Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de abril de 2015

O PULO DO GATO - COMO VALMIR CONSEGUIU SAIR DO SEU INFERNO ASTRAL?

Ainda repercute em nossa cidade o processo que culminou com o afastamento do Valmir por oito vereadores no início de março. Nesse período ouvimos todos os tipos de questionamentos possíveis e entendemos melhor como é a lógica política que prevalece em Parauapebas.  O prefeito Valmir por exemplo vivia seu pior momento político e era escrachado e execrado publicamente por todos, e em pequenos círculos, quase em segredo era escrachado até por seu secretariado. Na Câmara, até a sua base governista já demonstrava publicamente que não tolerava mais o velho alcaide.

Após o processo de afastamento do Valmir, ele conseguiu dar uma guinada espetacular. Quando se viu acuado e cercado somente por um pequeno grupo de lacaios, resolveu reagir. A primeira medida foi acertar as contas e abrir a sacola mágica para a imprensa. Foi uma mágica espetacular o que assistimos e ouvimos no mês de março: o prefeito que nunca deu bolas para a imprensa, agora estava concedendo entrevistas, gravando mensagens e manifestos diversos. Por outro lado, setores da imprensa que antes odiavam o prefeito passaram a amá-lo incondicionalmente. Era patético e constrangedor ver ou ouvir uma entrevista do Valmir onde o entrevistador agia como um garoto propaganda tentando agradar sua estrela vaidosa. Até o próprio Valmir se demonstrou irritado com tanta bajulação de pessoas que anteriormente o crucificavam.

Outra estratégia do Valmir foi convocar todas as entidades que possuem convênio com a prefeitura para comparecerem ao gabinete, e, "espontaneamente" declarar apoio ao prefeito. Como coincidiu com o período de assinatura para renovação dos convênios, o prefeito usou essa artimanha sem nenhum escrúpulo para forçar essa demonstração de apoio. A estratégia deu certo e vimos várias lideranças com um sorriso constrangido posando para foto ao lado do prefeito.

Muitos faziam a mesma pergunta: como é que um prefeito afastado pela maioria dos vereadores consegue permanecer no comando do município? Seria Parauapebas uma cidade sem leis? Por quê a justiça não se posiciona? Essas perguntas não são tão fáceis de serem respondidas. O fato é que o prefeito Valmir foi meio louco e sua loucura deu certo, pelo menos por enquanto. As consequências futuras poderão ser desastrosas, mas por enquanto ele conseguiu uma vitória nessa longa batalha. Com a grande exposição na mídia, o Valmir conseguiu a tolerância de parte da população e conseguiu fixar o discurso de que estava sendo vítima de golpe arquitetado por pessoas sedentas de poder.

Por outro lado, a oposição comandada pelo G-8 (agora G-7) ficou desnorteada e desorientada. O grupo não traçou uma estratégia e nem sequer recorreu a justiça para garantir a posse da vice-prefeita Ângela. Como não entrou com um mandado de segurança, "tudo ficou como d'antes no quartel de Abrantes", ou seja, tudo continua na mesma. Por que o G-8 não entrou com o mandado de segurança contra o Valmir? Isso é um mistério que nem um advogado entende. Não sabemos se se trata de uma estratégia do advogado do G-7 - o Dr. Inocêncio - ou se foi por insegurança ou inocência. O fato é que o grupo perdeu o precioso tempo e possibilitou a rearticulação do Valmir. Eu só tenho certeza de uma coisa: aqui no Pará a justiça só é implacável com os municípios pobres. 

Leia amanhã: Valmir ou Ângela?  Quem seria melhor para Parauapebas?

7 comentários:

  1. Alo G7, abram a cpi da secretaria de obras, do lixo e da habitação. Corram enquanto vocês tem números para apresentarem os requerimentos. Dentro de poucos dias vocês serão G6, soube que o josineto a qualquer momento trilhará o caminho do João do feijão. Vereadores do G5, abram várias cpi, porque com certeza denitro de poucos dias voltaram a serem 5.

    ResponderExcluir
  2. Há mais coisas entre o céu e a terra do que pode imaginar nossa vã filosofia.
    William Shakespeare

    ResponderExcluir
  3. Brás continua operando como josineto, a diferença é que josineto repartia o "bolo" com os nobres edis. O Brás entrou com o discurso da moralidade, mas na verdade come o "bolo" sozinho. Só o contrato de contabilidade é de r $588.000.00. Isto que é modalidade! !! Não acreditam peçam para ver o referido contrato.

    ResponderExcluir
  4. Nossa!até que enfim alguém está vendo o que o Sr. Braz está fazendo? Sou concursado mas na época do sr. Josineto era bem melhor. Coitadas das ASGs (concursadas/poucas) agora teem que se desdobrarem pra darem conta. Apesar da gestão anterior não ter sido das melhores pelo menos o Josineto nos cumprimentava e nos recebiam na presidência,nos ouvia,agora vai lá pra ver .... sem falar que está um presidente trapalhão Sr. Braz.

    ResponderExcluir
  5. Acho que esse advogado faz jus ao nome. O G-8 escolheu o doutor errado ou errou na hora de dar o bote? E bote inocência!

    ResponderExcluir
  6. Quem disse que o inferno astral dele já acabou? Dizem os velhos lobos do mar que antes da tempestade vem a calmaria, estamos na calmaria, A pior tempestade está por vir. Acreditem se quiser mas tem gente importante já arrumando as malas para se prevenir.

    ResponderExcluir