Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de março de 2015

SESSÃO DE 10 DE MARÇO - ANTES DA TEMPESTADE A CALMARIA

Ontem (10/03) todos foram à Câmara preparados para uma batalha campal entre o G-8 e os vereadores do Valmir. O cenário de guerra foi devidamente preparado. Teve de tudo, desde panfletos apócrifos chamando vereadores de golpistas, entrevistas  do Valmir se passando pelo bom velhinho que está sofrendo uma tentativa de golpe (dava pena de ver), pichações em muros públicos, mensagens distribuídas nas redes sociais hostilizando o G-8 e polícia, muita polícia na Câmara. 

Outro fator nesse cenário de guerra foi a convocação dos funcionários contratados da prefeitura em pleno expediente de trabalho. Haja desespero! A novidade dessa vez foi a convocação de todas as entidades sociais que mantém convênio com a prefeitura ou que mantém esperança de celebrar algum convênio. A ordem foi clara: "vá e leve o maior numero de pessoas, senão o convênio será cortado. Quando um vereador do G-8 falar, gritem, vaiem para deixar eles doidos. Se for preciso, cerquem eles na saída e deem uns catiripapos." Aos secretários a ordem foi a seguinte: "leve todo empregado contratado. Quem não for demita. Escolha um líder para acompanhá-los e no final levem para bater o ponto na secretaria".

Quero deixar registrado que não tenho nada contra convidar servidores para as sessões. Convidar e não convocar; convidar e não intimidar. É legítimo e natural que o governo incentive os servidores a acompanhar as sessões, principalmente quando tem assunto de interesse do governo.  Mas o que assistimos nessa gestão é um verdadeiro atentado a democracia, um verdadeiro assédio moral digno de uma intervenção do Ministério Público. Ontem eu presenciei vários funcionários saindo em fila dizendo que ainda teriam que bater ponto.

A batalha foi adiada


Os vereadores do G-8 em bloco decidiram priorizar uma agenda em Belém para tratarem de assuntos referentes a crise administrativa atual. O Vereador Devanir que é governista inexplicavelmente não compareceu à sessão. Algumas pessoas no plenário da Câmara comentavam que ele havia pulado do barco do Valmir e se juntado a oposição. Pessoalmente não acredito. Pelo pouco que conheço Devanir, acho que é mais fácil ele morrer afogado do que abandonar o barco. Com essa ausência, o G-6 (Odilom, Brás, Euzébio, Miquinha, Majo e Maridé) resolveram preencher a sessão com a sabatina do bi-secretário André Rosa.

Com a ausência da oposição, algumas pessoas esperavam que os governistas iriam partir com tudo para desacreditar o G-8. Mas o cenário está tão feio para eles que ninguém se atreveu. Preferiram deixar o serviço sujo para os "agentes pagos". Afinal, para que sujar as mãos se tem sempre alguém disposto a fazer isso por uns trocados? Nada de discurso na tribuna, nada de responder a acusações. Ao invés disso, preferiram brincar de sabatinar, de inquirir o André Rosa no bom e velho estilo da tiazona que se finge de professora má.

O bi-secretário André é o cara!


Quando os vereadores Miquinha e Euzébio apresentaram e aprovaram requerimento para convocar o bi-secretário André Rosa (SEMMA e SEMURB) muita gente achou que a coisa ia feder. Miquinha já vinha batendo no secretário há muito tempo e na convocação se apresentou tão bravo que muita gente ficou com pena do "pobre secretário". 

Para surpresa e decepção da platéia, não houve o "furdunço" entre governistas e oposição e nem houve o linchamento público do André Rosa. O André demonstrou inteligência superior e estratégia de guerrilha. "Ensaboou" os vereadores com termos técnicos, falou, e falou com a tranquilidade de quem tinha a certeza de que os vereadores não estavam entendendo nada. Em alguns momentos (acho que foi para testar o conhecimento dos vereadores) deu informações erradas e falou coisas que não tinham nada a ver. 

A valentia dos vereadores que convocaram o secretário caiu por terra. Viraram cordeirinhos e até elogiaram o bi-secretário no final. André Rosa pode ser um zero a esquerda como bi-secretário, mas como amansador de vereador valente é nota dez. Ganhou minha admiração.

