Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

ASSISTÊNCIA SOCIAL - UM PACTO DIABÓLICO

Crianças em situação degradante no abrigo
O grupo de conselhos municipais composto pelo Conselho Municipal de Assistência Social (COMASP), Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (COMDCAP), Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Parauapebas (COMDPDP) e Conselhos Tutelares I e II concedeu entrevista coletiva na última sexta (26) e apresentou um relatório estarrecedor e macabro sobre a realidade da assistência social do município. As imagens são tão chocantes que tornam-se impossíveis não associar com um pacto diabólico para destruir as pessoas em condições vulneráveis - principalmente as crianças. Se o Hitler estivesse vivo, seria capaz de chorar diante de tão degradantes imagens.

Os conselhos reunidos produziram um relatório completo e minucioso e encaminharam para todos os órgãos fiscalizadores das esferas municipal, estadual e federal. Na coletiva, afirmaram que já cansaram de informar e pedir providências ao gestor e ver a situação só piorando.

Todos os órgãos que compõem o quadro da assistência social estão literalmente falidos. Abrigos de crianças e adolescentes em situação de risco, abrigo de idosos, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Centros de Inclusão Digital, Centro Pop (que acolhe os conhecidos "pé inchado"), enfim, toda a rede de assistência que deveria cuidar bem da nossa população carente está em completo abandono e sendo sistematicamente destruída. Os problemas vão desde a falta de funcionários (quantidade mínima como determina a Lei de Assistência Social), falta de veículos, de combustível, de alimento...

A situação mais catastrófica é notada no abrigo das crianças e adolescentes. Essas, que já vêm de situação de extrema vulnerabilidade social, são jogadas num depósito em situação mais degradante do que nos campos de concentração nazista. Nesse ambiente inóspito, elas convivem com a sujeira, com a fome, dormem no chão em colchões improvisados e em quartos abafados,  e ainda convivem com o perigo proporcionado por marginais que transitam livremente no local. 

O relatório dos Conselhos apresentam um paradoxo: enquanto falta verba para alimento, para pagar energia, para equipamentos, para transporte, existe contratos milionários para todos esses itens que são constantemente aditados. Além das verbas do governo federal que entram nos cofres da prefeitura que deveriam proporcionar provimento de todas as necessidades.

Uso político-eleitoral


Geladeira vazia no abrigo infantil
Desde o início da gestão, o prefeito Valmir vem usando as secretarias como moeda de troca para conseguir apoio político dos partidos. Com a SEMMAS não têm sido diferente. Essa prática perniciosa vem causando enorme prejuízo na política de assistência social do município e proporcionando enorme sofrimento às famílias vulneráveis. Cestas básicas, remédios, auxílio funeral, kit natalidade... O quê é isso? No papel, tudo isso existe. Mas vá procurar na SEMAS para ver o que acha!

A SEMAS atualmente é comandada pelo vereador Marcelo Parceirinho (PMDB) que segue a risca o plano de destruição da política pública de assistência social.

Confira mais imagens do abandono e do caos:


Janelas do abrigo com vidros quebrados

Mobília do Inclusão Digital


Galpão que deveria funcionar aula de caratê

O que restou do Inclusão Digital

Abrigo dos moradores de rua ("pés inchados")

Carteiras escolares novinhas viraram entulho e ocupam espaço no abrigo das crianças


15 comentários:

  1. Caro senhor redator, primeiro quero parabenizá-lo pelo artigo e pela comprovação do mesmo através das imagens fotográficas; nesse caso ninguém - nem mesmo a "justiça que, por conveniência própria é cega" - pode dizer que é invenção sua ou delírio de blogueiro encrenqueiro ou intriga da oposição (ups, oposição?). Porém, lamento dizer que a culpa disso aí e de todas as outras mazelas é única e exclusivamente dos vereadores que foram eleitos pela sigla do PT. Isto mesmo, desde a votação do orçamento suplementar, a segunda principalmente onde houve unanimidade, até a votação do bolsa emprego e por fim a venda da Joelma em troca da Secretaria de "Cultura" para o seu bonequinho mimado a quem ela chama de marido. Prove, se puder, por A + B que eu estou equivocado e eu retiro este comentário. Se eu estiver certo, como cobrar do Bruno, Do João do Feijão/milhão e dos demais que encenaram a cassação do velho e Levaram a Ângela pelos braços, da Câmara à Prefeitura, numa atitude patética? Ah, Já nem sei mais o que dizer! Boa sorte nos próximos artigos.

    ResponderExcluir
  2. Luiz, uma correção na sua matéria. A imagem com a legenda “Abrigo dos moradores de rua (pés inchados)” não é do Acolhimento Institucional para Pessoas em Situação de Rua, mas se refere ao antigo Projeto PIPA, que agora é o Centro de Referência para Crianças e Adolescentes (CRIAR). A imagem com a legenda “Carteiras escolares novinhas viraram entulho e ocupam espaço no abrigo das crianças” também se refere ao antigo Projeto PIPA, que agora é o Centro de Referência para Crianças e Adolescentes (CRIAR).

