Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

ELES VOLTARAM!

"Catitu fora da manada é janta de onça".


Ontem (16), em plena segunda feira de carnaval os vereadores retornaram ao trabalho com a "famosa" sessão solene que marca o início dos trabalhos legislativos do ano. Como estou em plena festa de momo - e minha religião não permite que eu perca essa festa - não estive presente, mas mandei um dos nossos correspondentes para acompanhar tudo de perto.

A sessão aconteceu dentro do script, uma espécie de repetição, uma edição das sessões solenes anteriores. Como sempre o prefeito não compareceu para demonstrar o quanto despreza o Poder Legislativo, e, como sempre os vereadores da base de apoio repetiram o mantra "agora vai, esse ano será o ano das obras de Parauapebas, o Prefeito arrumou a casa agora vai mostrar serviço, blá, blá, blá..." Só uma coisa fugiu do script ensaiado: dois vereadores da base fizeram um ensaio de rebeldia. A vereadora Luzinete soltou os cachorros para cima do prefeito e reclamou muito da falta de respeito que tem com os edis. Disse que marca reunião com o prefeito e, depois de três horas de chá de cadeira, aparece uma secretária e diz que ele não poderá recebê-la. Fala sério! Será que o prefeito realmente faz isso com os vereadores? Será que existe um só vereador que se submeta a esse escárnio? Não acredito. Acho que a irmã Luzinete exagerou um pouco.

Outro vereador que ensaiou uma pequena rebelião foi Odilom. No seu discurso ameaçou deixar o cargo de líder do governo e até de se aliar a oposição. "Se o povo tá reclamando é porque realmente a administração não está boa", destacou o vereador Odilom. Realmente não entendi a rebeldia do Odilom. Depois do episódio humilhante onde o prefeito mandou sua nora fazer um Boletim de Ocorrência Policial contra o vereador, todos - inclusive eu - tinham a certeza que o caldo entornaria e o vereador passaria para a oposição. Aconteceu exatamente o contrário: Valmir mandou dar a SEMMAS (Secretaria de Assistência Social) para o Odilom e tudo ficou resolvido. Agora não entendi mais nada. Preciso observar mais essa movimentação política para ver onde vai dar. 

Um observador político infiltrado na base do governo me garantiu que tudo não passa de cena. Essa rebeldia é uma espécie de choro de bebê para atrair mais atenção da velha mãe. "O menino esperneia, grita, ameaça, mas depois, basta um pequeno afago e tudo volta ao normal", disse o observador. No momento, só nos resta ficar de olho nesse jogo de xadrez aos avessos.

O estreante Presidente da Câmara vereador Brás citou uma frase no mínimo intrigante: "Catitu fora da manada é janta de onça". Será? Para quem não conhece, catitu é uma espécie de porco que sai em bando comendo e destruindo tudo o que encontra pela frente, deixando a maior sujeira e um mau cheiro característico. Só me resta uma dúvida: quem será a onça? Será que na visão do Brás a onça seria o Valmir? 

Pelo lado da oposição também o script foi seguido sem novidade. Vamos aguardar a sessão ordinária para ver se haverá algo de novo no front. Teremos alguma novidade na CPI da saúde? Teremos a CPI do lixo? 

Agora vamos aproveitar o último dia de folia de momo e pedir a Deus que nos livre dos catitus e das onças. E se não for pedir demais, que nos livre também das hienas e dos urubus.


7 comentários:

  1. KKKKKKK. O Braz não poderia ter escolhido melhor o bicho para representar os dignissimos vereadores. Olha o que diz a Wikipédia: A glândula de cheiro presente nesses animais produz uma substância oleaginosa de forte odor, que é utilizada em contextos sociais e não-sociais, como, por exemplo, quando é esfregada em árvores e outros objetos para a marcação territorial. Os grupos de caititus se mantêm coesos através dessas marcações nos indivíduos, pois têm pouca orientação visual, mas o olfato bastante desenvolvido.8 Através dos comportamentos de esfregamento, recíproco e não-recíproco, os animais esfregam suas glândulas de cheiro uns nos outros, possibilitando aos indivíduos reconhecerem a identidade dos membros do grupo, mantendo, dessa forma, a integridade do bando

    ResponderExcluir
  2. Bom,ontem tive o desprazer de assistir a "bela" sessão,a falta de respeito dos nossos edis,uns com os outros e com a plateia.Começando pela falta de decoro parlamentar,palavras de baixo calão (sr.Miquinha),quando senhores edis se pronunciavam outros ficavam ao celular,gesticulavam para alguns da plateia,rodavam as cadeiras,nem tinham posicionamento para sentarem.Cuidado com a coluna senhores...Bom, temos um circo armado na cidade onde os senhores fazem o espetáculo semanalmente,saibam que a plateia está chorando não de sorrir mas de raiva...

    ResponderExcluir
  3. minha tristeza é que esses inescrupulosos, possa ser comparado com o inocente catitu, é muito desrespeito com a fauna brasileira!

    ResponderExcluir
  4. Se fossemos comparar esses veradores com animais, teriamos Urubus, Burros Avestruzes entre outras criaturas do reino animal.

    ResponderExcluir
  5. os vereadores tem preço... o do Odilom foi a SEMAS.... a Luzinete (nao sei como tens coragem de chama-la de Irmã) tá esperneando porque hein? chega a ser estranho saber que ela emite algum som....

    ResponderExcluir
  6. Catitu é? O que eu conheço é caititu - cheiroso!!!

    ResponderExcluir