Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

A INCOMPETÊNCIA DA OPOSIÇÃO E O SIMPLORISMO DOS "INOCENTES"

O texto é um pouco longo para Blog, eu sei. Mas não dá para ser diferente. Tire um tempinho e leia até o fim. Vai valer a pena mesmo que você não concorde com nada.

Na eleição presidencial de 2014, a maioria dos "cientistas" políticos e curiosos de plantão apostavam numa derrota acachapante da Presidenta Dilma. Tudo indicava para esse rumo. Começou com a sacudida que o país levou em junho de 2013 onde a juventude invadiu as ruas em protestos memoráveis. As manifestações mostradas em tempo real, comemorada e até incentivada pela grande mídia parecia que selava o destino da Dilma. Vi muitos petistas baixarem a cabeça e afirmar que tudo estava perdido. Outros mais otimistas falavam que bastaria a seleção brasileira ganhar a copa para todos esquecerem e o PT continuar mandando. E todos sabem no que deu a copa. Melhor deixar pra lá. 

Todos os cenários indicavam que era chegada a hora da mudança. Seria natural após doze anos seguidos de supremacia do PT no governo federal. É natural que haja desgaste, que haja sentimento de mudança, que haja vontade de experimentar novos ares. Para completar, para coroar essa tentativa natural de mudança, a grande imprensa que nunca conseguiu esconder sua preferência pela ala direitista, preferência pelos tucanos empenados na Sorbone, que nunca conseguiu esconder seu rancor e despeita contra o PT, usou toda sua artilharia pesada, toda a sua munição para estraçalhar o Projeto Petista.

E para botar a cereja nesse bolo da mudança, a própria Presidenta Dilma contribuiu muito para isso. Com um estilo tecnicista meio antipático, (meio para aliviar) a Presidenta não teve habilidade para controlar os descontentamentos dentro da sua base. Por outro lado, ficou confusa e não tomou as medidas necessárias no momento em que o Brasil atravessava um momento crítico. Além disso, quando foi cruelmente atacada pela grande mídia, não respondeu à altura e ainda continuou alimentando esses sanguessugas com polpudas verbas publicitárias, talvez com a esperança de aplacar sua fúria. 

Dilma estava perdida. Seria chegada a hora do PT botar suas barbas de molho e se preparar para ser mais uma vez oposição. O fim estaria próximo. Estaria! Estaria se...

Enquanto todos apostavam no fim do ciclo petista, eu - um simples mortal sem bola de cristal - apostava com total segurança na continuidade do projeto petista por mais quatro anos. E para não falarem que estou aqui contando bravatas depois da onça amarrada, perguntem aos meus amigos mais próximos. (Diz aí Alípio Mário!). E apostava baseado num fato histórico simples e transparente que muitos não tiveram condições de enxergar: a oposição comandada pelo PSDB/DEM não tinha competência e nem quadros para acampar um projeto alternativo de governo para o Brasil. E a Dilma por mais desastrada que foi, conseguiu na prática resultados concretos para o povo mais humilde, muito mais palpável e atraente do que FHC nos oito anos de governo. E em se tratando de política, o povo é pragmático, é imediatista e até mesmo conservador. É claro que entrou nessa conta os avanços (que os cegos fanáticos recusam enxergar) do governo Lula nos oito anos de poder.

Marina, Marina Morena, você se pintou...


A música de Dorival Caymmi cai como uma luva para esse contexto. Com a performance que a candidata Marina Silva obteve em 2010, seria a sucessora natural de Dilma em 2014. Seria, se tivesse inteligência, competência e perseverança. Vale lembrar que antes de Lula ser Presidente, perdeu três eleições. Já pensou se depois de 1989 quando perdeu para Collor o Lula tivesse se oferecido para ser vice de alguém, ou se tivesse se aliado a alguém da direita?

Marina foi de uma estupidez sem tamanho. E digo isso porque gostava dela (convivi com ela no Conselho Nacional de Meio Ambiente), admirava sua história, sua trajetória política e sua humildade. Marina se perdeu, se queimou na fogueira da vaidade e se deixou usar como fantoche por setores ultra-reacionários. Por isso a música do Caymmi cai como uma luva. Marina se pintou. Se pintou de bonequinha frágil, cedeu aos caprichos dos religiosos fundamentalistas, cedeu aos ditames do capital especulador, cedeu aos encantos da sereia. Marina se transformou na Geni. (Geni e o Zeppelin - Chico Buarque).

O primeiro erro de Marina foi se oferecer para ser vice do Eduardo Campos numa atitude desesperada logo após não conseguir criar um partido próprio (REDE). E há quem se coloque de vítima dizendo que ela foi perseguida pelo TSE. Não foi não. Foi pura incompetência mesmo. Dois partidos foram criados nesse período por pessoas sem nenhuma importância no cenário nacional. O destino deu mais uma chance para Marina tirando o Eduardo do caminho. E mais uma vez Marina sucumbiu. Ao invés de se apresentar como uma estadista firme, se comportou como um bebê chorão. Esse segundo erro afastou muitos eleitores que não sentiram confiança numa mulher com aparência tão frágil e insegura. Ninguém queria uma candidata que mudava o Plano de Governo e o discurso a todo instante.

O terceiro erro de Marina caiu como uma pá de cal na sua sepultura. Ela enterrou a possibilidade de uma terceira via ao se aliar ao Aécio Neves. Como pode uma pessoa que fala que quer mudar o Brasil se aliar a uma figura envolvida com tudo o que o brasileiro mais despreza? 