    ResponderExcluir
  3. Outra correção as "carteiras novinhas" são do tempo do PT que foram sucateadas desde então, apontar é mais fácil do que reconhecer o erro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não basta ser puxa-saco, tem que ser muito tapado. Esse anônimo é maluco? As carteiras mostradas foram compradas por Darci sim e o velho jogou tudo no lixo só porque não gostou da cor. Estão todas novinhas. Quem não acreditar vá no CEUP que nós estamos usando elas até hoje. As nossas nós não deixamos trocar.

      Excluir
    2. mãos que trabalham ?? rsrsrsrsr

      Excluir
  4. Reabertas as atividades do Centro de Convivência do Idoso

    O tradicional Forró dos Idosos do Centro de Convivência do Idoso marcou o início das atividades do grupo de idosos do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do Bairro Rio Verde, órgão ligado à Prefeitura de Parauapebas através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). A festa ocorreu na manhã de hoje no dia 26 e teve a animação do sanfoneiro Monteirinho do Acordeon.

    Por volta do meio dia os usuários deram uma pausa no forró e saborearam um delicioso almoço, e, após uma rápida reunião, continuaram com a festa. O evento foi encerrado por volta das 14h.

    No serviço de convivência, o idoso tem a possibilidade de ampliar as trocas culturais e de vivências, desenvolvendo o sentimento de identidade, fortalecendo os vínculos familiares e incentivando a socialização e a convivência comunitária através de atividades como palestras, artesanato e dança, entre outras.

    Importante destacar que o idoso que deseja participar dos encontros, deve procurar o CRAS mais próximo para fazer um cadastro e se informar sobre os dias que ocorrem as reuniões na unidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Luiz, esse texto do comentário foi publicado pela ASCOM num site pago. Estão querendo aproveitar do prestígio do seu blog para divulgar essa mentira deslavada. Todos sabem que a casa do idoso estava abandonada e agora querem fazer média para tapar o sol com a peneira. Tire esse lixo de sua página que isso é propaganda mentirosa.

      Excluir
    2. Luiz ,na verdade eles só fizeram o forro naquele dia, sem perspectiva de abrir o Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos para Idosos. Será que estão apelando para politica do pão e circo????

      Excluir
    3. Esse tapado, pucha saco anônimo da segunda feira, que defende esse governo mariano deve fazer parte da corja, o que houve no aconchego do idoso foi uma ação da comunidade, nada haver com esse desgoverno municipal. Acorda pucha saco!

      Excluir
  5. Luiz Vieira, sei que você não vai botar esse comentário, pois tem anulado todos que mando. Mas vou escrever assim mesmo. É o seguinte: esse secretário de Assistência, o Alex é aquele que apareceu no jornal Liberal como foragido e chefe do esquema no caso da prisão do dinheiro de campanha da irmã Luzinete. Logo depois foi preso com armas. Em qualquer lugar do Brasil ele jamais assumiria um cargo público. Aqui no Pebinha terra de muro baixo ele virou secretário da SEMAS indicado pelo vereador Parceirinho do cão.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns anônimo das 21:52 bem lembrado ...

    ResponderExcluir
  7. e essa quadrilha de mal feitores, pré julgando o povo de Parauapebas estão acreditando em reeleição, mas imaginem, se essa corja recebeu a prefeitura com os cofres pujantes de recursos e conseguiram quebrar a prefeitura, deixando a cidade um lixo de se ver, imaginem continuar com o poder da forma que está, o povo morrerá a míngua de tudo, pois nem o salário dos servidores irão pagar, quanto mais manter os órgãos funcionando.

    ResponderExcluir
  8. È meu caro companheiro..nao esperava outra coisa de teu blog que vem buscando seriedade nas informações..Quanto a Secretaria Municipal de Assistência Social faço uma reflexão criteriosa sobre qual é a essência do problema. A essência esta na falta de conhecimento acerca de uma politica prevista na constituição como tripé da seguridade social e que no âmbito municipal é utilizada com fins eleitoreiros e assistencialistas. Se antes os gestores eram as esposas do prefeito (1ºdamismo),hoje é o que se vende mais barato na ilusão de que é uma secretaria eleitoreira. A politica de Assistência é delineada pelas proteções sociais e hoje verificamos que nossos usuários estão DESPROTEGIDOS dentro da politica que deveria garantir direitos. Quanto as famílias em pobreza e extrema pobreza, estas sendo um dos públicos prioritários da assistência, verifico que elas próprias desconhecem seus direitos, onde famílias com perfil destes programas se envergonham de solicitar algo nas unidades publicas socioassistenciais, onde ao invés de utilizar o termo “Eu vim solicitar”(sic), utilizam “Eu vim pedir”(sic). Nesta vertende, o desafio do trabalhador da assistencia é maior, pois além de garantir direitos precisamos contribuir na desconstrução da ideia de que pobreza perpassa pela mendicância. A politica da benesse e do assistencialismo foi superada na teoria através da consolidação do Sistema Único de Assistência Social-SUAS, mas na mentalidades de muitos ainda persistem, e o que mais assusta é que esta mentalidade não é exclusiva dos que estão a margem da sociedade, é também daqueles que se jugam detentores dos poderes. Se vamos desistir??? A resposta é :os que acreditam na resiliência dos sujeitos sociais não desistem, as vezes param, mas só para dar um impulso maior na luta....

    ResponderExcluir
  9. Alex faz mutirão com funcionários da Semas no pipa para fazer queima de arquivos ,vá lá e confira o crime

    ResponderExcluir