Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

A CRISE DE IDENTIDADE DO PT DE PARAUAPEBAS

Que o Partido dos Trabalhadores está com uma imagem desgastada em todo o país, todos já sabem. Esse desgaste nacional é fruto de quase quatro mandatos, de alguns erros na política econômico, de constantes ataque da mídia, etc. Não vamos aprofundar esses motivos aqui, pois daria uma tese de doutorado.

Aqui em Parauapebas, além da influência do desgaste nacional, existe um fator muito mais poderoso que coloca o partido em situação bastante delicada. Toda uma história de lutas, de conquistas, de transformações, está comprometida pelo posicionamento da sua direção municipal e de sua bancada de vereadores na câmara. Depois de uma gestão de 8 anos, alguns membros não souberam como viver fora do poder e desvirtuaram completamente a prática do partido. Um exemplo claro disso é o comportamento dos quatro vereadores (maior bancada da câmara) que vive constantemente um dilema: ser oposição ou governo. Euzébio e Miquinhas, desde o início do mandato se posicionaram claramente a favor do governo Valmir e foram os grandes responsáveis por mantê-lo no poder. Já falei isso em outro post e essa é uma triste verdade: o Valmir só continua prefeito, só continua acabando com nosso município, graças ao apoio desses dois vereadores petistas. 

Com a prisão e afastamento do vereador Arenes, a Joelma Leite assumiu a vaga. Se apresentou com um brilhante  discurso de oposição e representou por alguns momentos o sonho de renovação política daquela casa. Não foi forte o bastante e sucumbiu a política nefasta e servil do sistema. Se aliou ao governo em troca de uma secretaria falida onde indicou seu próprio marido, numa clara demonstração de que não acredita na transformação política e ignora a imoralidade do nepotismo vigente.

A vereadora Eliene que no momento mantém um discurso solitário de oposição, não consegue se firmar como tal, não mantém uma prática capaz de agregar pessoas em torno de uma causa. Talvez, essa falta de credibilidade se dá pelo comportamento vacilante e pela falta de um discurso mais consistente e com conteúdo. Como já abordei aqui, também já flertou com o governo e chegou a preparar sua equipe para assumir a Secretaria de Assistência Social (SEMAS) e a negociação só não se concretizou porque o Valmir resolveu brincar para testar até onde ia a índole dos petistas.

Nesse contexto, o partido vive um dilema e não sabe como enfrentará a disputa eleitoral de 2016, mesmo tendo o nome do Darci apontado com ampla vantagem em todas as pesquisas. Tudo indica que deve sofrer um esvaziamento. A direção continua vacilante, sem saber o que fazer e sem dar claros sinais de qualquer estratégia. Existe até a desconfiança de que esteja negociando uma tática eleitoral com o mau velhinho. 


9 comentários:

  1. É muito complicado a situação desde partido. Mas vale ressaltar a importância e o trabalho desenvolvido pelo Velhinho, vão esbarrar num governo de mais de 260 obras em 3 anos. Vejo o Darci despencando nestas pesquisas, e o partido que está ferido pelos acontecimentos nacionais. Ainda mais depois de sua entrevista (Darci), onde o mesmo não soube explicar onde colocou 80 milhões do hospital.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde estão essas obras? nem dinheiro pra iluminação publica tem, é só conversa mole mano, não caia nessa.
      Valmir teve vários secretários presos por corrupção, alem dos afastados vereadores que jogavam o jogo sujo dele (é mentira?)
      sinceramente, só desse prefeito concorrer às próximas eleições já é uma ofensa, um abuso. Parauapebas não merece mais 4 anos desse velhote não, que Deus nos ajude.

      Excluir
    2. se o velhote ficar mais 4 anos no poder parauapebas já era

      Excluir
    3. contando com pinguelas ? porque ele faz uma pinguela e coloca uma placa maior que a obra kkkkkkk

      Excluir
  2. Professor Luiz pelo que se vê vai acontecer com o PT local o mesmo que acontece com o nacional, ambos enrabichado no PMDB... Ou, não?
    Vê-se que o vermelho está mesmo muito encardido, companheiro. Não se faz mais ptralha como antigamente!