E assim encerrou a sessão, de forma enfadonha, com um ar de decepção e com o plenário quase vazio. Todos que foram lá, mesmo coagido pela administração tinha uma pergunta em comum: quando é que o Valmir sai mesmo? Eu respondo: já saiu, por mais que diga na imprensa que continua prefeito. Desafio alguém a me mostrar um empenho assinado por Valmir depois do dia 05 de março.

E é com essa calmaria momentânea que se inicia o terremoto político. Muitas surpresas virão. Aguarde e verá.




19 comentários:

  1. Apoio.
    Sempre leio e em alguns resolvo comentar. São poucos em Parauapebas que tenham integridade em falar das coisas que aqui acontecem. A maioria, por medo ou comprado pelo poder, não falam as coisas certeiras do que a população precisa ouvir. Meu caro amigo Luiz Vieira, continue assim, não importe de que lado esteja, mas que a verdade seja sempre escrita. Estou sempre lendo esses contos reais da nossa cidade. Vamos a luta.

    ResponderExcluir
  2. VOCE COMO SEMPRE UM GÊNIO CONTUNDENTE NAS INFORMAÇÕES PRESTADAS ÃOS SEU LEITORES PARABENS PELA FORMA COM QUE NOS PRESTIGIA COM INFORMAÇÕES PRECISAS. AGORA QUANTO AS TEMPESTADES DE MARÇO NESSE GOVERNO DO SR. VALMIR ESTÁ SÓ COMEÇANDO MEU CARO PROFESSOR LUIZ VIEIRA A POPULAÇÃO JA NAO ACREDITA MAIS EM SEU GOVERNO QUE CAMINHA A PASSOS DE TARTARUGAS PEDEU O COMANDO PERDEU AS REDIAS SUCUMBIU A MAIS PURA VERGONHA DE UM GOVERNO MUNICIPAL.

    ResponderExcluir
  3. Fui até a Câmara legislativa pensando que o bicho fosse pegar, cheguei lá, nadinha!!!
    Só o Coxinha e o Doquinha falando besteira com um cara (secretário do lixo) que não sabe de nada. Cadê o G8?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O G8 esta se escondendo, não quer falar a população pq o prefeito ainda esta na cadeira acabando com nossa cidade. melhor não sabem falar por isso sumiram. Deixando a população toda com a pergunta pq não impetraram o MS com liminar para fazer valer o afastamento? Simples pq não tem ideia do que estão fazendo. Ai vem outra pergunta nossa passou 8 dias pode agora impetrar o MS? Resposta: Não, pq o direito não socorre quem dorme o objeto do MS seria a justificativa do afastamento, não existe mais, pois se o medo era que provas fossem queimadas bom em uma semana é possível queimar a prefeitura toda, se o medo era o prefeito coagir testemunhas bom essas podem ter certeza que não falaram nada ante a fraqueza do grupo. Então não restou mais justificativas para o MS. O G8 perdeu de afastar o prefeito efetivamente, sem prejudicar a cidade.
      A pergunta que nos cabe é: pq? pq o G8 não impetrou o MS ? Necessitamos de uma resposta Luiz.
      Bom tenho umas teorias: O G8 queria dinheiro mas não conseguiu então bateu mas não soube terminar o serviço.
      Teoria 2: O G8 ganhou dinheiro do Darci para fazer a imagem do Velho piorar de vez.

      Excluir
  4. Duvido chamarem o Zoenio pra dar esclarecimentos dos desmontes de morro em sua gestão e sobre a estrada cortando o Morro dos Ventos sem licença ambiental nenhuma!!!! Talvez a imprensa local tenha medo do Zoenio e (ou melhor, da Leudicy) porque ele no tempo que ficou a frente da Secretaria de Meio Ambiente, virou um intocável.... Pra isso esses vereadores não tem coragem.... engraçado....

    ResponderExcluir
  5. Prezado Luis Vieira, primeiramente gostaria de parabeniza-lo pela atitude corajosa de expor a população a verdadeira situação calamitosa da nossa cidade e os desmandos do atual prefeito.

