Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de março de 2015

SESSÃO DE 17 DE MARÇO - VUVUZELAS E MARIONETES

A contradição das massas


Por um lado, é lindo ver a multidão colorida lotando todos os espaços da Câmara dos Vereadores, protestando, vibrando, torcendo como uma torcida organizada. À primeira vista parece que a sociedade está acordando, tomando consciência de sua importância política e de sua participação popular. Mas só à primeira vista. Quando se olha mais de perto percebe-se que a realidade é outra bem diferente e bem deprimente. 

Infelizmente, a maioria do povo que está ocupando a galeria da Câmara é arregimentada por grupos políticos que usam inescrupulosamente o povo de forma vil. Aproveitam de suas carências, de suas ingenuidade e da falta de discernimento. Alguns usam até mesmo a coerção, a intimidação dos favores, dos empregos, dos convênios e até mesmo da expectativa de benefícios pessoais. E infelizmente (de novo) o governo Valmir não é o único que usa e abusa desse expediente. Já presenciei isso em outros governos e até mesmo na oposição. A última moda é oferecer R$50,00 para fazer parte de um grupo para apoiar uma causa. Aí é só mandar dezenas de ônibus para os bairros que voltarão lotados de inocentes úteis a qualquer causa. Veja essa mensagem que recebi de um desses "inocentes" úteis: "Boa noite amigo ..amigo saiba que estou do lado do de vocês apenas estou sendo precionado (transcrito com o erro) pelo Gilmar a defender o velho se não posso perder o salario e nesse momento não posso perder pq minha situação esta vermelha e não e a hora de chutar o barco..abraço".

Vereadores do G - 8 descobriram o calcanhar de aquiles


Mais uma vez a Câmara estava lotada de populares que foi arregimentada para vaiar e agredir os membros do G-8. Esse mesmo povo que é usado como massa de manobra são os mais afetados pelo sistema corrupto, pelo desvio de dinheiro da saúde, da educação, etc. Ontem o Vereador Arenes usou bem esse filão. Começou a fazer essa análise no seu discurso e os apitos e as vuvuzelas diminuíram drasticamente. Muitos começaram a lembrar das vezes que foram ao hospital municipal e não foram atendidos, dos parentes que já morreram por falta der atendimento, dos filhos que não tem educação digna, dos que passam fome... Alguns sentiram um nó na garganta e quase engoliram o apito. Se aquele povo continuasse ali - sim, pois grande parte era funcionário contratado da prefeitura e tinha que voltar para bater ponto às 18h. e outros eram moradores de bairros distantes que tinham que chegar em casa antes de escurecer - certamente iriam voltar seus apitos e vuvuzelas contra seus arregimentadores e contra o governo.

Oposição em maioria


Nada de novo na sessão de ontem. Os governistas bem que tentaram desfazer a crise criada pela falta de habilidade do Presidente Brás quando encerrou a revelia aquela sessão histórica. Mas em absoluta minoria foram tratorados sem dó nem piedade. Esse grupo governista que sempre esteve em maioria absoluta na Câmara, agora, pela primeira vez em minoria, não sabe como agir e tomam medidas estabanadas. 

A primeira crise foi durante a aprovação da ata da sessão anterior. Foi reprovada por 8 X 6 e prevaleceu a ata da oposição onde consta o afastamento do Valmir. A oposição vetou também todos os requerimentos pelo simples fato de serem endereçados ao prefeito afastado.

Um fato que chama a atenção é a ausência sistemática de vereadores governistas. Além de estarem em minoria, a cada semana um falta, a meu ver por uma estratégia de aniquilar ainda mais o governo. Na sessão passada (10/03) faltou o Devanir. Dessa vez faltou o Miquinha alegando problemas de saúde. Ao que tudo indica, o governo poderá ficar somente com 4 ou 5 "corajosos" vereadores que estão dispostos a morrerem abraçados com Valmir.