    ResponderExcluir
  3. As obras foram feitas em marte, pois uma cidade que está aos cacos, é uma afronta dessa quadrilha, achar que o povo é tão otário, quem será o próximo não sei, mas esse velho seria castigo demais para o povo sofrido dessa rica cidade que vive na miséria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EI filho da zaca,ilumina as ruas próximo ao colégio adventista o negocio lá ta feio meu caro

      Excluir
  4. Olá companheiro Luiz Vieira!

    Sempre acompanho com muita atenção, vossas postagens. E gostaria de contribuir com vossa crítica, dizendo partidos políticos dificilmente será uniformes do ponto de vista ideológico o mesmo em posições, a não ser talvez quando bem pequenos ou em sua fase inicial, como foi o caso do PT em Parauapebas, onde vosso companheiro era dirigente. É plausível conjeturar que regularmente emergem discordâncias importantes, em relação às três dimensões postas conjunturalmente em sua argumentação, e ao meu entendimento: À DEFINIÇÃO DE DARCI, O CAMINHO DO PT EM PARAUAPEBAS, e O PT, QUEM CONDUZIRA-LO.
    Para análise da primeira questão (definição de Darci), tudo que estar sobre a definição e alcance do PT local (nas suas palavras) o mesmo fez, que era unificarmos em torno do nome do companheiro Darci e evitar previas, não repetindo o erro de 2012, onde vários críticos do PT/Parauapebas/agora/direção errão dirigentes, mandatários ou mesmo da gestão, entre esses o companheiro Darci/prefeito, bom ponto para a direção local nesse momento, mais, todavia teremos que esperarmos essa decisão, para podemos lambermos as feridas e tocarmos o barco para frente.
    Segunda questão, se tal decisão de Darci for saí do PT, será uma partida de dois perdedores Darci e PT, mais o ultimo com á responsabilidades de mante-se na defesa de Parauapebas, Pará e Brasil, no projeto e objetivos de longo prazo, ideologicamente abalizado nos aspectos fundacionais (manifesto de fundação) do nosso partido.
    Terceira questão, o partido que temos não está à altura dos tempos em que vivemos das direções até as bases, é preciso realizar transformações profundas, precisamos de um partido para tempos de guerra, e não para fugirmos das dificuldades postas, nossa direção, compreende que a conjuntura que vivemos não se limita ao Darci, entendemos que isso é fruto da nossa gestão e nossos gestores na PMP, que esqueceram o partido. Com tudo como parte da direção, temos a reponsabilidade de criar uma articulação permanente do conjunto das forças políticas internas no PT/Parauapebas, para verdadeiramente nortear e dirigir o PT, neste momento onde vários primam pela fuga e esquecem das suas responsabilidades e erros no processo, temos o dever quanto dirigentes do PT, aproximar o partido á sociedade, movimentos social, sindicatos, associações entre outros um partido de povo de massas, nossa militância deve ser convocada a participar ativamente neste processo de definição politica. Quem participar vai ajuda a decide o rumo do PT em Parauapebas.

    Parazinho do PT
    Presidente do diretório Municipal do PT

    ResponderExcluir
  5. O questionamento aqui não é sobre o velho que faliu nosso município e acabou com o único crédito que existia entre os políticos local. Falamos do maior partido político do Brasil, que vem se acabando aos poucos, não o "Partido dos Trabalhadores", mais as pessoas de má índole que nele estão ou estiveram, não sou pestita, nunca fui, apenas respeito a história desse partido. Nossa cidade causa vergonha nacional, a postura da vereadora Joelma Leite, não me causou nenhuma surpresa, isso já estava desenhado, basta ver o perfil da pessoa.Sinto- me profundamente envergonhada com os reapresentantes políticos que Parauapebas tem, quando falam que Barrão é analfabeto, João do Feijão nem se fala, e por ai vai, agora a Joelma, que é esclarecida, tem graduação superior, essa sim, é a maior das pilantras!!!

    ResponderExcluir