Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Luciano Huck e a desgraça humana

Não sou muito chegado a rede social. Acho que as pessoas estão se expondo muito e, principalmente expondo suas futilidades, seu lado vazio. Tenho Facebook mas pouco escrevo. De vez em quando divulgo alguma ideia, algum questionamento, alguma crítica e até alguma coisa que me empolga bastante. Mas confesso que uso muito o face para estudar e analisar a personalidade humana. É como se fosse uma janela mágica onde posso ver a áurea das pessoas, o que há no seu íntimo, seus mais profundos pensamentos e valores. Fico zapeando nas raras horas de folga e as vezes me divirto, as vezes me decepciono com a raça humana, as vezes me alegro em perceber que esse mundo ainda tem jeito. Qualquer dia desse vou escrever um livro sobre esse tema.

Mas o que isso tem a ver com Luciano Huck?

No último dia 23, sexta, o apresentador global apareceu de surpresa em Parauapebas e criou um certo reboliço. Veio gravar um quadro para seu programa e o sortudo contemplado foi Adaias da academia Samuray Zen. O quadro "um por todos e todos por um" dá uma força a projetos sociais que faz alguma diferença na vida das pessoas.

Pois bem. Resolvi dar uma olhada nas redes sociais por curiosidade. Queria saber o que o povo estava achando disso. Vi muitos comentários positivos. Quem disse que a humanidade está perdida? Mas, infelizmente vi muitos comentários carregados de veneno, rancor e inveja. Não vou citar nem um exemplo aqui, pois alguns desses comentários são de pessoas conhecidas e iria causar muita polêmica. Mas faça uma pesquisa e tire suas conclusões.

A vinda de Luciano Huck em Parauapebas mudou minha vida sim.


Conheço o casal Adaias e Edivânia . Trata-se de um casal batalhador e que desenvolve um trabalho belíssimo que deveria servir de exemplo para todos nós. Há anos eles trabalham com pessoas carentes num projeto social inclusivo. Através do karatê Adaias contribui para tirar centenas de crianças carentes da marginalidade e proporcionar um futuro digno. Sua esposa, por sua vez, mobiliza sua comunidade para conquistar melhorias. Através das artes marciais, dança e outras artes, ajuda mulheres carentes a reconquistarem cidadania e auto-estima. E fazem tudo de graça, voluntariamente nas horas de folga. É bom frisar que o casal não vive disso como muitos que vivem de projetos sociais. Ambos trabalham para garantirem o sustento. O trabalho social é feito nas horas de folga, onde o único interesse é ajudar o próximo.

Depois de anos trabalhando, se dedicando e sacrificando de forma desinteressada, eis que chega a recompensa. Nesse momento o casal está em algum hotel de luxo no Rio de Janeiro usufruindo de férias que jamais imaginaram, enquanto a equipe da Globo transforma um pobre galpão construído com recursos do casal em um espaço de sonhos. 

Mesmo que não conhecesse o casal Adaias e Edivânia, continuaria afirmando que a vinda do Luciano Huck em Parauapebas mudou minha vida. Mesmo eu não tendo nem chegado perto do local onde estava o apresentador, minha vida teve forte impacto positivo. E isso não é idolatria e nem fanatismo. Explico: esse pequeno gesto, que não é nenhum milagre será capaz de ajudar a vida de dezenas de famílias que terão um espaço nobre. Com essa ajuda, o casal terá mais condições de continuar ajudando e transformando vidas de famílias carentes. Com certeza mais crianças terão chances de construir um futuro digno e fugir da marginalidade. Com certeza esse novo espaço proporcionará cidadania a mais famílias que sonham com um futuro melhor. É um pequeno gesto sim. Pode ser uma gota no oceano, mas pode melhorar a realidade de algumas pessoas e isso impacta positivamente a vida das pessoas de bem.

Vejo todos os dias pessoas negativas que ficam lamentando e torcendo pela desgraça alheia. Não são capazes de um pequeno gesto para ajudar o próximo. São pessoas tóxicas e contaminantes. Fuja de gente assim, pois você não poderá fazer nada por elas, por uma razão simples: elas não querem ser ajudadas. Só querem lhe arrastar para seu abismo. Gente assim tem inveja da felicidade e do sucesso do próximo. Para disfarçar sua vida miserável costuma ir a igreja com muita frequência, dá esmolas, participa de chá de caridade e frequentemente posta mensagens religiosas nas redes sociais. Aparentam ser pessoas normais, bem sucedidas, senhoras ou senhores de família, mas não passam de sepulcro caiado.

Por outro lado conheço gente de verdade. Gente que vibra e se alegra com os pequenos sucessos do próximo. Gente capaz de mudar o mundo com pequenos gestos e atitudes simples. São pessoas que vão à luta e acreditam num mundo melhor. Pessoas assim tem um brilho contagiante, um sorriso verdadeiro e despretensioso. Quando ajudam alguém, ajudam por simples prazer e sentem felicidade ao verem a vitória do próximo, mesmo que seja um total desconhecido. 

Felizmente vejo esses bons exemplos se multiplicarem. Sim, acredito num mundo melhor. Acredito que posso contribuir para isso. Acredito que a gota d'água pode fazer a diferença no oceano.

13 comentários:

  1. A gota d'água pode fazer a diferença num grande incêndio, quando cada um derramar a sua.
    Texto bom para reflexão.

    ResponderExcluir
  2. é Luiz Vieira mais uma vez um belo texto, parabéns!
    e para os rancorosos digo: que a pior derrota do ser humano é não querer ver a vitória do seu Próximo!
    de Gilvan!

    ResponderExcluir
  3. Luiz, as vezes tenho medo de você. É como se você realmente pudesse ler nossa alma, nosso pensamento. Me sinto despida. Muito bom o texto.

    ResponderExcluir
  4. Vou guardar essa reflexão no meu coração. Queria ser otimista como você mas não consigo. Quem sabe quando eu crescer? Rsrs.

    ResponderExcluir
  5. Cobramos sempre o melhor dos outros mas nem sempre danos o melhor de nós. Ainda acredito que a maioria nós tem senso de responsabilidade e nos portamos como cidadãos.A questão é que muitas vezes achamos melhor ir no comboio do que seguir na direção que cremos mais correta.

    ResponderExcluir
  6. Serve de lição! "O discurso convence, mas o exemplo arrasta!..."

    ResponderExcluir
  7. Lindo meu professor lindo. Adoreiiii.

    ResponderExcluir