Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de junho de 2015

RETROCESSO POLÍTICO

Bancada da bala vitoriosa na Câmara dos Deputados


Não adiantou protestar, não adiantou mostrar pesquisas sobre a realidade de outros países e no Brasil. Ontem (17) a proposta de emenda constitucional que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos foi aprovada na comissão especial da Câmara. Como trata-se de emenda constitucional, terá que ser votada duas vezes no plenário da Câmara e duas vezes no Senado.

A chamada "bancada da bala" do Congresso, formada por delegados, policiais e outros deputados de orientação conservadora comemoraram cantando e dançando na Câmara no final da votação. Sei que muitos brasileiros também estão comemorando e vibrando muito com essa mudança tão polêmica.

Imperou o senso comum


Qualquer pesquisa de opinião pública aponta que a maioria absoluta dos brasileiros são favoráveis a essa medida. "Menor bandido tem que ir para a cadeia e pagar pelos seus crimes, simples assim!", argumentam os defensores da medida. Infelizmente não é tão simples assim. Todos os estudos, todas as pesquisas indicam que essa alteração na lei não contribuirá em nada com a redução da violência no Brasil. Basta uma análise simples para verificar que os países que adotam essa medida, se veem enrolados com a constante violência e com os problemas do sistema penitenciário. Outro dado que deve ser levado em conta aqui no Brasil é o percentual de violência envolvendo menores que é muito baixo, quase inexpressivo.

"Se o povão quer reduzir a idade penal de 18 para 16 anos então vamos aprovar, vamos pegar carona na onda da ignorância". Esse é o pensamento recorrente dos políticos inescrupulosos, populistas, e que, infelizmente está se proliferando como praga no Brasil. Poucos estão dispostos a debater com a sociedade sobre o tema. Os verdadeiros interesses nessa PEC estão ocultas, são inconfessáveis.

Talvez as mesmas pessoas que estão comemorando hoje, vão estar chorando daqui a dois anos quando perceberem o golpe que caíram. Não se trata de manter a impunidade do menor como falam por aí. Trata-se sim, de buscar medidas efetivas, eficientes para reduzir a criminalidade em todas as idades, em todas as classes. O principal argumento dos defensores da redução da maioridade penal é que os bandidos usam menores para a prática de crimes pela certeza da impunidade. Será que essas pessoas acham que esses bandidos não vão continuar usando menores? Se o jovem de 16 anos pode ser preso como adulto, então passarão a usar os de 15, 14 anos... E ai? Daqui há alguns anos vamos aprovar uma lei que reduzirá a maioridade penal para 10 anos. 

Na minha opinião, antes de discutir a redução da maioridade penal, deveríamos discutir o nosso sistema prisional. Da maneira como funciona atualmente, são verdadeiras fábricas de marginais. Quem comete um pequeno delito e cai num presídio, vai sair graduado em criminalidade. Sem contar que no Brasil só quem fica encarcerado é pobre e negro, salvo raras exceções. Então, esse sistema não serve para punir o adulto e nem o adolescente. Nesse modelo, nossos jovens ganharão um curso gratuito e intensivo de como se tornar um bandido completo. Ao cumprirem suas penas, sairão preparados para cometerem novos crimes e escaparem da justiça.

Portanto, mães e pais que estão felizes com a aprovação dessa lei: cantem, dancem e comemorem muito. Amanhã chorarão pelos vossos filhos.

7 comentários:

  1. E por que não discutir primeiro o modelo de judiciário? No Brasil, juiz (sem nenhum juízo) manda e desmanda e até presidente obedece. Juiz chega atrasado em aeroporto, manda parar avião em pleno taxiamento se preparando para decolar e dá voz de prisão ao pobre funcionário que não pode atender à sua ordem. Qual é o juiz brasileiro que está na cadeia? Quando muito, o nobre cidadão é afastado da função, mas com salário integral e com todas as vantagens - a tal da aposentadoria compulsória. Será que com a redução da maioridade penal um filho de juiz (que não seja de futebol) vai pra cadeia? O do delegado? O do deputado? Pobres mães, os vossos filhos já estão presos e vocês ainda não sabem, mas qualquer dia desses vão visitá-los atrás de grades, misturados a perigosos bandidos, seus novos mestres.
    Não seria melhor pensar em educar as crianças, adolescentes e jovens, para não ter que criar leis para encarcerar adultos mirins? Ora vejam, os deputados não estão pensando nos filhos deles, estão pensando nos filhos dos seus eleitores. Então, sem mais comentários.

    ResponderExcluir
  2. Faz o seguinte ta com pena deles ??adota um desse marginais e levarcpra sua casa!!!vc diz isso por q nao teve um parente morto por uma criança *inocente dessas e 3 messes depois encontrou essa inocente criatura desfilado na cidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é o mais inteligente que você consegue ser para expor seu ponto de vista anônimo?

      Excluir
  3. Luiz eu geralmente concordo com vc, mas nesse caso, não.
    O mundo hoje é diferente, quem poupa o lobo sacrifica a ovelha.

    ResponderExcluir
  4. Voce copiou esse texto do site do PT. parece pq os fatos que o sr colocou sao em partes incompleto e em partes inveridico.
    Veja bem, em primeiro lugar em todo lugar do mundo civilizado, os paises de primeiro mundo em nenhum deles menor de idade tem algum privilegio, e nao estou falando de 16 anos mas de 15, 14 13 etc, exceto o Japão que voltou atras na reducao da menor idade mas que apresenta seus indices de violencia baixissimos.
    Segundo ponto e ai sim entra o PT, recentemente a presidanta, disse que os indices de violencia cometidos por menores, era menor que 1% porem a propria imprensa nacional correu atras e descobriu que nao existe dados que comprovem essa afirmacção posto que os institutos de pesquisa não avaliam esse dado e fazendo uma pequena mostragem desse novo dado, descobriu-se que gira em torno de 30%, ou seja, e um numero a se considerar .

    ResponderExcluir
  5. Anônimo, sugiro que se qualifique mais um pouco para expor seu ponto de vista com mais credibilidade. Você começa fazendo uma acusação leviana. Se eu tivesse copiado o texto do site do PT teria colocado com muita honra o crédito. Já que tem tanta certeza disso, então mande o link.
    Só para te esclarecer, cito dois países de primeiro mundo que voltaram atrás em relação a maioridade penal: Espanha e Alemanha. Voltaram atrás por perceberem a estupidez que fizeram e que não ajudou a reduzir a violência.
    Outra coisa: não confunda pesquisa com especulação da mídia. Não se trata de proteger menor infrator ou bandido. Estamos questionando medidas paliativas, remédios que vão apenas mascarar os sintomas mas não vão curar a doença.
    Se quiser expor seu ponto de vista de forma técnica, postarei aqui com todo prazer, desde que assine.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Luiz, veja bem, eu tb concordo com as cotas mesmo sendo uma medida paleativa,já que o ideal seria melhorar a educação de todos.
      da mesma forma, eu concordo com a redução, pois já que nao existe ainda a cura pra doença, vamos tomar um analgesico pelo menos.

      Excluir