Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de março de 2015

^VEREADORES DÃO POSSE A ÂNGELA COMO PREFEITA INTERINA

Populares acompanham a posse
Hoje (05) de março os oito vereadores que aprovaram o afastamento do Prefeito Valmir Mariano na última sessão realizaram uma sessão especial para empossar a vice-prefeita Ângela Pereira como Prefeita Interina pelo prazo de 180 dias. A cerimônia de posse aconteceu no saguão de entrada da Câmara de forma improvisada, pois o Presidente Ivonaldo Brás mandou trancar o plenário e impedir a entrada dos vereadores e da população.

Legalidade da Posse


Momento do discurso da Ângela
Os vereadores da oposição que hoje são maioria seguiram todo o rito regimental desde o afastamento do Prefeito Valmir até a posse da Ângela. Todos os procedimentos legais foram adotados, de forma que dificilmente o ato será contestado. Já solicitaram inclusive aos bancos o cancelamento das contas do Valmir e do seu secretariado e informaram a Justiça.

Os vereadores governistas alegam que a sessão não teve valor nenhum porque o Presidente já havia encerrado. Acontece, que o Brás encerrou a revelia dos seus pares, e mesmo o cargo lhe dando o direito de fazer isso, tal ato pode ser revogado desde que seja feito pela maioria. Aqui em Parauapebas e em qualquer lugar do Brasil, no Poder Legislativo o Plenário é soberano e segue-se ritualisticamente a decisão da maioria. Em alguns casos, exige-se a maioria simples, e em outros, a decisão de dois terços. Exemplo: para cassar o Prefeito seria necessário dois terços dos votos; para afastá-lo, como foi o caso, basta maioria simples, ou seja, oito votos. Portanto, mesmo o Brás tendo encerrado a sessão e se retirado do plenário com os governistas, a maioria permaneceu e decidiu continuar. 

A posse da Ângela foi legal, porém, isso não quer dizer que ela já seja prefeita de Parauapebas. Em outra cidade, até seria, pois o Poder Legislativo é um órgão independente e autônomo e não depende de chancela do Poder Judiciário. Como o Valmir já demonstrou que não quer largar o osso, essa pendenga será resolvida no judiciário. Assim, Parauapebas conta hoje com dois prefeitos: Ângela Pereira e Valmir Mariano.

Muita água ainda vai rolar sob essa ponte. Como virou uma disputa judiciária, pode ser que demore um pouco, e em se tratando de decisão jurídica, dois mais dois nunca são quatro.

Caso de Polícia


Polícia ocupa a Câmara
Hoje as proximidades da prefeitura e da Câmara amanheceram sitiadas pela Polícia Militar. Parecia até que se tratava de uma intervenção. Na rotatória que dá acesso ao Morro dos Ventos nenhum carro poderia passar. Até um helicóptero foi usado e ficou sobrevoando a área durante todo o tempo. Fiquei observando como é o poder! Todos vivem reclamando que Parauapebas só tem 35 policiais para mais de 200 mil habitantes. Hoje nossa cidade estava bem abastecida de polícia e conseguiram até helicóptero. Bravo! Espero que continue assim para combater a violência que se alastrou em nosso município.

Oposição faz milagre - Valmir apela


Ontem, pela primeira vez o Valmir foi a rádio dar explicações. Gravou também um vídeo e espalhou pelas redes sociais dizendo estar sendo perseguido pelos seus adversários que tem sede de poder. Cita, entre outras pérolas que já inaugurou quatorze escolas em apenas dois anos. Só esqueceu de falar que todas já estavam quase prontas deixadas pelo governo Darci. Citou a duplicação das vias e não falou que é uma obra que não é sua completamente. Falou que dobrou a capacidade de geração de água mas não falou quando vai retomar a obra de distribuição do líquido nos bairros Caetanópolis, Bela Vista e adjacência. Nesses bairros ele quebrou todo o asfalto, enterrou canos às vésperas da eleição para deputado e deu um calote no povo: deixou o povo sem água e os bairros intrafegáveis devido as valas que abriu no asfalto. Resultado: um ano depois e nada de água.

O Valmir que sempre esteve escondido, que nunca deu satisfação para ninguém, que nem vereador atendia, que nem o líder de governo Odilom conseguia vê-lo - como ele mesmo disse na sessão solene, - agora vai para a rádio, para a tv e diz que quer dialogar com a população. Isso sim é que é milagre. Já estou até com medo de tentarem canonizar os vereadores da oposição.

De uma coisa estou certo: a população não está muito a fim de esperar mais dois anos para tirar o Valmir da cadeira de Prefeito. Dificilmente ele conseguirá reverter essa situação que já ultrapassou o caos. Como escrevi no domingo (1º de março), teríamos muitos raios e trovoadas na política de Parauapebas e que as águas de março vieram para lavar a nossa alma. Vamos acompanhar essa novela passo a passo e vejamos onde isso vai dar. A minha torcida é que a população saia desse sofrimento, desse abandono e que o nosso município volte a prosperar e saia dessa crise miserável. Que Deus nos proteja nesse momento de turbulência. Que Deus proteja o dr. Helder - advogado que apresentou a denúncia - de qualquer intempérie.

