Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de março de 2015

CADÊ O TERREMOTO?

No início desse mês de março escrevi alguns artigos de uma série intitulada águas de março. Num desses artigos, (confira aqui) falei que um terremoto iria abalar as estruturas da política de Parauapebas. A previsão era que até o final da primeira quinzena de março esse terremoto atingiria sua escala máxima e provocaria uma reviravolta sem precedentes.

Pois bem. Já estamos no final de março e o terremoto não foi tão devastador assim, pelo menos por enquanto. Digamos que ele tenha alcançado 4 na escala Richter. Se não foi tão devastador como previsto, pelo menos deu uma boa sacudida nas nossas estruturas políticas e provocaram mudanças consideráveis. Isso, ninguém pode negar.

As águas de março começaram logo na primeira semana do mês quando previ aqui que um acontecimento inusitado abalaria nossas estruturas políticas. O início de tudo foi aquela fatídica sessão de 03 de março, onde a oposição esteve em maioria pela primeira vez e aprovou o afastamento do prefeito Valmir por 180 dias. A partir daí, todos já sabem o que aconteceu e o que ainda está acontecendo em nosso município. Quem não acompanhou recomendo que dê uma lida nos textos anteriores do mês de março.

Mesmo o terremoto não sendo tão devastador, abalou nossas estruturas


Muita gente ficou frustrada com o baixo impacto do terremoto político. Boa parte da população esperava uma escala de 6 ou 7 pontos. Muitos gostariam de ver carros da Polícia Federal, do GAECO (GRUPO DE ATUAÇÃO ESPECIAL DE COMBATE AO CRIME ORGANIZADO)  e da Polícia Civil cantando pneus e parando nas casas dos agentes públicos e dos envolvidos no escândalo político denunciado. Muitos esperavam presenciar figurões saindo algemados e uma intervenção da justiça em nosso município. 

Se esse cenário ainda não aconteceu, não podemos achar que não houve reviravolta no Palácio dos Ventos. As mudanças foram visíveis e até agora estão gerando impacto. Quando foi a última vez que você viu o prefeito de Parauapebas dando entrevista em algum meio de comunicação? Quando foi que você ouviu falar que o Valmir recebeu em seu gabinete entidades de classe para uma conversa? Quando foi que você viu o Valmir com sua equipe realizando ações nos bairros? Aliás, quando foi a última vez que você viu o Valmir antes desse episódio? Até o líder de governo Vereador Odilom reclamou na tribuna que fazia meses que não via o prefeito.

Com o poder ameaçado o prefeito resolveu reagir. E reagiu da pior forma possível. Pela primeira vez um prefeito é afastado e se recusa a deixar o cargo. É claro que há divergências quanto a legalidade do seu afastamento, mas aí já é outra história. O fato é que foi afastado pelos oito dos quinze  vereadores e segundo um membro do Ministério Público Estadual - dr. Nelson Medrado - o afastamento foi legítimo. Afastado, o Valmir encastelou-se na prefeitura e passou a articular uma reação.

Nesse período de 15 dias o Valmir esteve na mídia três vezes mais do que nos dois anos do seu mandato. Mandou convocar todas as entidades que mantém convênio e todas as que mantém expectativas de convênio e impôs a todas que demonstrassem apoio ao seu governo da forma mais acintosa possível. Alguns líderes comunitários se viram constrangidos tendo que aparecer em foto no gabinete do prefeito como sendo apoio voluntário. 

Além da exagerada exposição na mídia, o prefeito tratou de mandar seu assessor de comunicação chamar os órgãos da imprensa para um acerto de contas. De acordo com a informação de um agente infiltrado, a  promessa foi de um contrato generoso para todos no mês de abril. Não posso afirmar se isso é verdade, mas percebe-se com nitidez que houve uma mudança de humor de boa parte da imprensa local em relação ao Valmir. Um exemplo é o programa Barra Pesada que antes vivia garimpando matérias para detonar com o governo e agora parece um órgão de propaganda oficial da prefeitura. 

