Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Sessão de 13 de maio

Toda ausência é atrevida


Como já prometi, vou tentar me segurar e não falar nada de negativo citando nome dos nossos vereadores. Afinal, isso é repetitivo e a cidade inteira já fala. Procurarei me ater a algum discurso interessante, algum projeto ou postura de algum vereador que valha a pena ser falado. O que for negativo, não citarei nomes para não valorizar o indivíduo. Pelo menos vou tentar.

Na sessão de ontem notei um fato curioso: com a ausência do vereador Odilom que está em tratamento fora do município, os demais vereadores ficaram mais soltos, tipo quando o pai sai de casa e deixa os filhos adolescentes sozinhos. Teve vereador que até imitou o Odilom interrompendo o discurso do colega para corrigi-lo. Outros estavam tão a vontade que por pouco não quebraram o decoro. 

E por falar em discurso que valha a pena repercutir, ontem o vereador Charles II no uso da tribuna falou de um assunto polêmico mas que passou despercebido pela maioria da platéia e até dos edis. Disse que estaria sendo assinado um convênio que daria poder de polícia ao DMTT. E frisou: "Quando o DMTT apreender algum veículo irregular, por favor, não procurem o vereador para soltar..." Eis aí o "XIS" da questão. Os próprios vereadores acostumaram o povo nessa prática medonha e contraditória. Qualquer erro que o cidadão comete, é só ter um vereador como pistolão e tudo está resolvido. Se comete uma infração no trânsito, se está preso, se tem veículo apreendido, se comete um crime ambiental, se é apanhado ocupando calçadas públicas com mesas de bares ou vendendo produtos em áreas proibidas (camelôs), qualquer erro, lá está um vereador para "solucionar o problema". Isso é um absurdo que só acontece em vilarejos sem civilização e aqui em Parauapebas. O vereador que é um legislador, um fiscalizador deveria ser o primeiro a dar o exemplo e ajudar a coibir toda prática ilegal.

 Por incrível que pareça já vi vereador fazendo discurso na tribuna, bravo e indignado porque um agente público estava fazendo cumprir a lei municipal. O que era para ser uma rotina de um fiscal quando coibia práticas ilegais, foi taxado por vereador como abuso. Os argumentos eram os mais hilários possíveis, como: "Um pai de família trabalhador teve sua mercadoria apreendida só porque estava comercializando na calçada..." "Enquanto a polícia persegue pai de família só porque não tem um alvará deveria estar perseguindo bandidos..." "Prendeu o veículo de um pioneiro que mora aqui há 20 anos só porque estava com a documentação do veículo atrasada e sem carteira..." Já vi até secretário ser atacado por vereadores por estar cumprindo o seu papel de zelar pelas leis e tentar disciplinar o uso dos espaços públicos. Aí eu pergunto: o fato de sermos pioneiros, honestos, pais de famílias, trabalhadores nos dá o direito de vivermos a revelia das leis? Conheço gente que é pioneira, da alta sociedade que sustenta sua família e gera vários empregos vendendo maconha. E aí? Independente do grau da infração ou do crime, temos que responder todos em igualdade. Chega de querer encontrar um "jeitinho brasileiro" para cometermos ilegalidades e ainda termos o apoio de autoridades que deveriam zelar pelas leis.

Outro dia testemunhei um vereador que foi parado numa blitz e estava todo irregular. Bastou mostrar a carteira de vereador para ser liberado. Já está na hora, já passou da hora da população exigir uma postura diferente dos vereadores. Já passou da hora dos nossos vereadores começarem a contribuírem efetivamente com uma cidade mais organizada e legal. Tem discurso de vereador que se fosse apurado seria motivo de prisão. Outro dia mesmo um defendeu na tribuna o transporte feito por vans com o argumento de que uma licitação iria favorecer gente de fora. Como? E a lei vereador? Isso é confissão de crime e dá cassação de mandato! 

Um comentário: