Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

PRESENÇA DO GAECO EM PARAUAPEBAS MAIS UMA VEZ DEIXA VEREADORES EM PÂNICO.

Hoje, pela enésima vez o GAECO (Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado) amanheceu em Parauapebas fazendo um arrastão. Dessa vez, o alvo principal foi o "Pântano Azul" (Câmara dos vereadores). Segundo o Ministério Público, ainda predomina ali um esquema criminoso de desvio de recursos públicos através de licitações fraudulentas. 

Circulou nas redes sociais que o Ivonaldo Brás - presidente da Câmara - e o ex-vereador Zacarias haviam sido presos, e isso foi motivo de muita comemoração entre os populares. Depois descobriu-se que tudo não passou de engano. Dessa vez, o GAECO pegou apenas os empresários envolvidos no esquema fraudulento.

Brás afastado do mandato de vereador


Um documento do Ministério Público pedindo o imediato afastamento do vereador Brás do cargo de presidente e de vereador viralizou nas redes sociais. Isso fez muitos acreditarem que enfim, havia acontecido um pouco de justiça, já que não conseguem pegar o chefão maior.

Realmente, o MP pediu o afastamento do Brás, mas ele foi salvo pela caneta do dr. Líbio Moura, para decepção da população. Até agora ninguém entende o porque da decisão do magistrado, uma vez que o pedido foi muito bem fundamentado. Tive acesso ao documento, e realmente não vi elementos para o indeferimento. O MP afirma que o vereador Brás tem o poder de interferir na investigação, destruindo com facilidade provas. Ressalta também que o vereador participa de organização criminosa, justificando assim o seu afastamento. Na verdade, o velho esquema mantido na Câmara que levou a prisão e perda de mandato de vereadores, continua, só que mais forte e organizado. Parece que a turma confia plenamente na impunidade e samba na cara da justiça.

Brincadeira de criança


Pelo rigor já demonstrado pelo dr. Líbio, suponho que ele indeferiu o pedido do MP para amenizar a injustiça desproporcional que seria o afastamento do Brás. Afinal, um dos promotores da ação falou que o que acontece na Câmara é brincadeira de criança diante do que acontece na gestão do Valmir Mariano, que ele chama de criminosa. Como o afastamento e a prisão do prefeito Valmir é de responsabilidade do Tribunal de Justiça em Belém (desembargadores) e nada foi feito, apesar das robustas provas, talvez o Líbio tenha achado desproporcional que apenas um peixe menor pague pelos crimes. Mas isso são só suposições.

Vereadores em pânico


Com a notícia da ação do GAECO e do possível afastamento do Brás, muitos vereadores fizeram uma corrente de oração para livramento do vereador e candidato a reeleição Ivonaldo Brás. Um vereador comentou que se o "Braizinho" cair, ele não seria capaz de segurar as pontas como o Josineto segurou, e acabaria derrubando noventa por cento da Câmara. Salve-se quem puder.

Até o final dessa tarde, o procurador Nelson Medrado que veio de Belém especialmente para comandar essa operação, deverá dar entrevista e apresentar um balanço das prisões.

3 comentários:

  1. Luiz, qual seu conhecimento jurídico mesmo, pra poder dizer que não viu elementos para o indeferimento do pedido de prisão? Só por curiosidade, já que você fala com tanta propriedade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, espero que você não seja um daqueles advogados arrogantes que acham que só o profissional do direito pode entender do campo jurídico. Para matar sua curiosidade, sou um estudioso muito curioso é busco me atualizar constantemente. Sem contar dos inúmeros amigos advogados com os quais debato constantemente. Ademais, a peça do MP pedindo o afastamento do Brás, estava tão bem fundamentada que não resta dúvidas até para os amadores. Deixo claro que se eu tivesse na posição do juiz, talvez eu também indeferiria, pois essa decisão vai além dos motivos jurídicos. Reforcando: não acho justo punir o Brás, antes de punir o chefão.
      Espero ter matado sua curiosidade. Mas se quiser aprofundar a questão, é só me convidar para uma cerveja.

      Excluir
  2. Só sei de uma coisa tá todo mundo comprado ,e o velhote vai ser e reeleito ponto final ......

    ResponderExcluir