Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

COMO SERÁ A CÂMARA DOS VEREADORES?

O Poder Legislativo de Parauapebas não apresenta grandes novidades para a legislatura 2017 - 2020. Aquele palpite popular de que haveria renovação total devido aos escândalos na Câmara não se cumpriu. Fiz questão de deixar um registro através de um vídeo gravado na minha Fanpage do Facebook, onde canto essa bola. Prevaleceu o velho estilo de fazer política e o eleitor optou pelo voto "conveniente".



Foram reeleitos os seguintes vereadores:

Zacarias Marques (PSDB) - 2.936 votos, Braz (PSDB) - 2.893 votos, Marcelo Parceirinho (PSC) - 2.859 votos (era suplente e assumiu por um período), João do Feijão (PV) - 2.093 votos, Pavão (PSDB) - 2.026 votos, Joelma Leite (PSD) - 1.720 votos (era suplente e assumiu por um período), Eliene Soares (PMDB) - 1.600 votos, Maridé (PSC) - 1.579 votos. Portanto, 8 vereadores foram reeleitos e teremos apenas 7 novatos.

Os novatos da câmara


Conseguiram furar o bloqueio e entrar para o clube dos privilegiados os seguintes candidatos:

Elias da Construforte (PSB) - 2.186 votos, Joel do Sindicato (DEM) - 2.156 votos, Luiz Castilho (PROS) - 1.640 votos, Horácio Martins (PSD) - 1.364 votos, Francisca Ciza (DEM) - 1.353 votos, Kelen Adriana (PTB) - 1.306 votos e Coutinho (PMDB) - 1.068 votos.

A novidade ficou por conta da ampliação de vagas para mulheres. Agora, teremos 4 vereadoras. A grande surpresa foi a entrada de Francisca Ciza que não estava cotada para ser eleita e, nomes considerados fortes que ficaram de fora.

Expectativa dos suplentes


Com a divulgação do vídeo de vereadores recebendo propina, os suplentes de Maridé, Bras e de outros vereadores tem grande chance de assumir a vaga. Especula-se que deve haver prisões e mandatos cassados de vários vereadores reeleitos e não eleitos. É esperar para ver a atuação do Ministério Público. 

Lideranças desbancadas


Essa eleição serviu para mostrar a velhas lideranças que o reinado delas já acabou há muito tempo. O exemplo mais incisivo é do Cláudio Almeida que foi candidato a vereador e obteve de forma vexaminosa apenas 340 votos.

Agora é com você eleitor. Você entregou o poder para legislar, para fiscalizar o prefeito e para defender os interesses do nosso município a 15 vereadores. Não espere que milagres aconteçam. Cobre atitude e decência do seu vereador e exija que ele cumpra o seu papel. Sua responsabilidade não terminou no dia 2 de outubro após o seu voto. Faça valer a sua cidadania e ajude a construir uma política decente. Afinal, os políticos que temos representam os nossos ideais, nossa prática e nossas atitudes. Ou não?

4 comentários:

  1. interessante que voce nao faz nenhum comentario sobre a nao reeleição de Bruno Soares..... que coisa!!!

    ResponderExcluir
  2. Não vou dizer o nome, mas tem vereadora eleita que adora uma corrupção,
    pense numa mulher malina por dinheiro, te segura peba.

    ResponderExcluir
  3. Francisca Ciza.... que vergonha votar nessa pessoa.... pior, eleger essa pessoa. Nao fez nada positivo na SEMED....

    ResponderExcluir
  4. Ciza, renovação total, teve ótima postura á frente da Secretaria de Educação...

    ResponderExcluir