Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

PARAUAPEBAS TEVE SUA IDENTIDADE DESTRUÍDA

Se há algo que devemos proteger e preservar é a identidade histórica de um município. Qualquer gestor com um mínimo de sensatez saberia disso. Infelizmente, a realidade aqui em Parauapebas é bem diferente. 

Outro dia, fui proferir uma palestra para os estudantes do 3º ano do ensino médio na Escola Euclydes Figueiredo, e quando falava da história da escola, apontei para a parede do pátio onde havia sido fixada uma placa de ferro fundido com a data da inauguração e os nomes dos professores pioneiros. Para minha surpresa, o local na parede estava vazio. Perguntei: "quem foi o louco que cometeu um crime desse?" Um funcionário respondeu: "desde que pintaram, a placa desapareceu". Intrigado com essa estupidez, passei a pesquisar em outros órgãos. Pasmem! O prefeito mandou retirar todas as placas que continham nome de outro prefeito. Mas isso não é o pior. O pior é que os gestores, a comunidade aceitou essa sandice como sendo uma coisa normal. Aí fiquei pensando: "que tipo de gente é essa que não é capaz de preservar sua própria memória?" Depois ainda falamos que os índios são selvagens e nós somos civilizados.

Cito aqui alguns exemplos para você analisar o tamanho do prejuízo:

  • Biblioteca municipal - você sabe o nome da nossa biblioteca municipal? Pois além de destruir a biblioteca, transformando num mausoléu de livros, o prefeito Valmir mandou arrancar a placa de inauguração e pintar a fachada onde constava o nome BIBLIOTECA PROFESSOR HERNANI TEIXEIRA.


  • Portaria da Floresta Nacional de Carajás - os moradores mais novos não conhecem e os mais antigos já nem se lembram mais. Antes de 2004, era mais fácil conseguir um visto para os Estados Unidos do que conseguir uma autorização para subir a Carajás. A partir de um trabalho desse blogger em parceria com o IBAMA (hoje ICMBio), conseguimos quebrar o monopólio da Vale e facilitamos e democratizamos o acesso a área de Carajás. Foi fixada uma placa como lembrança desse feito histórico na época da inauguração. Sabe onde foi parar a tal placa? Pois é isso mesmo que você pensou.


E assim, muitos outros patrimônios públicos de Parauapebas perderam sua identidade, sua própria história. Se queremos ser um município, um povo de cultura, temos que reagir a essa banalidade. Na próxima legislatura, vou procurar um vereador que tenha coragem para fazer um projeto de lei que coíba esses absurdos e resgate a nossa história. Prefeitos passam, mas a nossa história tem que continuar.

8 comentários:

  1. Realmente, querem mudar tudo e todos. Parauapebas já foi uma cidade civilizada e de muita cultural,hoje,não mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha cara!!!! Parauapebas nunca foi uma cidade civilizada e cultural!!!! De onde você tirou isso? Sempre e sempre será lugar de oportunistas que só querem sugar o dinheiro publico e a riqueza. O que o Luiz está falando é algo lamentável mesmo, mas dizer que essa cidade já foi civilizada e cultural é de mais.

      Excluir
    2. Você fala isso porque deve ser um desses oportunistas que veio sugar o dinheiro daqui! Já eu não,nasci e tenho toda minha família nessa cidade, temos histórias, uma vida,assim como Parauapebas tem,se você não sabe aqui tem cultura,tem milhões de histórias, como todas as cidades tem!!!

      Excluir
  2. Fazem isto na maior cara de pau e dizem que amam Parauapebas.

    ResponderExcluir
  3. Deve estar exposta no museu que não existe! Mas que gasta verba que é uma beleza!

    ResponderExcluir
  4. Caro leitor de 10/10/16 de 21:32hs,tendencioso?Esse foi o termo?Sinceramente,vejo esse blog como um espaço pra arregalarmos nossos olhos ao máximo,forma de desabafo para o povo.
    Vergonhoso o ato de quem retirou as placas,com certeza não tem moral pra fazer e tira o que foi feito.Continue doutor,suas publicações é uma forma de dizer ao povo:ACORDA....

    ResponderExcluir
  5. Luiz voce está parcialmente incorreto. A Placa la da Portaria que estava na area antiga agora ta na nova area de autorização, do outro lado. Onde tao dando autorização é provisorio pois o telhado la do espaço atual ta em obras. As placas tao todas la amigo na Portaria amigo.

    ResponderExcluir