Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

SDD - REVIRAVOLTA POLÍTICA OU JOGO DE CENA

Ontem, após a publicação da Resolução do SDD no Blog Sol do Carajás começou a circular nas redes sociais uma série de opiniões e veredictos políticos. A Resolução é clara: determina que todos os vereadores do partido retirem em bloco o apoio ao prefeito Valmir Mariano e entreguem os cargos que assumem na prefeitura. E determina ainda que seja instaurada comissão processante com a finalidade de cassar o mandato do prefeito.

Muita gente ficou animada e criou-se um alvoroço em torno do assunto. A sessão na Câmara dos vereadores (que foi a primeira ordinária do ano) ficou lotada por populares que correram para lá achando que iria acontecer uma revolução. O prefeito por sua vez convocou todo o seu secretariado e ordenou que levasse seus funcionários para se fazerem presentes e, assim, intimidar os vereadores de sua base que ameaçava chutar o pau da barraca. Veja só o nível do desespero: a sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos de 2015 que aconteceu na segunda de carnaval (16/02) onde os secretários e o próprio prefeito deveriam lotar a tribuna de honra foi solenemente ignorada, comparecendo apenas o Chefe de Gabinete e mais uns dois. Vá entender.

Análise política


Muita gente me perguntou no que daria essa resolução. Por isso resolvi escrever essa pauta. Em primeiro lugar temos que analisar friamente os personagens dessa história, e, em segundo lugar analisaremos o perfil do Partido Solidariedade (SDD).

Personagens:


Quem é o principal cacique político do SDD no Estado? É o deputado federal Wlad (esse mesmo com nome de vampiro). O Wlad é o tipo de personagem polêmico e que não tem medo de se expor. É um aliado de primeira linha do Jatene e quando o governador precisa de alguém para uma tarefa suja é ele quem é convocado. Tanto Wlad como o partido Solidariedade são aliados incondicionais do Jatene, que por sua vez é (ou era) aliado do Prefeito Valmir.

Outro personagem dessa história é o Danilo Trento, aquele que vendeu uma fortuna em contraceptivos para a Prefeitura de Parauapebas. Comenta-se que ele estaria P. da vida por nunca ter recebido a fatura. Consta que o empresário Danilo é um cacique que manda no SDD e que teria colocado o novo presidente estadual com a missão de dar uma prensa no prefeito de Parauapebas onde há a maior bancada.

Perfil do Solidariedade (SDD)


Quando me perguntaram se a resolução do SDD teria algum efeito prático, fui categórico e respondi: NÃO. Até hoje o único partido que baixava resolução com poder de cumprimento e com consequências drásticas para o não cumprimento era o PT. Digo era, pois hoje já não é mais. Prova disso foi a recente resolução municipal determinando que todos os vereadores do PT deveriam ser oposição ao governo Valmir e assinar a CPI da Saúde. O Euzebio e o Miquinha ignoraram solenemente. Nem assinaram a CPI e nem deixaram de dar apoio incondicional ao Valmir, e nada aconteceu.

Assim, o Partido Solidariedade que já nasceu como um partido talhado para apoiar o poder a nível estadual, não tem esse perfil de se rebelar contra governos, de se dedicar a causa dos fracos e oprimidos e nem de defender a ética e a justiça social a qualquer custo. Veja bem: não estou criticando o SDD, partido onde tenho muitos amigos. Só estou falando o óbvio: essa história de mandar a bancada romper de vez com um prefeito, de entregar cargos e afastar um prefeito aliado por corrupção não faz parte da prática do SDD.

Como a bancada de Parauapebas reagiu?


Muitos foram à Câmara para assistir a revoada do SDD em bloco para a oposição. Seria o apocalipse anunciado. Para decepção não foi bem assim. Apenas o Charles que já é oposição, leu a resolução no Grande Expediente. Os demais fizeram um silêncio sepulcral. No finalzinho, na hora das explicações finais o vereador Odilom partiu para cima do Charles dizendo que ele não foi ético ao expor um documento interno do partido na tribuna. (Como se o documento ainda fosse segredo do SDD!). A indignação do Odilom foi seguida por Devanir e pelo Brás.

Outro que se manifestou no grande expediente foi o vereador Josineto. Reclamou muito da falta de atenção do prefeito e do episódio do carnaval. Disse que o G-5 agora seria G-6. Josineto está na oposição? Calma! Ainda não, pois em nem um momento do seu discurso entregou os cargos e a secretaria de Cultura que é quota sua no governo Mariano. Pode até ser que entregue, mas até o momento ainda não fez, portanto, continua governo.

O que há por trás da Resolução do SDD?


Analisem comigo: o que levaria um partido que é base do Jatene, que tem a maior bancada na Câmara do município mais rico do Brasil e que faz parte do grupo político que dá sustentação política ao Valmir da Integral? Por que o governador Jatene deixaria um partido aliado escrachar de vez e pedir a cabeça de um prefeito seu de uma cidade importante como Parauapebas? 

A resposta é óbvia: estão entregando os anéis para não perder os dedos. Jatene já deu o caso Valmir como um caso perdido. O governador tem informações privilegiadas, por isso convocou o Deputado Wlad para limpar o meio de campo. Assim, quando o caldo do Valmir entornar, o SDD tiraria proveito da situação e não afundaria junto. Mas pelo andar da carruagem, os vereadores locais querem mesmo morrer abraçados ao Valmir.

Algo inédito está para acontecer em Parauapebas. Não posso adiantar nada agora, mas teremos trovoadas e tempestades como nunca visto por aqui. Aguardem! 

4 comentários:

  1. Oh! Oh! Oh! Não esperamos muitas novidades, trovoadas, tempestades neste município mesmo porque não tem ninguém para provocar isso.Quem se atreve? Os sindicatos? Pelegos como os são? Os vereadores corruptos,e todos de rabos presos? O povo na sua inércia política? As associações, cooperativas? Como? Com que propósito? Acredito que todos citados aqui latem igual cachorro , mas não mordem. E não mordem porque seus dentes estão travados nos ossos jogados pelo Valmizito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com vc, todos são de igual modo corruptos!!!

      Excluir
  2. Ora ora, se nem o PT tem mais moral para isto! imaginem um partido criado nas coxas, por políticos corruptos, para dar sustentação a prefeitos corruptos! Imaginem o Odilon largar o osso e deixar de cheirar o rabo do Valmir! Seria o fim da picada e do "chefe" também. Portanto senhoras e senhores, façam suas apostas. Alguém gostaria de ver um Massud doente comandar o Palacete dos Ventos? Sai pra lá coisa ruim! Cruz credo.

    ResponderExcluir
  3. Se sairmos da boca do lobo entraremos na boca da onça. Eu até acho que é melhor seu Valmir permanecer até o final do seu mandato pelo ao menos ele foi eleito pela maioria absoluta dos votos. Alô Darci volte,volte para o seio da sua amada!¹

    ResponderExcluir