Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

SEXTA-FEIRA 13 - AGUENTA PARAUAPEBAS

Yo no creo en brujas, pero que las hay, las hay. 


Essa frase "Eu não creio em bruxas, mas que elas existem, existem", é um dito popular castelhano que se popularizou no Brasil no século XX. Como o brasileiro (a maioria) é muito apegado a superstições e crendices populares, é de bom tom não ignorar as coincidências que marcam o nosso lendário popular, em especial sobre a sexta-feira 13.

Se você é supersticioso ou mesmo que não seja, mas seja curioso, confira as informações acerca desse dia:


Hoje é sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015. O dia, comemorado por muitos por anteceder o carnaval, também é temido por aqueles que acreditam em superstições.

E a má fama da data vem de longe. Como o ano tem 12 meses, o zodíaco 12 signos e Jesus tinha 12 apóstolos, o número 13 é considerado irregular, incompleto e de azar. Além disso, na última ceia de Jesus, estavam presentes 13 pessoas, e a última carta do Tarô, a número 13, representa "a morte". Também reza uma antiga lenda escandinava que, após a conversão dos nórdicos ao cristianismo, Frigga, a deusa do amor e da beleza, teria sido transformada em bruxa e, para se vingar, reunia-se todas as sextas-feiras com 11 bruxas e um demônio, somando 13 'seres do mal'. Eles lançavam feitiços sobre os cristãos.



Outra lenda da mitologia nórdica também conta que foi dada uma festa para 12 deuses e que Loki, considerado espírito do mal, não foi convidado. Ele então compareceu para provocar briga entre os presentes e, durante a confusão, o deus Balder morreu.

Deixemos um pouco de lado essas crenças repassadas de geração a geração, para fazer uma análise sobre fatos históricos ocorridos em "sextas-feiras" 13.

Em 13 de outubro de 1307, a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV da França. A ordem era formada por um grupo de cavaleiros e sacerdotes que protegiam cristãos durante peregrinações. Sob determinação do rei, os Templários foram torturados e aprisionados em masmorras para confessar heresia.

Já no Brasil, o período mais sombrio da ditadura militar, vigente de 1964 a 1985, foi decretado em 13 de dezembro de 1968. Chamado de Ato Institucional 5 (AI-5) , decreto suspendeu direitos constitucionais, apertou a censura e deu plenos poderes ao presidente da República. Na Alemanha, o Muro de Berlim, que dividiu o país, teve construção iniciada em 13 de agosto de 1961, sexta-feira. Nos Estados Unidos, a data é bastante temida. O acidente com a espaçonave Apollo 13, lançada em 1970, foi creditado por muitos ao número da missão.


Se você acredita em superstições, veja dicas para passar ileso pela data. Mas, se não acredita, aproveite o dia para comemorar o início do feriado mais festivo e animado do Brasil:


- Saia da cama com o pé direito

- Aposte no banho de sal grosso

- Carregue consigo amuletos como figas, pés de coelho ou olhos gregos. Se você é religioso, use alguma medalha cristã

- Invista na essência de eucalipto para purificar sua casa ou local de trabalho


- A arruda é uma ótima aliada. Pode ser usada para decorar a casa ou em chás 

Fonte: Clarissa Damas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário