Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de outubro de 2016

COLUNA DO LEITOR - POLÍTICA? O QUE É ISTO?

Por dr. Alípio Mário Ribeiro*

Fui candidato a vereador em 1992. Tive 78 votos. Achava que fosse fácil. Não tive coordenador de campanha, não fiz reuniões. Só lancei meu nome. O partido era o PFL. Zé Batista foi eleito com 105 votos.

Desde então, virei professor do ensino médio a convite da Francisca Cizae fui para o colégio Eduardo Angelim. Todos os candidatos que apoiei, desde, então, ganharam. Fosse para prefeito ou vereador.

Dei uma olhada, sem muita pretensão, nos votos que os candidatos a vereador tiveram neste pleito de 2016. Por isto resolvi dizer algo sobre o fato. Que me ajudem nesta análise os profissionais da política parauapebense. Escrevam para o jornal. Talvez, meu amigo escritor Luiz Vieira possa me auxiliar.

Vejamos alguns resultados, (apenas alguns, não tenho espaço nesta coluna para analisar todos) dos votos dados a determinados candidatos a vereador:

ROBERTO MARQUES. Pelo que conheço, tive a oportunidade de trabalhar com ele por alguns anos, é um homem trabalhador. Sempre foi muito atencioso com todos que o procuravam na Secretaria de Administração. Sempre foi eficiente na CTRH. Muito merecidamente foi eleito presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Parauapebas (SINSEPPAR). Ele inovou, batalhou e conseguiu muitas vitórias para a categoria. Não tenho notícias de que tenha feito algo ilegal por lá. Número de votos: 314! São mais de 9 mil servidores públicos beneficiados pelo trabalho e desempenho deste candidato. E ele conseguiu apenas 314 votos! O que foi que aconteceu?

Iran Monteiro. Um professor extrovertido, competente, amigo de todos. Homossexual assumido. Um pioneiro de Parauapebas, um guerreiro. 36 votos! Ele defende direitos de uma categoria que aflora pelo país inteiro, que começa a conquistar espaço na sociedade. 36 votos?!

Da mesma forma a candidata CRISTINA Cristina Carmona. Minha amiga, igual ao Iran. Conheço a história de luta desta guerreira pelos direitos dos LGBT’s de Parauapebas. 43 votos! Ou seja, dois dos maiores representantes da causa gay e similares da cidade não conseguiram, juntos, 90 votos!! A categoria é desunida? Ou discriminada?

Doutor Enias, dentista. Morador em Parauapebas há uns 20 anos. Ele e o pai atuam em prol dos necessitados, ajudam os carentes. 47 votos!!

Arilson Paixão. Professor, guerreiro, querido em toda a cidade! Tocou em bandas de música, lutou por uma educação igual e eficaz para todos. Contribuiu para a formação de milhares de jovens no município! 194 votos!

Claudio Almeida. Foi deputado estadual, candidato a prefeito por Parauapebas com uma grande votação. Dispensa apresentações! 340 votos!

E o que dizer de candidatos como o cabo Ubiraci (86 votos), Girlan Pereira(249 votos), Kássio do Faisal (216 votos), Chico Brito (307 votos), Amara Melo (137 votos), Wolner (134 votos), Engenheiro Gércio (26 votos). São candidatos de peso, pessoas muito conhecidas, com uma história de vida e de luta pela população! E com uma votação tão baixa assim?

Fiquei surpreso mesmo foi com a votação do Rui Manbol VASSOURINHA! 207 votos! Surpresa ruim, é claro. Para quem teve 10 mil votos para deputado, 207 votos, mesmo para vereador, é uma queda muito grande. Quis baixar o salário dos vereadores! Pagou a conta! E o João Maciel? Um empresário de sucesso, empreendedor, simpático, competente, que investiu tanto nesta cidade! 107 votos!

Há que se notar que muitos candidatos são irmãos das igrejas evangélicas, pastores. Outros são militares, da PM e do Corpo de Bombeiros. Há também advogados, professores, médicos, vendedor de picolé, de tacacá, comediantes, locutores de rádio . Há candidatos de todas as esferas.

Política não se mistura com religião? Com profissão? Com categoria? Cada classe ou categoria, seja de professores, médicos, membros de igrejas, enfermeiros, advogados, homossexuais, peões da Vale, domésticas, pedreiros, mototaxistas, taxistas, dentre outras, tem condições de eleger um representante. São quinze vagas! Será que eles não conseguem entrar em um consenso para conseguir isto?

E quem tem milhares de curtidas nas redes sociais? Consegue votos? Que me desculpe minha querida ex-aluna Dayane Lima. Claro que ela não se empenhou. Entrou nesta eleição para preencher as vagas obrigatórias para as mulheres. Linda e muito curtida no facebook: 06 votos!

Não consigo vislumbrar o dia em que os brasileiros votaremos com consciência coletiva, em prol de um todo, não de uma parte! Falar que há que se investir em educação não me convence. Fosse assim, os que possuem educação de nível superior elegeriam um candidato que os representassem. Há que se falar em educação e formação política. Isto sim.

Mas isto é uma outra história. Esta coluna foi apenas para alegrar um pouco aqueles que tanto dissabores tiveram nesta mais acirrada eleição que Parauapebas já teve!

E você? Votou com consciência?

*Professor e advogado

8 comentários:

  1. Grato por compartilhar, amigo Luiz. Quem melhor conhece a política parauapebense é você. Fiz apenas algumas observações sobre o comportamento dos eleitores! Aguardo, ansioso, uma análise crítica e de respaldo como a sua! Abraços...
    Alípio.

    ResponderExcluir
  2. Realmente faltou consenso.
    Eu como servidora pública me perguntei pq o representante do sindicato, presidente Roberto e os do conselho de saúde Enf Leonice e Enf César nao se uniram....Acredito que se eles tivessem se unido e lutando por um nome a categoria teria apoiado. Mas não foi isso que fizeram.Então me pergunto: Será se lutam por uma causa em comum?

    ResponderExcluir
  3. O QUE HOUVE NA VERDADE, FOI MUITA "COMPRA DE VOTOS". APROVEITARAM DA FRAGILIDADE FINANCEIRA CAUSADA NA SOCIEDADE (CRISE) E APARECERAM COMO "SALVADORES" DA PÁTRIA. "OFERTARAM" CESTAS BÁSICAS, CEM REAIS, PAGARAM A ENERGIA, DERAM CARRADAS DE CASCALHO E BARRO, MANILHAS, BOTIJÃO DE GÁS, PROMESSAS DE EMPREGO E ETC. FUI CANDIDATO E FIQUEI SABENDO DE INÚMEROS CASOS, INCLUSIVE OUVI RELATOS DE MUITAS PESSOAS "BENEFICIADAS". NOSSO PAÍS É UMA VERGONHA, NOSSA CIDADE TAMBÉM, MAS NÃO CULPO SOMENTE OS POLITICOS POR AGIREM ASSIM. COMO DISSE: FUI CANDIDATO E INÚMEROS PEDIDOS BIZARROS ERAM FEITOS PARA QUE PUDESSEM VOTAR EM MIM: POR EXEMPLO: ME PEDIRAM HABILITAÇÃO, GÁS, DINHEIRO, REMÉDIOS, ÓCULOS, CONSTRUIR UMA CASA E ATÉ CAVALO PARA IR À FAP. ESTA É A RAZÃO DE PESSOAS HONESTAS NÃO TEREM TIDO ESPAÇO NESTA ELEIÇÃO. HA UMA CUMPLICIDADE DA SOCIEDADE COM A DESONESTIDADE, O POLÍTICO É O REFLEXO DA SOCIEDADE QUE O ELEGEU, POIS ESTE IMERGE DO SEU SEIO. CADA POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE! COLOQUEI MEU NOME PELA PRIMEIRA VEZ A DISPOSIÇÃO, SEM RECURSOS E ANDANDO CASA POR CASA OBTIVE 454 VOTOS. ME CHAMO ANDREW PELO PARTIDO REDE SUSTENTABILIDADE E AINDA SONHO EM VER UMA SOCIEDADE QUE NÃO SEJA CONIVENTE COM ESTA SITUAÇÃO. SÓ MUDAREMOS OS POLÍTICOS, QUANDO A SOCIEDADE MUDAR.

    ResponderExcluir
  4. A explicação é simples: COMPRA DE VOTOS!

    ResponderExcluir
  5. Luiz, essa sua luta em defender o PT está perdida. O PT está queimado e todos os aspectos - essas eleições mostraram isso.


    Não há mais espaço para o PT e seus seguidores continuarem se locupletando com dinheiro público.

    O Darci, cuja origem está ligada ao PT ( difícil essa mancha sair de sua imagem) irá fazer um péssimo governo. Ora, se com muito dinheiro ele fez um péssimo segundo mandato , imaginemos pois com pouco dinheiro?

    As próximas eleições municipais será a pá de cal no que ainda resta dos petistas.... Forte Abraço




    ResponderExcluir
  6. Alias, a compra de votos ou abuso de poder econômico, como queiram chamar, é apenas uma das mazelas que reflete as políticas publicas - notadamente às relativas à educação -, concebidas pelas elites do país, cujo político pertence à sua respectiva comunidade e por conseguinte evidencia o que esta tem de "melhor"

    ResponderExcluir
  7. Excelente constatação professor. Ótimo texto. Forte abraço. Deivid Benasor

    ResponderExcluir
  8. Eu, da outra parte, já discordo dessse professor!

    Esse pessoal que entre na política já vai com a pior das intenções...
    há outras formas de ajudar a sociedade sem ser político.. ou seja, essa galerinha citada pelo fato de candidatar, por si só, é um atestado que nao tem boas intenções

    ResponderExcluir