Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de março de 2015

A GUERREIRA PARTIU

Dizem que mãe é tudo igual. São Anjos que Deus colocou para cuidar de nós aqui nessa terra. Cada filho ressalta as qualidades da sua e a partida é sempre uma imensa dor. Ah! Por quê as mães não são eternas? Qual o sentido de perdermos esse anjo protetor? Só me vem à cabeça aquela frase: "há mais mistério entre o céu e a terra do que nossa vã filosofia possa imaginar". Deus sabe o que faz e aceitamos os seus desígnios.

Maria Reis Vieira gostava de ser chamada de Dona Cota. Uma mulher guerreira, mansa como um pássaro e brava como uma leoa. Mansa no trato com as pessoas. Sempre sorridente, bem humorada, sensível e que tinha o maior prazer em servir à todos;  brava quando se tratava de defender suas "crias". Ninguém mexeria com um filho seu sem sofrer as consequências. Na intimidade eu a chamava de Dona Cota como forma de reverência, mas sempre foi e sempre será simplesmente MAMÃE.

Mulher guerreira, forte e destemida. Nasceu no sertão baiano em 1930, criada na lida da roça e formada com os rigores de uma família tradicional de agricultores humildes. Teve dez filhos, dos quais perdeu dois ainda bebês. Os oito ela criou com a nobreza fidalga, mesmo enfrentando as dificuldades inerentes a uma família pobre. Apesar de pouco estudo, ensinou e educou todos os filhos com a sabedoria de poucos.

Hoje, 19 de março de 2015 (dia de São José) a guerreira atendeu ao chamado de Deus. Partiu para outra dimensão com a tranquilidade e a serenidade do dever cumprido. Não sofreu, não reclamou. Apenas fechou os olhos e partiu.

Perdi minha mãe e ganhei um Anjo Divino Protetor.

Vá em paz MAMÃE. Guardaremos eternamente na memória seu sorriso, sua irreverência e suas lições de vida.

P.S. Seu corpo está sendo velado na Rua D, Número 157, Cidade Nova. O sepultamento será às 16h30m.

8 comentários:

  1. Para Sempre

    "Por que Deus permite
    que as mães vão-se embora?
    Mãe não tem limite,
    é tempo sem hora,
    luz que não apaga
    quando sopra o vento
    e chuva desaba,
    veludo escondido
    na pele enrugada,
    água pura, ar puro,
    puro pensamento.
    Morrer acontece
    com o que é breve e passa
    sem deixar vestígio.
    Mãe, na sua graça,
    é eternidade.
    Por que Deus se lembra
    - mistério profundo -
    de tirá-la um dia?
    Fosse eu Rei do Mundo,
    baixava uma lei:
    Mãe não morre nunca,
    mãe ficará sempre
    junto de seu filho
    e ele, velho embora,
    será pequenino
    feito grão de milho."
    Carlos Drummond de Andrade

    Que Deus, em sua infinita misericórdia, dê o conforto a seu coração, Luiz. Meus sentimentos.

    ResponderExcluir
  2. Tive o prazer de conviver com D. Cota em companhia de seus filhos e netos por diversas vezes, vi o respeito e carinho que todos dispensável e ela e isto me trazia sempre o seguinte pensamento: esta senhora soube criar seus filhos. Que Deus a tenha em um bom lugar,que conforte o seu coração de filho e de todos familiares.Meus pêsames amigo Luiz vieira.

    ResponderExcluir
  3. Minhas condolências a você e toda sua família, sou leitora de seu blog. você como sempre sábio nas palavras, agora está com nosso SENHOR.

    ResponderExcluir
  4. Todos cumpriremos nossa Cota! Temos ciência disto, apesar de a maioria não aceitar isto! Que ela fique em paz!
    Abraços, companheiro!
    Alípio

    ResponderExcluir
  5. Meus sentimentos, que Deus conforte o coração da familia neste momento tao dificil para todos.

    ResponderExcluir
  6. O LUIZ VIEIRA sei muito bem o que esta sentindo pois perdi a minha e sofri muito , mas agradeça a DEUS pelo que voce é pois foi ela que o ensinou , agradeça a DEUS por estar vivo , foi ela que te deu a vida e o protegeu ate voce se tornar um homem , foi ela que te amou de verdade pois garanto que mesmo nos momentos dificil ela jamais te abamdonou , agradeça a DEUS por ele ter sido sua mae.
    Caro Luiz meus pesames e que DEUS todo poderoso conforte seus corações

    ResponderExcluir
  7. Mesmo tardiamente, envio meus pêsames por perda irreparável... Companheiro, Deus em toda sua sabedoria deu-nos apenas uma mãe, se não a dor de perdê-la irremediavelmente infinita. Que as boas lembranças e amorosas recordações sejam os acalentos nos momentos de saudade de ente tão querido. Que Deus a tenha!

    ResponderExcluir