Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de setembro de 2022

EDUCAÇÃO DE PARAUAPEBAS EM LUTO - MORRE O PROFESSOR ITAMAR

A educação perde um importante guerreiro

 Nesse dia 1º de setembro de 2022, morreu o Professor e Sociólogo Itamar de Cirqueira Silva aos 57 anos de idade, deixando um enorme sentimento de tristeza e um vácuo na educação de Parauapebas. Itamar era pioneiro em Parauapebas e muito contribuiu tanto na educação como na história política desse município.

Na educação, foi um professor atuante, apaixonado e dedicado. Era do tipo que se realizava dentro de uma sala de aula, com uma performance irreverente que deixava seus alunos vidrados nas suas aulas. Sua paixão era tão grande que até aos domingos o professor Itamar estava envolvido com a prática docente, geralmente em cursinhos pré-vestibular. 


No campo político, Itamar foi um aguerrido militante sindical. Ajudou a consolidar o SINTEPP em Parauapebas e exerceu importantes cargos na diretoria. Também foi militante do Partido dos Trabalhadores, contribuindo inclusive com a eleição no primeiro mandato do Darci - atual gestor municipal. 

Itamar foi o primeiro Ouvidor Municipal na gestão Darci Lermen. Na sua gestão a frente do órgão, estruturou-o e colocou em prática aquilo que deveria ser a essência da Ouvidoria: ouvir o povo. Isso o Itamar fazia com excelência e empatia. Não só ouvia, mas encaminhava as demandas dos cidadãos ao executivo e cobrava resultados com insistência. Eu me arriscaria a dizer que depois do Itamar, a Ouvidoria perdeu sua essência e foi sendo cada vez mais desconfigurada. 

Também era bacharel em Direito pela UFPA. Não conseguiu ser advogado - seu grande sonho - pois logo após formado, teve a saúde comprometida por problemas cardíacos. Com isso, Parauapebas deixou de ter um brilhante advogado, pois mesmo antes de se formar, já era um estudioso das ciências jurídicas e discorria sobre o assunto com eloquência e conhecimento. Itamar, era por assim dizer, uma mente inquieta e ávida por conhecimento. Dominava bem diversas áreas e debatia qualquer assunto com espantosa desenvoltura.

Em pleno exercício do trabalho como Ouvidor Municipal, o professor Itamar adoeceu. Fez uma cirurgia no coração e, desde então, vem passando por altos e baixo. Até que, após lutar bravamente pela vida, veio a falecer nesse dia 1º de setembro.

Itamar deixa esposa, 03 filhos e uma legião de amigos, a quem registramos nossa solidariedade nesse momento de dor.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo belíssimo texto sobre o professor Itamar. 👏👏👏Tive a honra de conhecê-lo. Uma homenagem resumida sobre ele e sua contribuição para o nosso município.

    ResponderExcluir