Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de outubro de 2016

O PREFEITO VALADÃO É AFASTADO PELA CÂMARA - (UMA NOITE MACABRA NA CIDADE DE PORTO FELIZ)

Parte II


Continuamos afirmando que essa crônica é uma peça de ficção e qualquer semelhança com a realidade será mera coincidência.


Já eram 19 horas quando aquela histórica sessão chegou ao fim. Por 10 votos a favor, 02 abstenções e 02 votos contra, a Câmara de Porto Feliz cassou o mandato do prefeito Valadão. Os vereadores de oposição eram ovacionados e a imprensa disputava cada um para registrar suas palavras naquele momento vitorioso. A população eufórica comemorava na Praça da Liberdade que ficava a um quarteirão da Câmara. 

O blogueiro José Pessoa acompanhou tudo de perto. Sentia que sua luta contra a corrupção dera resultado. Enfim, o prefeito corrupto fora cassado e um novo tempo iniciaria em Porto Feliz. Gravou tudo e anotou cada fala daquela tumultuada sessão, onde o presidente – aliado do prefeito – tentou em vão todas as manobras para que a sessão não acontecesse. Saiu apressado da câmara para preparar a matéria. Aquela seria sua melhor postagem e não queria perder tempo. 

- Ei Pessoa, pra onde vai com tanta pressa assim? – indagou a vereadora Maria de Jesus.

- Vou pra casa preparar a matéria do blog – respondeu decidido.

-Nada disso. Deixa eu te dar um abraço. Você foi a pessoa mais importante nessa luta. Se não fosse o seu blog, ninguém ficaria sabendo das atrocidades desse prefeito. Você sabe como toda a imprensa de Porto Feliz fechou as portas para nós. Estavam todos vendidos, e você foi o único que nos deu voz. Então vamos comemorar que essa vitória é sua – falou a vereadora enquanto dava-lhe um afetuoso abraço.

- Obrigado companheira. Mas essa vitória é nossa, é sua, é do povo. Você foi uma guerreira e seu poder de mobilização foi decisivo. Eu apenas fiz minha parte. Mas tenho que ir para casa mesmo. Comemore bastante. Algo me diz que é mais seguro eu me recolher essa noite – respondeu José Pessoa enquanto se despedia. 

José Pessoa abriu caminho entre a multidão que se aglomerava do lado de fora da Câmara. Até alcançar o seu carro que estava estacionado numa rua lateral, foi cumprimentado e parabenizado por populares. A cada palavra elogiosa percebia o tamanho de sua responsabilidade. Já havia recebido muitas ameaças e até já pensara por várias vezes em abandonar o blog pela segurança de sua família. Mas sua paixão por escrever pautas políticas sempre falava mais alto. 

Finalmente alcançou seu carro. Como sempre fazia, deu uma olhada nos arredores para ver se estava tudo bem. Sentiu um arrepio na espinha, uma sensação estranha. Estranhamente não teve vontade de comemorar a derrota do prefeito. Aquela era uma vitória particular sua, mas tudo o que queria era ir para casa encontrar sua família, tomar um banho e, finalmente escrever sua coluna para o blog. 

José Pessoa entrou no seu veículo e saiu devagar. Percebeu que uma moto preta o seguia. Mudou a rota e deu várias voltas pela cidade. Enfim, conseguiu despistar o motoqueiro. Certificou-se que não era mais seguido e tomou o rumo de casa. Na chegada, deu uma volta pelo quarteirão antes de abrir o portão da garagem. Tudo parecia bem. Só notou um homem parado telefonando no orelhão na esquina de sua casa. Tudo bem. Sempre havia alguém naquela esquina. Parou o carro e acionou o controle remoto do portão que abriu devagar. De repente, surge da esquina uma moto em alta velocidade e se coloca na frente do seu veículo. Escutou os estampidos de vários disparos. Sentiu um líquido quente escorrendo de sua face. Tudo ficou escuro e confuso. Ainda escutou o ronco da motocicleta saindo em disparada e teve consciência para pensar: “tudo está acabado. Cada gota de sangue valeu a pena. Dedico minha morte aos que lutam por justiça”. E tudo se acabou como a chama de uma vela que se apaga para sempre.

8 comentários:

  1. Luiz Vieira, apesar de você insistir que é uma obra de ficção, identifiquei coincidências muito fortes. Tome cuidado e peça sempre a proteção de Deus, pos esse povo não mede consequências e tem muito ódio no coração. Ofereço a você o Salmo 91 para lhe proteger. Carregue sempre consigo. Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.
    2 Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.
    3 Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa.
    4 Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel.
    5 Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia,.
    6 Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia.
    7 Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti.
    8 Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios.
    9 Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação.
    10 Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.
    11 Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.
    12 Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.
    13 Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente.
    14 Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome.
    15 Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei.
    16 Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação.

    ResponderExcluir
  2. "Qualquer semelhança nem sempre é mera coincidência "..e já que é ficção ouso fazer a 3 parte desta tragicomédia vivenciada em tantos portos :felizes e infelizes: o povo ficou estarrecido com o ocorrido..foram as ruas..ocuparam espaços públicos e homenagem a José Pessoa Parente (o autor da 1 e 2 parte não se decidiu quanto ao sobrenome..kkk), contudo é o que menos importa...;Bem com o tempo o ocorrido foi esquecido..o Valadao Junior foi eleito já que seu pai neste momento já não mas se encontrava em Porto Feliz...agora ele estava na cela..ops , na cela não, na sala de seu gabinete em Goiás ocupando a cadeira de deputado Estadual..do blogue iro só restou a lembrança da família. ..nem uma escola no seu nome..até o blogue fora o extinto,seus filhos temiam em perpetuar o que só resultou em tristeza...Tudo seguia seu curso em Porto Feliz,quando de repente não mais que de repente surge um novo blogueiro,filho da terra, ex aluno no falecido..este novo blogueiro carregava consigo os ensinamentos do mestre e iniciou sua luta denunciando...desafiando os velhos novos poderosos e foi aí que .....Bem o final deixo a critério. .só me pergunto:a história se repetirá ou desta vez o povo reagirá antes do ocorrido..e se a opção for a segunda talvez este blogueiro não caia no esquecimento

    ResponderExcluir
  3. A parte 1 deixou margem para uma parte 2 bem mais intrigante; ainda assim foi bom. Merece uma terceira parte - não como a sugerida pelo anônimo, mas em forma de análise. Tipo: qual foi a reação do povo de Porto Feliz?, e etc e etc e tal. Fica a dica e, um pouco mais de cuidado faz bem.

    ResponderExcluir
  4. Luis, tu estás calado sobre a nova operação do Gaeco na cidade. Que tal você deixar sua avaliação do ocorrido!! A imprensa está fazendo o maior estardalhaço em cima dos vereadores. Enquanto isso o foco ficam em cima deles e o prefeito Walmir, vai de fininho concluindo seu mandato no Peba. Esse prefeito é um homem de muita sorte!! Só no pebinha de açúcar que isso acontece!! Ele deve estar Até Alegre com toda essa pressão em cima dos vereadores, ele só precisa que os holofotes se afeste dele por mais 2 meses e depois ,Tchau!!!

    ResponderExcluir
  5. Luis viera, faz uma breve analise sobre a operação timoteo?
    Joia?

    ResponderExcluir