Mudança com Aécio?


Hoje (05/02) assisti no Bom Dia Brasil uma cena lamentável de Aécio Neves. Estava dando um verdadeiro "pití" numa sessão do Senado. O homem parecia que estava sob efeito de alucinógeno. Deveriam usar exame anti doping no Congresso, isso nos pouparia de cenas como essa. 

Quando vejo alguém criticando a Dilma e o PT até compreendo. É natural e com motivo na maioria das vezes. Agora, criticar e dizer que votou no Aécio, com todo respeito, é uma atitude no mínimo ingênua. Será que essas pessoas sabem que tipo de projeto o Aécio representa para o país? Será que essas pessoas sabem que Aécio foi por duas vezes eleito o pior Senador da República? Será que sabem das ligações criminosas do Aécio tão escondidas pela imprensa? Colocar o Brasil nas mãos de um playboy aventureiro e inconsequente seria muita irresponsabilidade.

Oposição incompetente


Por que Dilma se reelegeu apesar de todos os meios de comunicação conspirarem contra ela? Por que Dilma se reelegeu apesar dos escândalos tão divulgados e explorados? Por que Dilma se reelegeu quando a sociedade clamava por mudança? Por que Dilma se reelegeu após natural desgaste de 12 anos de PT?

Muitos simplórios, ingênuos ou até mesmo gente de pensamento neo nazista atribui a culpa aos pobres. Essas pessoas, sem nenhuma análise de conjuntura vão logo dizendo que a culpa foi dos nordestinos miseráveis que vivem de bolsa família. Quanta ingenuidade! Quanta falta de capacidade para analisar cenário político! A Dilma se reelegeu por um simples fator: a direita conservadora desse país nunca soube fazer oposição, nunca teve condições de apresentar um projeto de poder alternativo para o Brasil. A atitude do Aécio no Congresso demonstra muito bem isso. A direita que age na oposição como baratas tontas, com fisiologismo que lhe é peculiar, não encontrou um candidato à altura para convencer o povo brasileiro.

Se a oposição continuar com sua prática raivosa, rancorosa e manipuladora, perdendo seu tempo distribuindo lixo anti-petista na mídia e ofendendo os eleitores; se a oposição continuar perdendo tempo ao invés de elaborar um projeto de governo viável para o Brasil; se a oposição não atrair quadros representativos e com postura de homens públicos; se a oposição direitista não abandonar seus velhos dogmas, seu fisiologismo político, sinto muito mas tenho uma má notícia para vocês: o PT vai continuar no poder por mais oito anos. Depois não digam que não avisei.

6 comentários:

  1. Muito boa esta análise de conjuntura. Assisti, desde ontem à meia-noite, ao "Pití" do Aécio e não sei por que a Globo o repetiu hoje de manhã; não sei a quem ela queria atingir desta feita, já que a sua "menina dos olhos" do momento é a Petrobras. Talvez a Globo quisesse de fato mostrar para o Brasil que o Aécio é mesmo um desequilibrado.
    Quanto à sua afirmação de que "a Dilma se reelegeu porque a direita nunca soube fazer oposição", digo mais: o FHC fechou o ciclo de quinhentos anos de dominação da direita no Brasil; o PT, com Lula, veio quebrar este ciclo vicioso e inaugurar uma era de administração popular. Isto quer dizer que durante quinhentos anos a direita só aprendeu a linguagem da dominação, a ponto de não saber conviver com as adversidades; agora, depois que perdeu mais uma vez, não consegue disfarçar sua insatisfação e apela para o racismo, para o fascismo e até para o golpismo utilizando-se de uma mídia como se esta fosse um partido agregador de todos os "insatisfeitos".
    A continuar com esta postura, concordo com você: "o PT vai continuar no poder por mais oito anos" - e nem é preciso muito esforço, basta continuar na implementação das políticas sociais, melhorar e incentivar o sistema educacional, criar um bom programa nacional de saúde pública e, o que é fundamental e imprescindível: voltar a falar a língua do povo; aí, adeus direita travestida de oposição.

    ResponderExcluir
  2. Tiro o chapéu pra ti, meu amigo! Quanto à política, por mais que divirjamos, não tenho experiência e tino para vencê-lo num debate! Mas, tens razão! Enquanto os "opositores" se preocuparem em atacar o PT, ele se fortalecerá!
    Alípio

    ResponderExcluir
  3. Meu amigo Luiz Vieira, mais uma vez você atrebentou com seu texto requintado e perfeito. Uma análise digna dos grandes cientistas politicos. Acho que voce tem bola de cristal sim. Lemos em grupo aqui em Xinguara e você ganhou alguns fãs. Parabéns. Continue nos brindando com seus textos.

    ResponderExcluir
  4. Bela síntese e, complementando, em Parauapebas não será diferente, teremos o povo clamando pela volta do Darci. Fiz campanha para o atual prefeito e agora eu penso: onde eu me meti?!

    ResponderExcluir
  5. Conclusão: "Dilma passou a campanha acusando os adversários de terem na cozinha a receita da recessão. Sua campanha, a mais cara entre os concorrentes, colocou as conquistas sociais dos últimos anos em perigo em caso de revés eleitoral."

    ResponderExcluir
  6. a dilma se reelegeo, por que aecio falou besteira de mais. ja este prefeito valmir nao se reegerar, por apoiar muita corrupçao nesse desatrado gov. TA LIGADO

    ResponderExcluir