    Por você ser esse profissional diferenciado da maioria da nossa cidade. Peço lhe que elabore uma matéria referente a INSEGURANÇA QUE ASSOLA A NOSSO CIDADE.
    Não diferente das demais cidades afastadas da região metropolitana, a nossa cidade tem um baixo efetivo policial, insuficiente para oferecer a segurança satisfatória da nossa cidade.
    O prefeito VALMIR, em meados de Abril de 2013, lançou o concurso da Guarda Municipal, que fará aniversário próximo mês. Acreditamos que esse reforço seria para propiciar mais segurança a nossa cidade, onde esses guardas deveriam patrulhar as praças, locais e instalações públicas... Possibilitando a PM a fazer de fato a sua principal atribuição que a prevenção da violência em toda a cidade.
    Mais a realidade que quem prestou esse concurso é uma total insatisfação com a atual administração, que por sua vez não está dando celeridade as etapas desse certame, ou seja, estão fazendo pouco caso da violência que assola nossa cidade e também dos candidatos que aguardam ansiosamente pela conclusão desse concurso.
    Na última semana (25/02 a 06/03) foi efetuada a entrega da documentação para matrícula no curso de formação. O Sr. Mendes que trabalha no CTRH da prefeitura nos informou verbalmente que dia 06/03/15 eles divulgariam a lista de exames e a data do inicio do curso, mas até a presente data, nada foi publicado. Vários candidatos já foram em busca de informação tanto no CTRH como na SEMSI, mas não obtiveram nenhuma informação relevante.
    Vale ressaltar que esses candidatos tiverem varias despesas como; passagens, hospedagem, emissão de documentos entre outras. Muitos sairão de seus empregos para estudar e treinar para a prova e o teste físico. Compreendemos que existe os prazos para andamento do concurso, no entanto esse, já estralou de mais.
    Portanto, te peço que veja em “loco” as informações aqui prestadas e elabore e divulgue uma matéria, a fim de nos ajudar a pressionar administração a iniciar logo esse curso de formação.
    Vejo também que é a favor da “atual” ou “vice” prefeita, peço que conte a situação desses candidatos a ela. A fim de sensibiliza-la a apoiar essa causa.

    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  6. o G8 esta esperando a propina para ficar quietinho, sabem que se entrar no judiciário vai parar. Se eles tem força mesmo pq não acionou o judiciário para que o Prefeito deposto fosse adequadamente substituído? Simples pq eles querem mesmo que o Valmir de uma grana para cada um ficar quieto. Essa é a verdade. Não há outra explicação. Se eles estão de fato e direito certo pq a Angela não assumiu? Pq o G8 não faz valer seu poder? Pq deixa o Valmir praticar a Ditadura na cidade? Se vc caro amigo me responder estas perguntas pode ser que um dia eu volte a acreditar na politica desta cidade, por ora eu acredito nesta teoria é mais coerente.

    ResponderExcluir
  7. Então todos foram juntos à Belém para discutir sobre a crise na Administração, não podia mandar um ou dois para representar todos? Há Luiz podia ao menos ter uma desculpa melhor né? Pq não ficou ninguém? eu explico depois do circo que fizeram nenhum deles sabe como tirar o prefeito de lá então ficariam sem saber o que dizer ao povo que confiaram neles.

    ResponderExcluir
  8. Prque todos foram juntos pra Belem? não poderia ir uma comissão de 3 por exemplo? não se confiam? ou não foram pra Belem? perguntas que não querem calar....

    ResponderExcluir
  9. Depois da televisão (Barra Pesada), hoje foi a vez do rádio (Arara Azul). Pelo que compreendi (e aí peço desculpas pela minha lerdeza de compreensão), pelas suas próprias palavras e com uma ajudazinha nada sutil dos entrevistadores, o Velho não foi, não será afastado e nem cassado e nem é demissionário do cargo de Prefeito. Segundo ele, "os vereadores de oposição fizeram tudo errado; agiram de maneira precipitada e por vaidade". Continuando com a sua exposição de serviços prestados, o sr. Prefeito já fez tudo que este município precisa: dezenas de escolas, construção e reforma de dezenas de postos de saúde e compra de equipamentos de última geração para o Hospital Municipal e para os Postos da Zona Rural, duplicação de estradas, mobilidade urbana, segurança e etcétera e tal.
    Bem, com a tranqüilidade, certeza e segurança com que o nobre Prefeito descreve a situação de Parauapebas, o grau de satisfação demonstrado pelos apresentadores/entrevistadores, só posso chegar a uma conclusão: o Prefeito é um santo. Ele está certo e todos nós (TODOS) estamos errados. Portanto ele vai para o céu e nós vamos para o inferno. Aliás, por cometermos tamanha injustiça contra um pobre e indefeso velhinho, todos nós (TODOS) já estamos queimando no fogo do inferno. Então só nos resta uma saída: rezar e torcer para que o G 8 vire G 9, G 10, G tantos e apague este fogo e nos livre deste inferno - também somos filhos de Deus. Ou não?

