Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

SEGURANÇA PÚBLICA EM RISCO - MANIFESTAÇÃO DAS FAMÍLIAS DOS POLICIAIS MILITARES DE PARAUAPEBAS ACENDE A LUZ VERMELHA

Um movimento grevista que começou em Vitória - ES, está se alastrando pelo Brasil e agora chega a Parauapebas. Nessa sexta-feira (10), familiares dos policiais militares em Parauapebas aderiram ao movimento e bloquearam o portão principal do quartel com faixas e cartazes reivindicando mais condições de trabalho e valorização da categoria. Do lado de dentro, viaturas posicionadas e policiais que supostamente estariam impedidos de sair, observavam a movimentação.

Pela pequena quantidade de manifestantes, não dá para saber se o movimento vai vingar. Em Belém, também está acontecendo a mesma manifestação e a população já demonstra preocupação. Em Vitória, desde o início da greve a violência descambou e tomou proporções drásticas.  Nem a Força Nacional e tropas do Exército conseguiram deter a onda de violência. Pelos índices de violência e criminalidade registrados no Pará, a situação ainda é mais preocupante e deixa a população em pânico.

O que acho da greve?


Como um humanista, tenho todos os motivos para manter reservas referente a Polícia de forma em geral. Já fui retirado da prefeitura de uma manifestação de professores em 1993 por um policial que pressionava minhas costelas com o cano de uma metralhadora enquanto proferia palavras ofensivas; já vi manifestação de trabalhadores ser reprimida com violência por policiais. No entanto, compreendo que falta uma preparação mais humanista na formação da PM e não os culpo por isso. Culpo sim, o Estado que tem sido omisso com a segurança da população e não tem interesse em formar uma polícia mais humana e valorizada como trabalhador. Assim, considero legítima a manifestação dos familiares dos policiais. Vejo, não a polícia em greve, mas uma categoria de trabalhadores que ganha um salário vergonhoso e tem péssimas condições de trabalho.

Baixos salários no Brasil inteiro


Quanto você acha que deveria ganhar um policial que é responsável por manter a ordem e a
segurança do cidadão? Pasmem! Aqui no Pará o salário de um PM é apenas $2.128,80. Em Brasília - DF onde paga o maior salário do policial, chega apenas a $4.700,00. Sem contar com as péssimas condições de trabalho, falta de infra-estrutura, carga-horária excessiva, etc. Assim como os professores, a polícia trabalha muito e ganha pouco.

Pela lei vigente, a polícia não pode fazer greve. Mas quando a situação chega a tal ponto, o jeito é usar o "jeitinho brasileiro". De forma criativa, utilizaram a tática de barreira feita pelos familiares para impedirem de sair dos quartéis. É claro que meia dúzia de mulheres não conseguiria conter uma tropa inteira presa no quartel, mas dificilmente a justiça conseguirá responsabilizar as entidades policiais por essa greve. 

Como diz um ditado popular, "polícia: ruim com ela, pior sem ela". A violência e a insegurança que já preocupa Parauapebas, pode aumentar ainda mais e descambar para consequências drásticas. Espero que o governador paraense não seja tão estúpido como está sendo o governador do Espírito Santo e negocie com os policiais. Caso contrário, só restará ao cidadão se proteger como puder, e que Deus nos ajude.

2 comentários:

  1. Valeu. Ótimas palavras. Policiais saem de casa correndo o risco de não voltar pra sua família no fim do dia. E no fim do mês não conseguem pagar suas contas. E nem ter uma vida digna.

    ResponderExcluir
  2. Também não é justo os policiais extorquírem o cidadão sob o pretexto de que ganham pouco

    ResponderExcluir