O terremoto atingiu uma escala baixa mas ainda não cessou. Algumas pessoas acreditam que ainda pode crescer e chegar a proporções devastadoras. Porém, mesmo que nada mais aconteça, mesmo que tudo fique como está, uma coisa ninguém pode negar: a atuação da oposição, mesmo que de forma desarticulada provocou o início de uma mudança na estrutura da prefeitura. As pessoas mais sensatas e inteligentes agradecerão ao G-5 e aos três que se aliaram a essa causa, pois o Valmir foi obrigado a sair de sua zona de conforto e mostrar sua cara. Seja qual for o governo, a falta de oposição combativa é a pior desgraça para um município.

10 comentários:

  1. Luiz do jeito que voce fala acaba desmoralizando nossa justiça quando voce diz que o prefeito foi afastado mas se recusou a deixar o poder. Sera que nossas leis são tal vulgar que um homem afastado poça impor sua vontade e prevalecer acima da lei ?Sera que o prefeito e tão poderoso que o TJ não tem poder de dete-lo ou melhor faze-lo cumprir a lei ja que voce afirma que o afastamento dele foi legal dentro da lei ?sera que a policia federal não seria capaz de tirar o prefeito e colocar a vice ja que voce afirma que o prefeito esta afastado legalmente ou vai me dizer tambem que a PF esta comprada pelo prefeito ? Sera que 8 vereadores famintos do poder estão acima do TJ a ponto de soprepor as leis vigentes neste paiz Caro Luiz alguma coisa não esta encaixando neste caso. voces usaram um sentimentalismo publicando um clamor popular que jamais aconteceu ou melhor das manifestações ocorridas foram sim a favor do prefeito ou voces não viram os ruralistas se manifestarem ou pra voces eles foram forçados pelo prefeito. Caro Luiz os tempos mudaram a era Darci acabou o povo escolheu outro e a voz do povo é a voz de DEUS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc tá de brincadeira hein amigo? Vem aqui no meu Bairro pra ver a condição, que vivemos, e faça uma enquete sobre a popularidade do prefeito, acho que vc vai se decepcionar.

      Excluir
    2. Comentário mais bizarro que já li aqui desse OLD FOX kkkk esse aí ta mais perdido no tempo do que cego em tiroteio afff

      Excluir
  2. O que maus me admira caro Luiz, é a falta de ação por parte da justiça diante de tantos dusparatis, denúncias de funcionários publico metendo a mão no dinheiro que pertence ao povo,contratos fraudulentos, desvios e mais desvios do dinheiro público e o povo clamando por justiça através dos meios de comunicação, denunciando pondo a boca no trombone e o MP, PF e tantos outros órgãos incumbidos de averiguar fatos e cessar com a corrupção e com a farra com o dinheiro público, no entanto nem se manifesta. Agora só esperamos na justiça Divina, porque essa aqui não funciona.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você Luiz Vieira, a oposição conseguiu acordar esse "bicho" que estava adormecido. Eles fizeram um excelente trabalho. E acredito que o desfecho será o que a maioria do povo de bem espera: SIMPLISMENTE JUSTIÇA.