    ResponderExcluir
  10. Meu Caro Luiz Vieira, como redator, Vc é invejável. agora alguns leitores de seu jornalismo eletrônico o Blog é de arrepiar. Os caras não tem nada na cabeça amigo.
    Concordo com Você o moço ainda não entendeu que ele não é mais o prefeito. se a justiça ficar ao lado deste senhor, é o fim de tudo de errado que já testemunhamos.
    Nossa quanto desvio de dinheiro. Quanta armação, Quanta sujeira. Boa noite.

    ResponderExcluir
  11. Não gosto de menosprezar a capacidade de ninguém, mas vamos admitir que seu Valmir é pra lá de malandro, vê e finge que não enxerga, ouve e finge que não escuta, fala e finge que não falou, age e finge que não agiu, é afastado do cargo e finge que não saiu .Bom, só quero ver se quando ele for preso irá continuar fingindo assim.

    ResponderExcluir
  12. Essa mídia da TV E RADIO da nossa cidade deixou bem claro desde o começo da semana em que Valmir da Integral no desespero os procurou pra tentar JUSTIFICAR O INJUSTIFICAVEL não representa a maioria absoluta da população que dia a pós dia está desacreditada desse governo, foi perceptivel do começo ao fim das entrevistas que era conversa fiada, ou seja são convenientes com as mazelas que vivenciamos infelizmente, vamos em frente!

    ResponderExcluir
  13. JA TEM UM VIDEO RADANDO AÍ NAS REDES SOCIAIS DO PROCURADOR NELSON MEDRADO FALANDO A RESPEITO DAS DENUNCIAS DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA DO PREFEITO, E COMFIRMA DE FATO QUE HOUVE DESVIOS DE DINHEIRO NA COMPRA DE LOTES ENTRE OUTRAS DENUNCIAS OU SEJA VAMIR E SUAS CORJAS ESTAO SENDO INVESTIGADOS, PARAUAPEBAS AGRADEÇE!!!!

    ResponderExcluir
  14. caro amigo Luiz vieira, eu gosto muito do seu blog mas fiquei com duvida quando você pediu acima desafiando alguém a mostrar um empenho do prefeito após o dia 05(afastamento) então pesquisei e vi este:

    PREFEITURA MUNICIPAL DE PARAUAPEBAS, PARAUAPEBAS - PA

    Dados do empenho de número 06030005
    Empenho feito em 06/03/2015.

    Tipo: Ordinário

    Credor: IMAD - ELETROREFRIGERAÇÃO LTDA

    CNPJ: 05.003.553/ 0001-11

    A modalidade da licitação é "Outros/não se aplica".

    Unidade orçamentária: 031 - Controladoria Geral do Município

    Função: 04 - Administração

    Subfunção: 124 - Controle Interno

    Programa de governo: 2001 - Controle Orç.Fin.Patrim.e Operacional

    Projeto / Atividade: 2.158 - Manutenção da Controladoria Geral do Municipio

    Natureza da despesa: 3.3.90.39.00 - Outros Serv. de Terc. Pessoa Jurídica

    Fonte de recurso: Part. rec. Estados (ICMS,IPVA,IPI exp.)

    Histórico: serviços a serem prestados com instalação de 03 (três) centrais de ar condicionado para uso desta Controladoria.

    Movimentos do empenho

    Documento 06030005 de valor igual a R$ 1.950,00
    Movimento realizado em 6 de março de 2015
    Tipo: Empenho
    Registro: Realizado

    ResponderExcluir
  15. caro LUIZ, a emissora de tv Rba com seu jornalismo barra pesada não mostra mais as faucatruras do gorveno. Será que ela foi comprada ?????

    ResponderExcluir
  16. anônimo das 20:55, se foi comprada o diabo e que duvida. TA LIGADO.

    ResponderExcluir