Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de março de 2015

A FORÇA E INTELIGÊNCIA DA MULHER PARAENSE!


O Ministério Público do Pará dará posse, em junho, aos novos promotores aprovados no 12º concurso de  ingresso na carreira. Dentre eles está a ilustre filha de Parauapebas, VANESSA HERCULANO RIBEIRO, de apenas 27 anos! A primeira parauapebense a fazer parte de tão nobre instituição!
Vanessa é filha de pequenos comerciantes que vieram para a cidade em 1984, José Carlos e Marlene. Filha caçula, estudou em escola pública (Eduardo Angelim) e terminou o ensino médio em 2004. Em 2005 prestou vestibular para Direito na UFPA, Marabá e logrou êxito, ano em que contraiu matrimônio com Alípio Ribeiro.
Concluiu o curso de Direito em 2010, ano em que foi aprovada no primeiro exame da OAB que fez, tendo conseguido 80 pontos na primeira etapa!
A partir de então, decidiu que seria juíza ou promotora de justiça, mas que tinha preferência pelo MP! Foram 05 anos de muito estudo, sacrifício e dedicação. Dentre suas conquistas, em 2007 passou numa seleção para estagiar na Justiça Federal de Marabá. Em 2009, um ano antes de se formar, passou no concurso para analista judiciário do TJPA e na primeira etapa do concurso para procurador de Parauapebas! Em 2011 venceu mais uma etapa: foi aprovada no concurso para analista do TRF da primeira região, Marabá! Passou também na primeira etapa do concurso para Procurador deste estado! Em 2012, foi empossada como analista judiciária no TJ/PA, e, um ano e meio depois, pediu exoneração para assumir o cargo de analista no TRF! No mesmo ano, 2013, venceu todas as etapas do concurso para delegado da Polícia Civil, também do Pará! Desistiu de seguir carreira na polícia para ficar no TRF e dedicar-se aos estudos. Ela queria mais! E queria no seu estado!
Em 2014, inscreveu-se nos concursos para a magistratura e Promotoria de Justiça do Pará. Os mais ambicionados concursos da carreira jurídica!
Foram centenas de noites mal dormidas, de dias estressantes aliando os estudos ao trabalho. Quantas lágrimas derramadas, quantos quilos perdidos, quantos momentos angustiantes na expectativa de realizar um sonho!
Veio a segunda fase para juiz. Precisava de 6,0. Tirou 5,5! Recorreu. Perdeu! Só não surtou porque passou na segunda fase para promotor. Em sétimo lugar! Era agora ou nunca! Ela não teria mais forças para seguir naquela batalha!
Hoje, 17 de março, às seis da manhã, já estávamos acordados, de olho no site do diário oficial do estado. Às 7:30h, veio o resultado: a tão sonhada aprovação! As lágrimas agora foram de alegria, de alívio, de fé, de compensação por hercúleo esforço!
Um exemplo de força da mulher paraense. Uma inspiração para aqueles que acreditam no impossível, que creem em si e na sua capacidade!
Parabéns, VANESSA! Posso dizer, como morador de Parauapebas há 26 anos, que a cidade se orgulha de você!
Parabéns, mulher, guerreira, forte e sábia! Em junho, na posse, o MP terá uma promotora de justiça de garra e fibra para lutar pelos direitos dos injustiçados e oprimidos!

Viva a mulher parauapebense! Glória a Deus! Sucesso, VANESSA!

9 comentários:

  1. Parabéns Vanessa!!!
    Luiz nos conta novidades do caso do velho "Canção de fogo". Hoje é dia de sessão, você acha que os vereadores pedirão o afastamento do Braz?

    ResponderExcluir
  2. Grato, Luiz, por divulgar matéria de orgulho para a cidade. Parabéns, Vanessa!
    Alípio.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns. Mérito conquistado com muita garra. Sei que não deve ter sido nada fácil abrir mão de tantas coisas, isso torna essa vitória mais gratificante...

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Vanessa! Você é um exemplo de coragem e persistência. Felicidade e sucesso hoje e sempre! Beijos

    ResponderExcluir
  5. Nao Te conheço Vanessa... Mesmo assim, quero Te desejar parabens e sucesso.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Vanessa ..super feliz por vc,foi mais que merecido .;)

    ResponderExcluir
  7. parabens vanessa, valeu apenas suas noites de sonos. sinal que deus queria vc nessa missiao.faça justiça.TA LIGADO

    ResponderExcluir
  8. O sol brilha para todos, merecer a sombra para repousar depende da persistência de cada um. Parabéns! vc é um exemplo de motivação.

    ResponderExcluir
  9. Que no exercício da função para a qual foi aprovada, seja tão competente e justa, o quanto é linda. Parabéns pela persistência e pela conquista.

    ResponderExcluir