    ResponderExcluir
  4. Eu sou um patriota por natureza e fico me perguntando até onde vai essa política canalha em nosso país... sinto um nó na garganta, aquele sentimento de indignação e de impotência ao mesmo tempo, quando se pode ver, se pode saber e sobretudo se pode sentir na pele as consequências desastrosas disso que o dinheiro compra e que chamam de articulação política, onde os poderes se entrelaçam de forma que um depende do quanto o outro pode lhe render nas entrelinhas obscuras das negociações e que por tabela vai infestando os demais segmentos como uma avalanche que no fim pode ser batizada de corrupção. Enquanto isso a atenção é desviada com as esmolas de um algo maior e mais lucrativo por trás de uma "boa" e vantajosa ação social, que pode render votos e dinheiro sujo ao mesmo tempo e por isso vemos políticos, alguns, antes proletários, ranqueados como mi ou bilionários e taxados de bons homens, ou ainda, a pior campanha possível... que roubam, mas fazem. Ah meus caros!!! Como dói ter que pagar por isso, como é difícil aceitar o que esses seres fazem para obter regalias, se blindando mais e mais, para que possam passar por qualquer situação que os possa atingir de forma incólume, andando na contramão do que se deveria praticar, pois sendo eles pessoas teoricamente corretas, nada deveriam temer em relação a verdadeira justiça. Hoje temo muito não ver tudo isso mudar, até nisso se fala, pois há quem diga que é melhor assim do que antes ou do que poderia acontecer caso houvesse qualquer mudança. Mas eu não concordo! Vejo que tentativas devem serem praticadas sempre que algo estiver errado e se não deu certo temos que tentar de novo, seja em que etapa estiver e no processo que for, ou seja, se está dando errado, paramos e refazemos tudo. Infelizmente sou uma gota num oceano e sei que aquele jargão que podemos mudar tudo nas urnas é uma triste utopia, onde o desprovimento de senso fala mais alto e coroa o ciclo da escravidão da ética e do firmamento do incorreto.

    ResponderExcluir
  5. Luiz meu caro, vc sabe que o G8 tem rabo preso e foi por isso que eles simplesmente ficaram paralisados, vc sabe que o Presidente da casa mandou todos calarem a boca ou jogaria ao vento toda merda que rola la, vc sabe que todos sem exceção tem caminhão carro imóveis locados para o executivo, vc sabe de onde vem o dinheiro que os vereadores utilizam para fazer a farra, vem do nosso bolso. Roubo esse é nome que recebe os atos de seus queridos vereadores e o prefeito não fica longe disso. Se assim não fosse pq o decreto publicado, por tanto com eficácia, mas de discutível validade contudo não contestado judicialmente não foi imposto judicialmente junto ao TJ por meio de MS?
    Não se de o trabalho de responder, isso não foi feito pq seu G8 deu um soco e ficou esperando a recompensa para não espancar, agora tirar do povo 2,5 milhões para dar a uma cara se escreve o 0 quando senta sem calças e olhe lá. Sem nenhum ente politico se quer questionar, não é só estranho mas claramente nítido que o G8 ficou atado com as roubalheira que praticou e pratica junto a prefeitura. Por mim jogaria uma bomba em ambas as casas e restituiria a ordem dentre deste município.
    Mas não estamos mais nos bons tempos onde o povo tinha a voz, isso pq cada um esta preocupado em ganhar o seu e sair correndo para ninguém pegar.
    Essa é a verdade e isso vale para vc e para o Lindolfo, vcs só fazem oposição pq não receberam o calo boca quando receber faram é politica para o velho sem se importar com as pessoas que morrem naquele hospital publico ou as crianças que estão aprendendo tudo errado ou nem estão aprendendo.
    Moralmente não conheço ninguém com envolvimento politico, mesmo que da mídia, que mereça meu voto. Essa cidade tem no poder o espelho do que é uma cidade suja com pessoas interesseiras, individualistas, corruptas e egoístas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Essa cidade tem no poder o espelho do que é uma cidade suja com pessoas interesseiras, individualistas, corruptas e egoístas"
      parabens por isso.

      Excluir
  6. Luiz Vieira, o Sr. acredita sinceramente que a solução seria a Volta do PT?
    O que seria mais razoável, a volta do PT ou uma mudança de verdade com outro candidato?

    ResponderExcluir
  7. chega a ser patetico achar que ia virar golpe e derrubar alguem entre ladroes nao ha acertos e fica evidente que o partido vermelho dos carcaras orquestrou tudo uma vice sem moral sem o minimo de inteligencia para estar no cargo e um grupinho de vereadores inaptos

    ResponderExcluir