Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

COLUNA DO LEITOR

O Templo do... (Rei Salomão?) Edir Macedo


Como diria o Benjor: "Será que vale a pena, tanto sacrifício?"
 


Por J. Orlando V. (Zelão) Reis


Foi um show de grandiosidade, de ostentação e luxo (seria luxúria?) – coisas típicas do Edir Macedo e outros Valdemiros da vida -, a inauguração do “Templo do Rei Salomão” (em São Paulo) no domingo, dia 03.08.14.

De repente algumas curiosidades vieram-me à mente: 1. Jesus iniciou sua vida pública aos doze anos de idade, dando lições aos doutores da lei de sua época – os levitas -, no Templo de Jerusalém, dizendo: “esse tempo se cumpriu”, referindo-se à sua chegada como O Filho do Homem. Evidentemente que os tais doutores não entenderam bulhufas. 2. Na vida adulta, indignado com tanta corrupção e hipocrisia (coisas que o Edir Macedo & Cia. têm de sobra – tantas, que deixam cegos os fracos de espírito), Jesus expulsou do Templo os vendilhões, os mercadores e exploradores do povo. 3. Dois mil e catorze anos depois, por ironia do destino, o Templo volta a ser um grande mercado, altamente sofisticado (os coletores do Edir utilizam máquinas de débito e crédito para receberem os “donativos” – dos que puderem e quiserem doar “voluntariamente” – será que no céu já é assim também?) e para a festa de inauguração Jesus não foi convidado – só as autoridades e os ortodoxamente judeus (toma-te Jesus! Quem mandou se meter nos negócios do Edir?). 4. Para o grande evento a imprensa não foi convidada, só a Record e o que mais está ligado à Igreja Universal do Edir Macedo. 5. Do que se pode ver e ouvir, nada se falou do cristianismo e nem de Jesus Cristo, só de Israel e do judaísmo. Ai ai ai ai ai, no exato momento em que, com aval e total apoio – bélico e logístico - dos Estados Unidos da América do Norte, Israel promove um verdadeiro genocídio contra o povo palestino, um espertalhão implanta no coração da América Latina, num país genuinamente católico,  uma réplica do Templo do Rei Salomão, hasteia a bandeira daquele país, entoa o seu hino, exalta o judaísmo... há algo de suspeito nessa história? (Não nos esqueçamos de que a intenção do fundamentalismo judaico é espalhar o judaísmo por todos os cantos da terra – nem que seja a fogo). Teria Israel patrocinado a construção desse Templo? Seria o Edir Macedo o porta-voz de Israel na expansão do judaísmo por aqui? E, finalmente, 6. Como fica Jesus Cristo nessa história? Ele vai ou não vai ser convidado a conhecer o Templo do Edir Macedo (Rei Salomão)? Quanto Ele (Jesus) pagará por uma visitinha por lá? Ainda terá força e coragem para expulsar de lá os vendilhões?

Como um simples cristão, um católico não praticante, lembro-me (através do Novo Testamento, é claro) que ao avistar o Templo, tão extasiados ficaram os apóstolos que alguns disseram: “Mestre, vamos montar aqui as nossas tendas, para que do alto possamos admirá-lo” (o Templo). Sentindo que os seus apóstolos ainda não tinham entendido que o verdadeiro Templo a ser admirado é o próprio ser humano, sendo o corpo o Templo sagrado de Deus, Jesus virou e disse-lhes apontando para o Templo: “Não ficará pedra sobre pedra”.    
Eu hein!?


Parauapebas, Pará. 05.08.14.

3 comentários:

  1. Uma pequena correção:
    Na verdade a inauguração do famoso Templo foi na quinta-feira, dia 31 de julho. Domingo, dia 03.08, foi o dia da transmissão feita com exclusividade pela Record, emissora da Igreja Universal - do Edir Macedo. (Zelão).

    ResponderExcluir
  2. E quando Jesus fala que o templo seria destruído, que não ficaria pedra sobre pedra, referia-se a sua própria pessoa que seria destruida e reconstruida em três dias com a ressurreição!

    ResponderExcluir
  3. Coragem, Jesus tem de sobra, e ele nem precisaria usar de força, bastaria apenas uma palavra e tudo viria a baixo..

    ResponderExcluir