Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de junho de 2015

CRIME AMBIENTAL E OMISSÃO

Supressão de bambuzal - crime ambiental
A prefeitura está destruindo o bambuzal da PA que fica na entrada da Rua do Comércio. Tremendo crime ambiental em plena luz do dia, sem nenhum pudor, sem nenhuma vergonha. Não questiono mais a Secretaria de Meio Ambiente, pois não existe mais. Mas pergunto: onde estão as entidades ambientais? Onde está o Conselho de Meio Ambiente outrora tão atuante? Onde estão as demais instituições ambientais? Onde estão os vereadores?

Apesar de não ter nenhuma placa, parece que a destruição desse cartão postal é para a duplicação da via. Porém, se a retirada do bambuzal foi autorizada pelos órgãos ambientais, deveria ser dado publicidade. Será que a supressão desse bambuzal foi autorizada pela Secretaria de Meio Ambiente? Onde está o laudo ambiental da supressão? Onde está a licença?

Órgãos ambientais sumiram


Lembro que quando fui secretário de Meio Ambiente, tínhamos órgãos e instituições ambientais bem atuantes. Essa parceria sempre deu certo e impediu que equívocos fossem cometidos. Só para se ter uma ideia vou citar um exemplo: em 2007, a prefeitura (gestão do Darci) construiu as calçadas, canteiros e estacionamentos nas laterais da PA. O projeto previa a derrubada de várias árvores. Bastou a SEMOB derrubar a primeira árvore para o Conselho Municipal de Meio Ambiente mobilizar outras entidades e denunciou na Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Mesmo sendo uma ação contra a prefeitura, imediatamente interditamos a obra e todo o projeto teve que ser refeito e as árvores continuam lá até hoje.

Vereadores omissos


O mínimo que a sociedade esperava era uma fiscalização pelos vereadores da oposição. Qualquer vereador tem autoridade para pedir a parada da supressão até que a licença ambiental fosse apresentada. Essa licença seria avaliada criteriosamente para ver se o laudo ambiental é consistente e convincente.

Mas, ao que tudo indica, não temos mais vereadores da oposição. Ou temos? Fica o desafio: o primeiro vereador que interditar aquele crime ambiental ganhará destaque aqui nesse blog.

9 comentários:

  1. Lamentável tamanha degradação ambiental!!!! E infelizmente este é só mais um exemplo do descaso e da omissao desse (des)governo...

    ResponderExcluir
  2. vereadores nos temos ( no papel e no contra cheque) ,porem e que todos se venderam no inicio do governo( por míseros trocados) e agora estão sem moral para cobrar.bem feito eu acho e POUCO.espero que a GAECO venha fazer uma limpeza na câmara. e prendam todos os vereadores.

    ResponderExcluir
  3. Eu vi isso hoje e fiquei estarrecido!!! Bem típico do que temos presenciado ultimamente, pois há outros exemplos graves de agressão ao nosso meio ambiente, como os morros desbastados e áreas de várzeas aterradas. Mas isso é o reflexo de um pensamento arcaico de que o progresso não pode ocupar o mesmo espaço da natureza, e é a ferro, concreto e corrupção que as coisas andam aqui nessa cidade.

    ResponderExcluir
  4. eh já vi que a operação filisteu já era rsrsrssr

    ResponderExcluir
  5. Luiz, que oposição? Até os vereadores petistas são da base do prefeito. Tá tudo dominado, e o caos implantado na cidade.

    ResponderExcluir
  6. Quantos acidentes já presenciei neste local. A cidade sempre reclama do péssimo tráfego que temos e agora que algo será feito para melhoria ficam de mimimi, não se faz omeletes sem quebrar os ovos, né? Isso é antigo mais em alta... Os verdadeiros crimes ambientais se dão a destruições dos morros. Isso sim merece uma atenção redobrada... Tenham dó..

    ResponderExcluir
  7. Este ato insano me fez recordar uma musica de Marisa Monte que protestava contra o ato do governo do Rio de Janeiro que pintou todos os muros de cinzas, muros que haviam lindas grafitações de um poeta de rua conhecido como "gentileza". O refrão da musica diz "Apagaram tudo, pintaram tudo de cinza.." Em nosso município estão apagando tudo, pintando tudo de cinza..mas como dizia o poeta de rua "gentileza gera gentileza". No caso dos bambuzais, a natureza ira retribuir a gentileza com erosões e no caso do descaso com o dinheiro publico, o que nós iremos retribuir???

    ResponderExcluir
  8. A destruição do bambuzal está me doendo no peito até agora!!! Faço caminhada e o contemplava todos os dias. A morada do saci parere... Que pena... Os morros, as encostas, sem comentários!!!!

    ResponderExcluir
  9. Absurdo ainda é o cidadão pagar 107 milhões. Isso mesmo!... 107 milhões nós vamos pagar por 4 km de rua. Acreditamos que deve ser o asfalto mais caro do universo. Não é do planeta não, é do universo mesmo...dr Nelson Medrado, socooorro!!!

    ResponderExcluir