Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de março de 2018

COLUNA DO LEITOR - A CLASSE MÉDIA E ALTA NA ESCOLA PÚBLICA!


Por Alípio Mário Ribeiro*

            A cada ano aumenta o número de alunos “ricos" matriculados nas escolas públicas estaduais pelo país. Em Parauapebas, não é diferente. Basta passar pela praça Mahatma Gandhi (ESCOLA EUCLIDES FIGUEIREDO), pela rua Rio de Janeiro no Rio Verde (Escola EDUARDO ANGELIM) ou outras escolas estaduais de ensino médio na cidade, para ver alunos descendo de HILUX, COROLAS, SUV para irem para a aula. Outros tantos, mesmo menores de idade, vão de motos caras, ostentando celulares de última geração, roupas de grife, óculos da moda!

            A Lei 12.711/2012 preceitua o seguinte:

            "Art. 1o  As instituições federais de educação superior vinculadas ao Ministério da Educação reservarão, em cada concurso seletivo para ingresso nos cursos de graduação, por curso e turno, no mínimo 50% (cinquenta por cento) de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

            Parágrafo único.  No preenchimento das vagas de que trata o caput deste artigo, 50% (cinquenta por cento) deverão ser reservados aos estudantes oriundos de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo (um salário-mínimo e meio) per capita.

            Compensa mais para os pais matricularem seus filhos nas escolas públicas e pagarem cursinhos pré-vestibulares, do que mantê-los em escolas particulares caras e que nem alcançam a média nas notas do ENEM ou pontuam no IDEB! Os pobres, que não têm como pagar cursinhos, com certeza, ficarão fora das universidades públicas e terão que pagar com muito sacrifício, mesmo com a ajuda de programas como FIES, PROUNI, SISU, pelas mensalidades!

            Mas não é só pelo fato de concorrerem pelas vagas ofertadas pelas cotas que os pais matriculam os filhos nas escolas públicas. Na realidade, a classe média está em apuros e empobreceu. E a classe rica virou classe média. Não está sendo fácil manter os carros e padrão de vida conquistados a duras penas. Há que se cortar os custos!

            Por outro lado, a migração dos alunos “ricos” para as escolas públicas vem provocando algumas mudanças, mesmo que pequenas e poucas na rotina dos alunos e professores! Os pais destes alunos cobram mais, estão atentos às notas de seus filhos, cobram resultados de diretores e professores. No começo, os alunos são mais participativos, se destacam no meio dos demais. Aos poucos, porém, se deixam engolir pela precariedade do ensino público, caem na produtividade e desempenho. O fato de muitos deles terem uma rotina desgastante, estudando na escola pública e em cursinhos, cansa, desestimula. Poucos são aqueles que aguentam a lida e se saem bem no vestibular. Vários são os alunos que conheço e para quem lecionei, que vivem esta rotina, que não conseguiram boas notas no ENEM!

            A migração dos alunos “ricos" para a escola pública atraiu a atenção de bandidos que passaram a roubar e furtar celulares, bonés, mochilas dos alunos. E todos são prejudicados, perdendo mais, claro, o pobre. Consequentemente, devido à falta de segurança, a venda de drogas aumentou nestas escolas, trazendo perigo e desconforto para todos, inclusos professores, servidores e pais.

            Os alunos pobres reagem de várias formas frente ao estilo de vida dos alunos “ricos”. Alguns procuram estudar mais, para mostrar que conseguem melhores notas e no intuito de terem o mesmo padrão de vida dos “intrusos”. Outros se deixam dominar pelos celulares modernos e bonitos, pelo jeito de ser dos “ricos”, pelas suas roupas caras. Como nos filmes americanos sobre a vida nas escolas, seguem e se submetem aos mauricinhos e patricinhas e desprezam os colegas de anos de convivência.

            O professor precisa ficar atento a estas mudanças para promover a harmonia entre as classes, buscando estimular a todos na busca por uma vaga na universidade, na defesa da cidadania. Deve conscientizar o aluno sobre os princípios da igualdade, respeito e dignidade. É um desafio a mais a ser vencido nesta pluralidade cultural, social e financeira chamada Brasil!

            É preciso discutir a Lei de Cotas com os alunos e professores, buscar soluções para enfrentar os problemas causados com a implantação dela no país. Convidar as famílias dos alunos com mais frequência para atividades sociais e lúdicas nas escolas, já é um bom começo.

            Precisamos formar filhos melhores para deixar um país melhor ainda para nossos netos e para nós mesmos!

            E você? Já visitou a escola de seu filho hoje para saber o que ele anda fazendo lá?

* Advogado e professor da rede pública estadual.

Um comentário:

  1. Blá, blá, blá, blááááááá´....Luiz, seu já foi um dos melhores do Pebas, agora está no rol dos "só mais um".
    Cadê aquele blog que inaugurou dizendo que "Caros amigos, estou ansioso p inaugurar esse blog. No momento estou contratando uma internet que funcione. Breve convidarei vocês p um lançamento oficial. Aqui será um espaço de debate, onde o contraditório sempre terá espaço. O leitor poderá postar seus comentários sem censura, podendo usar o anonimato. Porém, moderarei e não publicarei ofensas pessoais ou conteúdos desrespeitoso. É clararo que teremos uma coluna apimentada p comentarmos sobre a política de Parauapebas.
    Talvez eu escreva aqui um diário sobre minha experiência no poder.
    Aguardem! Aqui você será a estrela principal.
    Grande abraço!"
    Ao final parece que era no fundo tudo jogo de interesses políticos, uma pena isso.
    Espero que talvez volte aos bons tempos de debates, reclamações, e incentivo a população para um "levante popular" conta os nossos alcaides.
    Um abraço de um ex-leitor deste blog.

    ResponderExcluir