7 comentários:

  1. COLAPSO TOTAL JAMAIS VISTO OU IMAGINADO NA HISTORIA POLITICA DE PARAUAPEBAS, UMA COISA É CERTA A POPULAÇÃO ESTÁ DESACREDITADA HA MUITO TEMPO DESSA GESTÃO VALMIR MARIANO. A CIDADE VIVE UM CAOS TOTAL QUE DEUS TENHA MISERICÓRDIA DA NOSSA CIDADE NÃO MERECEMOS VIVER COMO ESTAMOS, POR UMA POLITICA USURPADORA.

    ResponderExcluir
  2. Caro Luiz Vieira mais uma vez você deu um de bruxo e acertou. Falando do ocorrido hoje em nossa cidade onde uma minoria "beneficiada" comparam aos oitos de palhaços eu os chamo de oito corajosos,pois,as perseguições nos mesmos serão maiores agora. Estive acompanhando de longe e confesso não acreditava no que via,porém, depois de tudo isso posso voltar a dar crédito a esses vereadores. Boa sorte a todos do G8.

    ResponderExcluir
  3. Caros seguidores desse blog, hoje vi uma cena que me fez lembrar - porém sem nem um pouco de saudades - um dos últimos discursos do então Presidente Collor de Melo. Mesmo tentando justificar o injustificável, Valmir, assim como Collor, detinha rancor e arrogância pura, principalmente no tom de voz. Quando ele diz " vocês acham pouco" e por várias vezes repetiu tal frase. Pelo tanto de grana que rola na prefeitura desse município, eu responderia que não é pouco, é pífio!!! Por fim Vossa Majestade, ou melhor, o trapalhão Valmir só faltou dizer aquela célebre frase dita por Collor... " Brasileiros não me abandonem". Ao Valmir creio que ele tá no mato sem cachorro, só com ratos. Afirmo aos leitores deste, já vai tarde. Aos parauapebenses fica a lição, se alguém não consegue gestar de maneira satisfatória nem seus próprios bens, nunca iria gestar satisfatoriamente, a coisa pública.

    ResponderExcluir
  4. Quero aproveitar a audiência desse blog, para chamar à atenção de um dos edis, que no uso de seu discurso em uma determinada seção, questionou sobre seu próprio partido SDD como maior bancada da casa, em que apenas dois eram oposição segundo suas palavras " será que dos sete vereadores os cinco estão errados e apenas os dois estão certos" cabe agora o vereador demonstrar inteligência, e perceber que agora a maioria do seu partido está na oposição, se vc considera que a maioria está sempre certa, significa que vossa excelência está do lado errado já que ficou com a minoria, deixe seu lado orgulhoso, e, seja sensato e coerente com seu discurso e se volte para o lado do povo, afinal ainda há tempo de corrigir as c.... que o senhor fez durante sua vida pública, sempre defendendo o governo ao invés de defender o povo!

    ResponderExcluir
  5. Luis, sei que este assunto é fora do contexto acima mas nos ajude publicando o abandono de nossa rua que ora descrevo descrevo abaixo. Nós munícipes estamos esquecido por este prefeito, não sei se realmente é ele muito ruim ou sua equipe de trabalho. Vou narrar parte do problema de nossa Rua, a São João, do lado de baixo do cemitério, entre os bairros rio verde e da Paz. Existe permanentemente uma agua que sai do cemitério e soma-se com agua da sarjeta e corre dia e noite no meio da rua formando uma verdadeira lagoa, no local só passa de carro e mesmo assim tem que ser aventureiro, pois a agua dá no meio da roda. por diversas vezes já procuramos a Semob e vem com sua equipe já trouxeram engenheiros e avaliam medem para lá para cá mais nada de resolver o problema. Segundo a avaliação feita no ano passado tem que fazer desapropriação de 02 casas para resolver o problema, mas na nossa rua não tivemos essa graça da agilidade como fora no caso acima. Procuramos recentemente o Secretário Queiroga, que alegou não ter contrato para fazer tal obra, la na Semob me informaram que não tem nada, nem cimento , areia e até carrinho de mão. Sei que ao findar o mandato o Sr. Queiroga, vai comprar uma passagem aérea e voltar para sua terra, mas seu Valmir vai continuar por aqui então quero convida-lo a fazer este trecho da rua de pés para ele ver como é nosso sofrimento. Estamos falando de uma rua que fica a menos de 300 metros do centro do rio verde. Aqui deixo este convite ao Prefeito e imprensa local. Secretário e sua Equipe não Irão resolver pois nunca tiveram interesse. Meu nome e Carmosina da Silva, sou moradora desta rua Há 15 anos, aposentada Mae de 8 filhos todos residentes nesta cidade, moro nesta rua de frente ao numero 138. Aguardo providencias.

    ResponderExcluir
  6. é tanta policia agora que eu até to surpreso!!! da onde saiu tanta policia assim???? Jatene mandou um abraço!!!

    ResponderExcluir
  7. pareceu cena de guerra cm helicóptero e tanto policiais que jamais imaginei que parauapebas tivesse tantos policiais como todos vimos na prefeitura e na câmara municipal e, não entendo o porque que a criminalidade é crescente na nossa cidade haja vista que a coisa mais difícil da vida é passar uma viatura na frente da minha casa não sei o que está de fato está acontecendo com parauapebas mas de uma coisa tenho certeza muitas coisas ainda estão por acontecer na politica da nossa cidade que já entrou para a história com fatos e verdades, e com um prefeito tentando justificar o injustificável.

    ResponderExcluir