Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de julho de 2016

PT - PARTIDO DOS TRABALHADORES REALIZA ENCONTRO MAS NÃO CONSEGUE QUÓRUM PARA DELIBERAR SOBRE ELEIÇÕES 2016


Aconteceu no dia 16 de julho o encontro municipal do Partido dos Trabalhadores de Parauapebas para deliberar sobre tática eleitoral para o pleito 2016. No entanto, o partido não conseguiu o quórum mínimo de 120 pessoas e o encontro se transformou apenas num fórum de lamentações.

Momento ruim

É lamentável a situação que o PT de Parauapebas se encontra atualmente. Um partido que já foi a grande referência combativa, o grande representante dos movimentos sociais, que construiu uma história bonita forjada na dedicação e garra dos seus militantes, que governou Parauapebas por oito anos, agora se encontra sem identidade e completamente desacreditado. 

Segundo um filiado que participou do encontro, foi deprimente ver a posição do vereador Miquinha. Completamente desnorteado, não apresentou nenhuma proposta de reconstrução do partido e nem sugeriu os rumos a serem tomados. Apenas se limitou a ofender os petistas que discordam de suas postura de apoio ao governo Valmir Mariano, chamando-os de "safados". Atacou também o que ele chama de "intelectuais do PT" numa clara demonstração de despreparo e desespero. Segundo essa mesma fonte, o presidente municipal Parazinho concentrou o seu discurso para falar sobre sua própria importância histórica para o partido.

Já o vereador Euzébio como sempre, falou, mas não disse nada. Os dois - Miquinha e Euzébio - são os responsáveis direto pela manutenção do Valmir no cargo de prefeito de Parauapebas, por isso, perderam completamente o rumo e a credibilidade.

O único discurso que chamou a atenção pela coerência e conteúdo - segundo alguns participantes - foi o da dona Carmelita Félix que falou que "o PT esqueceu suas bases e que a solução seria a reconstrução dessas bases".

Sem estratégia para 2016

Alguns militantes petistas comentam que a realização do encontro em pleno mês de férias foi uma estratégia da direção para não dar quórum. Assim, teriam um motivo para justificarem uma aliança escusa que estão construindo à base de muita negociata. Nem o presidente estadual do PT - Milton Zimmer - estava presente.

Os dois vereadores petistas comandados por Wanterlor Bandeira tentavam construir às escondidas uma aliança com o Valmir Mariano. Porém, o prefeito foi aconselhado por assessores a cair fora dessa estratégia e se afastar do PT. Ao serem solenemente ignorados pelo "Palácio Cinzento", a cúpula petista municipal agora corre atrás de outro candidato que banque suas pretensões. 

Política revanchista

Por pura ganância e tentativa de traição, o PT de Parauapebas perdeu o seu maior líder Darci Lermen, e junto com ele, vários filiados importantes bons de votos. Quando Darci descobriu um golpe em curso que visava derrubar sua candidatura a prefeito, resolveu se desfiliar e buscar um outro partido que viabilizasse sua candidatura a retorno ao Palácio dos ventos. Assim, filiou-se ao PMDB e vários militantes foram para outras siglas como REDE e PCdoB. Sem a sua "galinha dos ovos de ouro", parte da direção passou a atacar de forma revanchista o ex-prefeito e buscar outra alternativa para não perder de vez o pouco que restou.

Com o escanteio dado pelo decadente prefeito Valmir, o PT agora flerta com o DEM (antigo desafeto representado pelo senador Ronaldo Caiado que o PT acusava de ser inimigo dos camponeses), mas ainda tem a alternativa de lançar um candidato laranja bancado pelo velho prefeito. Essas estratégias, caso se confirmem, podem afastar de vez os filiados sérios que ainda resistem no partido. Lamentável a situação de um partido que já fez história em Parauapebas. 



5 comentários:

  1. Que nojo sinto desses políticos. Tudo farinha do mesmo saço. E eu já cheguei a brigar com um amigo por causa desse Miquinha. Que nojo. Miquinha, Eliene, Euzébio é uma vergonha para Parauapebas.

    ResponderExcluir
  2. Curto grosso e cirúrgico Luuz Vieira. Por isso que sou seu fã. Ao fazer essa análise do sei próprio partido demonstra isenção e coerência.
    Bem vindo. Já tava com saudade dos seus textos.

    ResponderExcluir
  3. kkkk...eu já imaginava que meu comentário não sairia! Valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui todos os comentários são publicados, exceto aqueles que a lixeira seleciona automaticamente por motivos óbvios.

      Excluir
    2. "Motivos óbvios"! Verdade, mesmo que não fossem considerados absolutos. Fique tranquilo não o publicarei em outro blog. Pois acredito que os problemas políticos e a disputa interna no PT não se resolverão em atribuições à outros...bom dia!

      Excluir