Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

OPERAÇÃO DO GAECO DEIXA PARAUAPEBAS NUM CLIMA DE MISTÉRIO E MEDO

Desde ontem (18) quando os policiais do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado efetuaram as prisões de uma advogada e de três policiais de Parauapebas, a população vive num clima de estarrecimento e medo. A ordem é "ficar de bico calado". Ninguém sabe as consequências e nem o tamanho desse tal grupo que atuava na cidade e região. Alguns falam em grupo de extermínio, mas fica tudo na sombra. O medo é maior por se tratar de agentes do Estado que deveriam cuidar da segurança do cidadão.

O radialista Laércio de Castro ao repassar informações ao vivo durante o programa Conexão Carajás de Demerval Moreno falou que posteriormente traria informações de fatos bem mais graves que balançaria Parauapebas. Que fatos são esses? Ainda há algo mais grave do que isso?

O silêncio do Ministério Público


Para piorar o clima de mistério e insegurança, os responsáveis pela operação até o momento não deram a rotineira coletiva de imprensa para falar das prisões. Digo rotineira, pois é o que sempre acontece nessas operações do GAECO. Geralmente, no final do dia, o promotor responsável reúne a imprensa e repassa os detalhes e esclarece dúvidas. Dessa vez, só restou o silêncio. 

Outra coisa que chama a atenção é o silêncio e a censura nas redes sociais. Nas outras vezes, os fatos e os personagens (quando vereadores, secretários e empresários foram presos) foram exaustivamente explorados nas redes. Agora está tudo quieto, tudo a boca pequena como dizem por aí. Bastou uma pessoa colocar uma foto dos presos embarcando no aeroporto de Carajás e outra questionar o porque do transporte aéreo (quando os vereadores presos na época foram para Belém de carro), para o caldo azedar. Logo notou-se as ameaças veladas, disfarçadas. Esse é o clima que toma conta da cidade nesse momento.

Delegados transferidos


Coincidência ou não, mas um dia antes da operação quase todos os delegados da Polícia Civil de Parauapebas foram transferido sem motivo aparente. Por mais que se diga que foi uma rotina administrativa, não é normal e nem é rotineiro no histórico da Polícia Civil. A imprensa chegou a ensaiar um protesto pedindo a permanência dos delegados, mas parece que a ação é irreversível. 

Será que esse pequeno abalo sísmico é um prenúncio do grande terremoto? Pelo sim pelo não, redobrem seus cuidados e fiquem atentos aos movimentos. Cuide de sua segurança pessoal e, principalmente se você é daqueles que "fala demais" (como eu), tome muito cuidado.

As águas de março vem aí! 

3 comentários:

  1. Como sempre Luiz, um belo texto! Que retrata a realidade. Que Deus nos proteja !

    ResponderExcluir
  2. parabéns LUIZ VIEIRA vc sempre claro mas suas matérias e a sociedade sempre atualizada um abraço de Janilton Aranha!

    ResponderExcluir
  3. Isso é só o começo do descobrimento ....

    ResponderExcluir