Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de junho de 2015

SESSÃO DE 9 DE JUNHO - O VAZIO E O NADA

Pela primeira vez na história do Poder Legislativo de Parauapebas os vereadores ficaram em silêncio no grande expediente. Só para o leitor se situar, o grande expediente é o momento mais importante da sessão. É quando os vereadores tem dez minutos para usar a tribuna e proferirem seus discursos. 

Após o momento de apresentação dos requerimentos, o presidente Brás abriu o grande expediente e nenhum vereador se manifestou. Todos ficaram de cabeça baixa e o presidente passou para a pauta seguinte. Um vexame total! Tive a impressão de que foi combinado entre os edis. O silêncio pode ser a melhor tática de quem está com medo, acuado.

Essa foi a segunda sessão após a operação Filisteus que resultou na prisão de dois vereadores. Passada a euforia, a ficha caiu. A notícia de que todos os telefones dos vereadores estavam grampeados desde junho de 2014 caiu como uma bomba e tem vereador que nem consegue mais dormir. A qualquer momento teremos novas prisões de vereadores.

Mensalão na Câmara


Parauapebas voltou a ser destaque na imprensa. Ontem a noite no Jornal Liberal e hoje no Bom Dia Pará o esquema de roubo foi amplamente mostrado nas reportagens. Através de um trecho de escuta telefônica que a Liberal teve acesso, mostra como o esquema funcionava. O Promotor Helio Rubens é claro e taxativo: há um esquema de mensalão na Câmara. Segundo o Promotor, o dinheiro desviado através de contratos de fornecimento de alimentos e locação de veículos era distribuído entre os vereadores. Note que ele não faz distinção, nem fala em alguns vereadores. Apenas diz "vereadores", dando a entender que todos participavam do esquema. Talvez esse seja o motivo do silêncio constrangedor dos nossos edis. Resta saber quem será o vereador ou vereadora que escapará dessa acusação. De antemão o blog está aberto para quem quiser se manifestar.

Segundo apurou a promotoria, os vereadores consumiram 8 toneladas de café e cappuccino, 1,5 tonelada de frutas e 7 mil caixas de suco. Outra fonte de desvio foi o contrato de locação de veículos. 240 carros foram locados para atender os 15 vereadores e essa brincadeira custou mais de um milhão e trezentos mil reais do nosso rico dinheirinho. 

Posse dos suplentes


Muitos acreditavam que os dois vereadores presos não ficariam nem uma semana no "xilindró". Normalmente não ficariam. Mas a acusação que recai sobre os dois é tão pesada que continuam presos após 16 dias. Sobre o Arenes pesa o flagrante de posse de armas, inclusive de arma de uso restrito, o que agrava a situação; sobre o Odilon, alem de posse de arma, pesa a acusação de corrupção. Segundo informações de um advogado que teve acesso ao processo, as escutas telefônicas revelaram coisas muito mais escabrosas.

Como fica a situação legal da câmara se os dois continuarem presos? Segundo o Regimento da Câmara, o vereador perde o mandato se faltar a cinco sessões consecutivas. Assim, no dia 30 de junho completará a quinta sessão, e a Mesa Diretora terá que convocar os suplentes para a posse.

Segundo informações de um servidor da Câmara, caso os dois continuem presos, os vereadores combinarão para alguns faltarem e não dar quórum em uma sessão. Aí, entrarão de recesso em julho e os presos terão mais trinta dias para se apresentarem. Se isso for confirmado, os dois suplentes (Parceirinho e Joelma) podem guardar o paletó e o vestido.

7 comentários:

  1. PEDRA SOBRE PEDRA - Restará alguma? (ou alguém?).

    Acampados num morro, de onde podiam desfrutar de uma bela vista da cidade de Jerusalém, inclusive do seu suntuoso Templo, extasiados (eu diria "sem noção" mesmo), os discípulos disseram para Jesus: "Mestre, veja que maravilhosa visão! Olhe o Templo, que maravilha! Aqui podemos montar as nossas tendas e permanecer por dias e noites a contemplá-lo". E Jesus, percebendo que seus discípulos estavam cegos para os verdadeiros Templos sagrados de Deus e admiravam apenas a obra construída pelos homens, disse apenas: "Não ficará pedra sobre pedra!"
    Diante dos acontecimentos políticos, policiais e sociais dos últimos dias em Parauapebas, e olhando para os seus templos - desde o cor de cinza do Morro dos Ventos ao cor azul da Baixa do Legislativo, eu também me pergunto: Mestre, restará alguém ileso, só para contar a história? Oh, espera cruel!!!
    (Aderbal da Silva).

    ResponderExcluir
  2. Eu não entendo o que mais está faltando!!! Poxa esses caras continuam aí... se fosse um ladrão de galinhas já teria levado umas "borrachadas no lombo" e com certeza já estaria vendo "o sol nascer quadrado" há muito tempo. Agora podemos perceber movimentação de entrega de casas e aceleração da obra de extensão da Rua "E", alguém consegue imaginar por que? É simples eles querem ofuscar as ideias do povo e ganhar moral com inaugurações, antecipação de pagamento de salário e etc... Julgo necessário que as ações sejam tomadas de forma mais ágil, pois o que parece que vai acontecer é uma revira volta e isso não é fácil de digerir, pelo menos não para quem tem um mínimo de bom senso.

    ResponderExcluir
  3. E porque será muita gente presa e então demora um pouco mesmo. E muito secretário ( principalmente a MALAquivalda) , todos os vereadores, muitos empresários, enfim dá trabalho prender tanta gente.

    ResponderExcluir
  4. boa tarde luiz , na camara tambem tinha um contrato de manutençao da camara , que era uma forma de lavar dinheiro tambem . inclusive a empresa que tinha o contrato , esta fechando as portas pois esta com muito medo de ser preso ( MASTER TINTAS )
    A EMPRESA DO EX SECRETARIO DE CULTURA FERNANDO VERAS QUE ERA INDICADO PELO ENTAO PRESIDENTE DA CASA JOSINETO

    ResponderExcluir
  5. http://www.arrobapebas.com.br/noticia/953/prefeito-pode-ter-desviado-r-200-milh-es/

    ResponderExcluir
  6. Eu quero ver e quando o Diretor do DMTT for preso ele e sua quadrilha da Central da Vans. E muito dinheiro desviado.eu quero ver ele e seu Vereador"Devanir" presos.

    ResponderExcluir