Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

COLUNA DO LEITOR - O MOSQUITO E SEUS EFEITOS

Por  Rogério Silva dos Reis*


Aqui, o autor de forma brilhante faz um paralelo entre o mosquito transmissor do Zica vírus e nossa falta de ATITUDE. Vai desde as consequências da doença até a corrupção que assola nosso país e que começa em nossa casa. Vale muito a pena reservar um tempinho, sentar com os filhos e ler. O blogger recomenda.

Há algum tempo que não se fala em outro assunto que tomou agora proporções universais! Um inseto insignificante acabou repentinamente alastrando pelos quatro cantos do planeta uma nova epidemia desconhecida que avança com mais rapidez que o HIV e além disso pode causar óbitos que já foram confirmados.

Diante desse novo cenário que mais parece um enredo fantasioso de filme ficcionista, a mobilização se concentra no país que detém a mais larga incidência dos focos do mosquito transmissor: o Brasil!

Mas não pensemos que esse novo mal que está pairando sobre nossa nação é algo simples de ser erradicado. Por mais que análises científicas cheguem a um consenso e indiquem os meios eficientes para o combate, um item essencial e que está ao nosso alcance mas que vem sendo ignorado pela ampla maioria de nossa população pode fazer toda a diferença: ele se chama ATITUDE!

Mas onde que essa palavra vai ser realmente útil e até certeira para que o país como um todo se livre dessa nova epidemia? Pode não parecer muita coisa mas ATITUDE é fundamental sim!

Senão, vejamos. Mesmo com toda a ciência e tecnologia disponíveis para a detenção do mosquito transmissor, ela não irá surtir efeito se não houver uma ação que parta de nós mesmos. E não é só apenas achar que o fato de não se preocupar com a limpeza do seu ambiente de trabalho, da casa, da rua, do bairro ou da cidade vai fazer diferença. Faz sim! A ATITUDE de se mobilizar pra impedir a proliferação das larvas é fundamental porque não é só sua própria proteção. Mesmo que alguém ache que não vai ser afetado por isso, não é sua própria visão de comodismo que está na mira e sim o que acontece com todos a sua volta. Se não houver seu esforço nesse sentido que incentiva os demais a fazer o mesmo, todos serão penalizados de alguma forma.

Então achar que uma simples ATITUDE como essa não traz efeitos tem a mesma consequência de comportamento quando alguém só olha pro seu próprio umbigo e não imagina que há mais gente lá fora. É por conta de pensamentos individuais como esse que há um enorme impacto e reflexo em toda a sociedade. Daí surgem as mudanças que provocam uma transformação de mentalidade onde há uma consequência que pode significar sua prosperidade ou sua desgraça.

Para pensar mais praticamente, se uma única pessoa acha que jogar um pedacinho de papel em qualquer lugar não faz diferença ela o fará todos os dias. Em um ano haverá acumulação considerável. E se muitos pensam dessa forma, o que ocorre? Um acumulado muito maior que ocasiona desde proliferação de infestações desagradáveis até entupimento de esgotos e bueiros e daí ninguém pode reclamar quando uma chuva torrencial cai e deixa a rua de seu quarteirão inviável para o transporte justamente porque pelo fato de uns e outros pensaram que jogar qualquer coisa por aí não vai trazer prejuízos.

Ampliando esse aspecto então o que dizer de muitas ATITUDES de nosso povo brasileiro em outras situações? Pensar em ações inconvenientes mas que não se vê por aí como se ninguém percebesse fazendo isso às escondidas tem um reflexo enorme e quando isso prolifera de maneira desordenada o estrago já está feito.

Senão podemos analisar certas ATITUDES: receber troco a mais e não devolver, passar na frente de pessoas em fila comum se achando privilegiado, não ceder lugar a quem tem prioridade legalmente constituída, aceitar agrados fora das normas em qualquer circunstância, pegar emprestada alguma coisa e adiar sua devolução ou nem fazer isso dando uma porção de desculpas, aproveitar-se da bondade alheia fazendo a pessoa de culpada levando vantagens, colocar um indivíduo sob suspeita porque ele possui uma característica que não lhe agrada sem nem ao menos conhecê-lo ou ter ouvido seus argumentos e ainda considerar um perigo iminente, bajular demais alguém que tem boa aparência com fluência admirável em detrimento de conhecer se não há algum ato negativo de sua conduta e muitas outras coisas.

Com tanta citação já feita não se acredita que isso vá mudar alguma coisa. É aí que o coletivo faz diferença. A ATITUDE que uma grande maioria tem produz o resultado esperado. Ou na ausência da percepção de sua consequência a colheita vai ocasionar em frutos podres e estragados.

Ou não se acredita que deixando de eleger alguém competente pelo fato de ter recebido favorecimento do outro por alguma coisa isso não muda em nada, vai impactar no modo como sua gestão se conduzir e nas escolhas que acarretarão o avanço ou retrocesso da cidade. Cada um é responsável por tomar essa decisão. Não se pode pensar só em si em detrimento do restante.

Da mesma forma o que pensar quando alguém decide sair com seu veículo e vai se divertir ingerindo muito álcool? Por não prezar por si mesmo ao dirigir embriagado ao sair vai afetar a todos que estão a sua volta e isso ocasiona um final muitas vezes irreversível.

Análise assim tem sua importância. Por não haver uma preocupação com a preservação de boas maneiras e uma educação eficiente e positiva, introduziu-se um novo espectro social: o de que NÃO TEM SENTIDO MAIS FAZER A COISA CERTA! O QUE VALE É A CONQUISTA DE BENS E O SUCESSO INDIVIDUAL A QUALQUER PREÇO E DANE-SE O RESTO OU QUEM QUER QUE SEJA! Por isso há tanta violação de direitos, desrespeito aos idosos e crianças, rebeldia desenfreada dos jovens, insensibilidade dianteira de fato horrendos, violência extrema e cruel onde por qualquer mínima desavença se pode matar à vontade sem ser penalizado pois a legislação é muito leve, degradação moral e ética visível no comportamento social em sua totalidade, falta de bom senso em situações do dia a dia, conteúdo cultural insuficiente que nada agrega ou que consegue denegrir e isso observa-se plenamente no conteúdo das atuais letras de músicas e suas melodias.

Enfim há um sem número de itens a se elencar por aqui e que é tudo fruto da FALTA DE ATITUDE. Da mesma forma que em nossos dias devemos nos esforçar no combate a esse novo mal externo, se faz necessário combater o mal interno que é tão destrutivo e pode causar muito mais estragos permanentes do que um simples mosquito.

QUE CADA UM POSSA COM ATITUDE FAZER SUA PARTE! NOSSO BRASIL MERECE COISAS MELHORES! SÓ DEPENDE DE NÓS MESMOS!

*Músico e bancário.

Um comentário:

  1. Um ótimo texto para estudo e debate em grupo, principalmente ao se discutir o termo ATITUDE. Pena que os nossos jovens estão optando pelo fascismo à intelectualidade. Mas vale a pena insistir.

    ResponderExcluir