto lixo, tanta sujeira, tanto abandono, vai  se perguntar: então é essa a famosa Parauapebas? Essa é a cidade mais rica do Brasil? A impressão que o visitante vai ter é que aqui não tem governante e que o povo é acostumado a viver na sujeira. 

O que explica essa situação em que vivemos? O que explica a atitude pacata do nosso povo que é obrigado a conviver com o lixo e não faz nada? O que leva o cidadão esclarecido ficar reclamando e não tomar uma atitude concreta contra seus gestores? Será que fomos acometidos de repente por uma paralisia cerebral que nos impede de reagir? Será que a água que bebemos com alto teor de ferro está nos deixando alienados e cegos? Isso merece uma pesquisa profunda pois não conseguimos encontrar respostas razoáveis para esse dilema.

Por que a prefeitura não consegue resolver um problema básico?

Sem coleta o lixo entope igarapés

O problema é mais grave do que imaginamos. O grupo que está no poder (digo o grupo, pois o Valmir não tem o comando da prefeitura) não tem nenhuma experiência com gestão pública. Acreditam que podem tudo, que podem entregar contratos para quem quiser, que podem gastar o dinheiro como bem lhes aprouver, que podem administrar como quem administra um boteco. Ignoram completamente os procedimentos legais, as exigências da lei e os princípios da administração pública.

Durante a campanha o Valmir loteou todo o governo e o contrato milionário da coleta e gestão do lixo foi negociado com um financiador de campanha. Agora o prefeito se sentindo acuado resolveu cumprir a promessa e sem nenhum planejamento prévio despachou a Clean. A ideia era fazer um contrato de emergência com o agraciado e depois ir se ajeitando. O tal empresário chegou a comprar alguns caminhões e esconder próximo a Palmares. Acontece que o negócio da China vazou e um membro do Tribunal de Contas alertou: "o que é isso meu prefeito? Assim o senhor complica nossa vida. Tá dando muito na cara. Deixa a coisa rolar por um tempo e quando a cidade tiver virado um caos o senhor terá justificativa para fazer um contrato de emergência", me confidenciou um membro do segundo escalão. 
Praça do B. Liberdade

Não sei se isso é verdade e talvez até nem seja pois o TCM (Tribunal de Contas dos Municípios) é composto por senhores da mais alta "confiabilidade e honestidade". O fato é que após dois meses de abandono um caminhão basculante branco foi visto coletando lixo em algumas ruas. Mas isso não é nada animador, pois se o prefeito fizer de acordo como manda a lei e se o Ministério Público não deixar ele avacalhar geral, ele fará uma licitação para celebrar contrato com uma nova empresa. E se tudo ocorrer sem nenhum problema levará no mínimo 90 dias. Enquanto isso cada um se vire com o seu lixo.

Observação: Mexer com essa questão do lixo em Parauapebas é  altamente perigoso. Só para lembrar que Celso Daniel, prefeito de Santo André na grande São Paulo foi assassinado em 2002 e as suspeitas é que ele teria descoberto um esquema fraudulento no contrato de coleta do lixo. Por isso, todo cuidado e vigilância é pouco. Estamos em Parauapebas!

7 comentários:

  1. Darci eu reconheço que vc não foi nenhuma maravilha, também torci por uma mudança, mas que fosse para melhor então eu te peço volta, pois eu era feliz e não sabia, mas mude alguns dos que fizeram parte do seu governo, que não valia nada!

    ResponderExcluir
  2. Luis, não posso mim identificar mas kero dar uma informação. Trabalho aqui na semurb que e a responsável pelo lixo. O Raimundo Augusto Neto enviou em outubro o pedido de licitação e o prefeito mandou cancelar. Para piorar tirou o contrato da semurb. Hoje o secretário está ameaçado de perder o cargo. Já lhe tiraram todos os poder. Se tem culpado nessa estória não e o Augusto. Ele e boa pessoa mas a turma não deicha ele trabalhar. Prontofalei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou sabendo que o Augusto está sendo fritado. Seu padrinho Claudio Almeida já caiu fora e o Valmir não confia nele. Agora quer tirar o corpo fora e sair de herói.

      Excluir
  3. Você falou tudo, de lixo o PT entende ve-se o caso Celso Daniel que tentou acabar com um dos grandes financiadores da campanha de Lula e deu no que deu. Tem que fazer igual ao Darci deixar quieto! Essa Cidade sempre foi um lixo !!

    ResponderExcluir
  4. lixo por lixo, deixem o prefeito onde esta.

    ResponderExcluir
  5. Na verdade o povo está caniçado de ser enganado. Não tem nem força para protestar quando vêem as autoridades que deveriam agir fingir que nada está acontecendo. Cadê os vereadores? São cúmplices todos. Cadê o juiz o delegado o promotor? Tudo o povo.

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de usar este espaço para fazer um desabafo. Sou servidor contratado da SEMED e, atualmente, exerce minha função como coordenadora pedagógica em uma escola. É uma vergonha ver como os servidores estão sendo tratados: diminuição de carga horária, humilhação, falta de perspectiva, conquistas sendo retiradas.

    ResponderExcluir