O PT está confuso


A base petista na Câmara está dividida e causando indignação aos filiados. Mesmo o partido tendo divulgado uma resolução que determina que seus parlamentares devem ser oposição ao governo Valmir, dois vereadores não deram a mínima ao partido e continuam abraçados ao Valmir. Euzébio e Miquinhas tem mantido uma fidelidade canina e comprometimento com o atual sistema de corrupção do governo. Não assinaram a CPI da saúde e em todas as sessões votam e defendem abertamente os governistas. Os filiados ficam envergonhados ao assistirem os dois petistas votando contra o seu partido e grudados como carrapatos ao sangue sujo. Parece que o Miquinha está disposto a mudar de lado e assumir seu papel junto a oposição. Mas o Euzébio, esse não tem jeito. É um caso perdido de um parlamentar apaixonado por Valmir e que não abre mão de sua função de "menino do rei". Está disposto a morrer junto com o rei custe o que custar. Ontem fez um discurso extremamente ridículo tentando defender o indefensável.

Os militantes do PT já tomaram a decisão de realizar uma plenária para enquadrar a Direção Partidária no município que tem assistido a tudo com total inércia.

8 comentários:

  1. Enquanto isso os pobres professores estão em condição insalubre nas salas de aula, e os alunos tomando veneno em caixinha como se fosse alimento, quem consegue engolir aquele fatídico suquinho onde o cheiro por si só é insuportável, certamente colherá num futuro não muito distante, o resultado dessa tragédia anunciada, e o pior sem ter uma saúde para atende-los, provavelmente, estarão propício ao pior, enquanto isso o filhinho do papai (PREFEITO) desfila às custa do erário público num carrão importado conversível (BMW), vou me embora desse lugar pois sei que o futuro depois de tantas mazelas deste desgoverno que figura entre os piores do país certamente será dolorido, no Brasil o povo se manifesta contra o governo federal por desvio de 100 milhões, enquanto só aqui já chegamos a mesma cifra e o povo aceita tudo tá difícil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É meu caro mas a alimentação na secretarias em geral esta péssima, isso devido ao acordo do Valmir com os fornecedores, até o Vereador Major em reunião solicitou o cancelamento do contrato e nova licitação mas em vão o Valmir abertamente falou que tinha um acordo e não poderia alterar. Eu estou no gabinete e tb sofri pressão do Gilmar para ir ontem à sessão (ele mesmo não foi ) ficou com seus advogados de belem arrumando um plano de chantagear os vereadores da oposição.

      Excluir
    2. Como podemos denunciar as ameaças de perda de emprego se não fizer o que eles mandam sem nos identificar?

      Excluir
  2. Alto lá, Sr anônimo O povo se manifesta uma ova! Observe com atenção todas as imagens mostradas pela televisão, inclusive pela Globo, no dia 15/03: alguém ali tem cara de povo? Se você pudesse sentir, alguém ali teria cheiro de povo? Se você tiver capacidade para entender, alguém do povo ostentaria faixa com a suástica nazista, dizeres contra Paulo Freire e, ainda por cima, pediria uma ditadura militar que, fatalmente recairia sobre si? Portanto, prezado, o que a televisão fez questão de mostrar durante todo o dia 15/03, não foi o povo brasileiro protestando contra a corrupção e contra o governo e o PT. Foi a elite brasileira, com tudo o que há de retrógrado e de reacionário, expressando o seu ódio e preconceito contra o povo brasileiro que está saindo da linha de pobreza graças às administrações Lula/Dilma.
    Aqui no Peba também a elite foi pra rua. Três gatos pingados, mas foram. Você não viu o Marcelo Catalão? O Major da Mactra & Cia? Pois é, você acha que eles estavam protestando contra a corrupção, se eles são os próprios corruptos? Portanto sugiro que você tenha discernimento e clareza quando utilizar a palavra povo e seja honesto. Diga com todas as letras que a elite foi pra rua porque não gosta de ver o povo deixando de ser seu escravo.
    Quanto à sessão, caro blogger, se é "nada de 'novo' de novo", então, bora encher linguiça!

    ResponderExcluir
  3. Nossa você só fala besteira. Você é oposição claro! Me diz aí, qual a Secretaria que você e sua vereadora Eiene escolheram ? A SEMED ? Bando de golpista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Golpista é vc e esse prefeito esclerosado, que destruiu a nossa cidade, hoje as moscas e entregue a empresarios sanguessugas.

      Excluir
  4. pra acabar de lascar com a cidade, comprou um vereador, falta so a policia apurar o motivo. o povo saber. so eles nao TA LIGADO.

    ResponderExcluir